A INSERÇÃO DA FUMICULTURA NO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO-ECONÔMICO DE ITAIÓPOLIS: INTERFERÊNCIA CULTURAL E IMPACTO SOCIAL

Autores

  • Carla Pietrovski Universidade do Contestado - Campus Mafra
  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado - Campus Mafra

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31868

Resumo

O estudo desenvolvido teve como objetivo pesquisar a interferência no processo sócio-histórico-econômico da inserção da fumicultura em Itaiópolis. No desenvolvimento da pesquisa exploratória, realizou-se um levantamento bibliográfico, para constituir o objeto de estudo. Neste processo foi empregada a técnica para coletar os dados uma entrevista de forma direta e não estruturada. É possível perceber que a mudança no modo de vida dos itaiopolenses foi gradativa, mas também de forma radical, e não atingindo somente os agricultores, mas todos os indivíduos, direta ou indiretamente. A mudança cultural aparece quando se deixa de plantar algo para a subsistência e começa a se pensar na a obter lucro a partir daquele produto, alterando assim toda a rotina e forma de viver das famílias, e até hoje vem trazendo modificações econômicas e culturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Pietrovski, Universidade do Contestado - Campus Mafra

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade do Contastado - Campus Mafra

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado - Campus Mafra

Doutora em Serviço Social: Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Graduada em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992). Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento Urbano e Regional, área de concentração em Desenvolvimento Regional, é vinculada à Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento. É docente na Universidade do Contestado (UnC), no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. É docente nos cursos de Serviço Social nas Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU) e na Faculdade Padre João Bagozzi. É pesquisadora e orientadora de temas vinculados a: políticas públicas e sociais; saúde pública; assistência social; educação; gestão pública e social; direitos e controle social.

Referências

ETGES, V. E. Sujeição e Resistência: Os Camponeses Gaúchos e a Indústria do Fumo. Santa Cruz do Sul: Editora da FISC, 1991.

GIEHL, Alexandre Luís. et al. Boletim Agropecuário. Florianópolis, 2017. Disponível em: <http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_cepa/Boletim_agropecuario/boletim_agropecuario_n45.pdf>. Acesso em: 28/02/2017

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

NEVES, Nanete. Lavoura dourada. São Paulo: Évora, 2010.

RODYCZ, Wilson Carlos. Colônia Lucena – Itaiópolis: Crônica dos imigrantes poloneses: Braspol, 2002.

RODYCZ, Wilson Carlos. Os imigrantes poloneses da Colônia Lucena – Itaiópolis: se um marreco pisar no gelo ele quebra. Porto Alegre: Rodycz & Ordakowski Editores, 2011.

SANTILLI, Juliana. Agrobiodiversidade e direitos dos Agricultores. São Paulo: Peirópolis, 2009.

SEFFRIN, Guido. O fumo no Brasil e no mundo. Santa Cruz do Sul: Afubra, 1995.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTINI, Delmir José. Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado. Porto Alegre: Letra&Vida; Chapecó: E.d. UFFS, 2015.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Pietrovski, C., & Milani, M. L. (2017). A INSERÇÃO DA FUMICULTURA NO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO-ECONÔMICO DE ITAIÓPOLIS: INTERFERÊNCIA CULTURAL E IMPACTO SOCIAL. Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 84–95. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31868

Edição

Seção

Artigos