CONFLITOS AMBIENTAIS: ENERGIA EÓLICA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO INTERIOR CEARÁ,

Autores

  • Iara Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Ernane Cortez Lima

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31966

Resumo

O artigo tem como objetivo propor uma inter-relação entre ética ambiental e a reflexão crítica sobre os processos de desenvol­vimento, tendo como foco a análise sobre os conflitos territoriais ocorridos em parques eólicos no estado do Ceará que afetam as comunidades tradicionais.

Nesta análise socioambiental destacam-se as implicações dos usos da natureza praticados nos modos de vida tradicionais e a chegada de empreendimentos eólicos no Nordeste com enfoque no Ceará. Sobre a instalação que veem ocorrendo de maneira desordenada. Buscando subsídios para a construção de uma ética ecológica que concilie a equidade social. A partir de analise de campo e trabalhos realizados verifica-se a identificação destas implicações auxiliaria na formulação de estratégias argumentativas que reforcem o reconhecimento dos direitos territoriais destas populações. Entende-se que esta reflexão pode contribuir para a formulação de concepções de sustentabilidade socioambiental que defendam usos da natureza. O artigo reúne elementos e questionamentos Energia para quem? Justiça ambiental articulando-os ao campo da análise e conflitos socioambientais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iara Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Atualmente Docente Voluntária no curso de Engenharia Civil-UEVA, ministrando a disciplina: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em Engenharia Ambiental pela faculdade Padre Dourado. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Mestrado Acadêmico em Geografia-MAG (2016.1). Geógrafa Licenciada pela Universidade supracitada (2015). Trabalhou na empresa Geoconsult, Geologia e Meio Ambiente. Participou dos grupos de pesquisa: Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais e Planejamento e Gestão Ambiental em Bacias Hidrográficas. Bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/CNPQ (2013.2-2015.1). Atuou no Laboratório de Estudos Ambientais-LEA no projeto: Estudos Morfodinâmicos e Morfoestruturais da sub-bacia do rio Itacolomi na porção Noroeste do Estado do Ceará vinculado ao Laboratório supracitado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos temas de Climatologia, Geomorfologia e Geoprocessamento. Com atuação profissional da Pesquisadora na qual ministrou aulas em escolas de rede privada e municipal, lecionou disciplinas de Geografia e Ciências.

Educação Ambiental/ Conflitos Territoriais 

 

 

Ernane Cortez Lima

[1] Doutor em Geografia UFC. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Referências

ACSELRAD, Henri. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond Universitária. 2008.

ALVES, Jose Jakson Amancio. (2006). Estimativa da Potência, Perspectiva e Sustentabilidade da Energia Eólica no Estado do Ceará. Campina Grande. Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Pós-Graduação em Recursos Naturais. Tese (Doutorado em Recursos Naturais). 2006.

LEFF, Enrique. Epistemologia da Geografia Física. 5° Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MEIRELES, Antônio Jeová de Andrade. Geomorfologia Costeira: funções ambientais e sociais. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p, 489.

_________.Impactos ambientais em áreas de preservação permanente (APP’S) promovidos no campo de dunas da Taíba pela usina eólica Taíba Albatroz – Bons Ventos Geradora de Energia S/A. 2008.

ROSS, Jurandyr .Luciano.Sanches. Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia da USP. São Paulo. V. 8, 2008.

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

_________.Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: problemas, tendências e desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 260 p. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/16391201/Santos-Milton-a-Natureza-Do-Espaco. Acesso em 11 jan 2012.

SOUZA, Marcos José Nogueira de. O Estado do Ceará: Geomorfologia, Ambiente e Problemas Conservacionistas. Fortaleza, 1983.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Paiva, I., & Cortez Lima, E. (2017). CONFLITOS AMBIENTAIS: ENERGIA EÓLICA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO INTERIOR CEARÁ,. Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 306–318. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31966

Edição

Seção

Artigos