TERRITÓRIO-REDE E FRONTEIRA: UM VISLUMBRAR PARA O COMEÇO DO BRASIL - OIAPOQUE – AMAPÁ

Autores

  • Edenilson Dutra de Moura Geógrafo. Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor na Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional – Oiapoque

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.36117

Palavras-chave:

Território-fronteiriço, Urbano-fronteiriço, Fronteira franco-brasileira.

Resumo

Resumo: Este artigo pauta-se na proposição da discussão teórico-prática sobre o território-rede em um contexto fronteiriço. A discussão tem como principal recorte empírico as dinâmicas territoriais-reticulares de Oiapoque, município localizado no estado do Amapá na fronteira com a Guiana Francesa.  Ressaltamos a centralidade da fronteira nas relações socioespaciais estabelecidas territorialmente em Oiapoque, principalmente na produção do espaço urbano. Buscou-se nos conceitos de fronteira, território e rede, nossa base teórica para este trabalho. Além dos levantamentos teórico-conceituais este estudo se pautou em uma abordagem qualitativa. Afirmamos a importância das observações e experiências in loco, executadas entre os anos 2016 a 2018, que permitiram os registros fotográficos e diálogos informais com diferentes protagonistas da fronteira. Os (novos) arranjos territoriais estabelecidos nesta área, como a abertura parcial da Ponte Binacional, tendem a redimensionar os diferentes fluxos sob a lógica reticular, estabelecendo novas formas de produção do espaço, pois possibilitam articulações dos territórios-rede que reorganizam a dinâmica regional e reconfiguram a atuação de diferentes atores que atuam na conexidade desta fronteira, em diferentes níveis, desde o Estado até os piratas, catraeiros e naveteiros.  Acreditamos que o entendimento territorial reticular da fronteira, revelam o potencial do território para o descortinar fronteiriço.

 

Palavras-Chave: Território-fronteiriço; Urbano-fronteiriço; Fronteira franco-brasileira.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edenilson Dutra de Moura, Geógrafo. Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor na Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional – Oiapoque

Geógrafo. Mestre em Geografia. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor na Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional – Oiapoque

Referências

BENTO, Fábio Régio. Cidades de fronteira e integração sul-americana. Jundiaí: Paco editorial, 2013.

BRASIL. Portaria nº 213, de 19 de julho de 2016. Estabelece o conceito de "cidades-gêmeas" nacionais, os critérios adotados para essa definição e lista todas as cidades brasileiras por estado que se enquadram nesta condição. Ministério da Integração Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 de julho de 2016. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/120989142/dou-secao-1-20-07-2016-pg-12. Acesso em: junho de 2018.

_______. Decreto nº. 4373 de 12 de setembro de 2002. Promulgação da construção da Ponte Binacional – parceria entre Brasil e França. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4373.htm. Acesso em: agosto de 2018.

DIAS, Leila. C. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, I. E. de et al.(Orgs). In: Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, RJ. 1995.

DRUMMOND, José Augusto. PEREIRA, Mariângela de Araújo Póvoas. O Amapá nos tempos do manganês: um estudo sobre o desenvolvimento de um estado amazônico (1943 -2000). Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

________. Cadastro de municípios localizados na faixa de fronteira. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/fronteira.shtm?c=3. Acesso em julho de 2018.

LENCIONI, Sandra. Da cidade e sua região à cidade-região. In: SILVA, José B.;LIMA, Luiz C.; ELIAS, Denise. Panorama da geografia brasileira I. São Paulo: Annablume, 2006.

HAESBAERT, Rogério. Desterritorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste.

Niterói: EDUFF, 1997.

MARTINS, Carmentilla das Chagas. Migração transfronteiriça na Amazônia: brasileiros na Guiana Francesa. Anais do III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP e PUC/SP). São Paulo, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 11. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 1999.

NASCIMENTO, Oscarito Antunes do. TOSTES, José Alberto. Oiapoque – “Aqui começa o Brasil”: as perspectivas de desenvolvimentoa partir da BR-156 e da Ponte Binacional entre o Amapá e a Guiana Francesa. Anais do IV Encontro da Associação Nacional da Pós-Graduação, Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Brasília, 2008.

OLIVEIRA, José Aldemir de. Cidades, rios e floresta: raízes fincadas na cultura e na natureza. In: BRAGA, Sérgio Ivan Gil (org.). Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

SACK, Robert David. Human territoriality: its theory and history. London: Cambridge University, 1986.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, SP. 1996.

SILVA, Gutemberg Vilhena; SUPERTI, Eliane. Fronteira internacional do Amapá: processos de interação e estratégias de defesa e segurança. In: PORTO, Jadson Luis Rebelo; CHAVES, Daniel; NORONHA, Andrius. A fronteira setentrional brasileira: das histórias pós-coloniais à formação de uma fronteira tardia. Macapá; Rio de Janeiro: Edunifap; Autografia Editora, 2015.

SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço de poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO. I. E. de et al. (orgs.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Downloads

Publicado

20-07-2018

Como Citar

Dutra de Moura, E. (2018). TERRITÓRIO-REDE E FRONTEIRA: UM VISLUMBRAR PARA O COMEÇO DO BRASIL - OIAPOQUE – AMAPÁ. Geographia Opportuno Tempore, 4(3), 85–105. https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.36117

Edição

Seção

Artigos