Experimentos da degradação do solo para abordagem nas aulas de geografia da educação básica

Autores

  • Maria Karolina Vigiano da Silva
  • Jully Gabriela Retzlaf Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - Campus Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.35855

Palavras-chave:

Pedologia, Geografia Escolar, Demonstração Didática.

Resumo

O solo é um recurso natural, base para o desenvolvimento de várias atividades antrópicas, desta forma faz-se necessário seu estudo e conservação, uma vez que o uso inadequado do solo pode acarretar problemas ambientais causando sua degradação e perda de sua qualidade. Este trabalho tem por objetivo discutir a degradação do solo e em específico propor experimentos didáticos para a abordagem do tema nas aulas de Geografia da Educação Básica. Metodologicamente o artigo foi estruturado em: 1) análise e discussão teórica de autores e literaturas especializadas no assunto; 2) seleção de experimentos referentes a degradação do solo para abordagem nas aulas de Geografia da Educação Básica; 3) Testagem dos experimentos selecionados e 4) redação final do trabalho. Como resultados, observou-se que a degradação do solo refere-se a perda de uma ou mais de suas qualidades que garantem sua capacidade produtiva, por meio de diferentes fatores tais como: a lixiviação e acidificação, excesso de sais ou salinização, desertificação, poluição, degradação física, erosão hídrica e eólica. Para abordagem da degradação do solo nas aulas de Geografia da Educação Básica é possível utilizar os seguintes experimentos: 1) Experimento de compactação do solo; 2) Experimento de erosão do solo e 3) Experimento de Salinidade do solo. 

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Biografia do Autor

Maria Karolina Vigiano da Silva

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Jully Gabriela Retzlaf Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - Campus Cornélio Procópio

Licenciada em Geografia, mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Doutora em Agronomia. Professara Adjunta do Departamento de Geografia da UENP., e-mail: jullygeo@yahoo.com.br

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Publicado

22-04-2020

Como Citar

Silva, M. K. V. da, & Oliveira, J. G. R. (2020). Experimentos da degradação do solo para abordagem nas aulas de geografia da educação básica. Geographia Opportuno Tempore, 6(1), 44–61. https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.35855

Edição

Seção

Artigos