A VIDA ESTÁ NA RAÍZ, NA TERRA, NO CAMPO EM LUTA - A EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA CAMPONESA

Autores

  • Émerson Dias Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Nilson Cesar Fraga UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24222

Palavras-chave:

Jovens, Campo, Educação, Vivência.

Resumo

Considerando as particularidades históricas que sempre foram impostas aos jovens do campo, os quais sempre ficaram às margens das políticas público-privadas de acesso à educação de qualidade e emancipadora, este estudo visa dialogar sobre a importância que a educação apresenta para os sujeitos do campo, procurando dimensionar as práticas e ações que foram direcionadas a essa temática nos limiares da virada do século XX para XXI. Uma necessidade que prioriza a consolidação de práticas em que a educação popular seja efetivada como uma das matrizes pedagógicas constituintes da educação camponesa. Além de contribuir para o debate desta realidade, a pesquisa pretende por meio das discussões fazer questionamentos e reflexões que trazem em voga o dia-a-dia dos jovens rurais, suas problemáticas e particularidades que estão interiorizadas nas vivências destes sujeitos na contemporaneidade. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARROYO, Miguel G. Educação Básica e Movimentos Sociais. In: VV.AA. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: UnB, 1999. p. 15-52

BAPTISTA, Francisca M. C. Educação rural: das experiências à política pública. Brasília: NEAD/Editorial Abaré, 2003.

BEZERRA NETO, Luiz. Avanços e retrocessos na educação rural no Brasil. 2003. 221 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, 2003.

BRUMER, Anita. A problemática dos jovens rurais na pós-modernidade. In: CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa G (Orgs.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 35-52.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a Educação do Estado no meio rural. In: THERRIEN, Jacques e et. al (Org.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.

_________________. Sobre a educação do Campo. In: SANTOS,Clarice Aparecida dos (Org.). Educação do campo: campo- políticas públicas – educação. Brasília: Incra- MDA; 2008.p.67-86.

COMILO, Maria Edi da Silva. A construção coletiva da escola: a Escola Chico Mendes e sua História. In: ANGHINONI, Celso; MARTINS, Fernando José (Org.). Educação do campo e formação continuada de professores. Porto Alegre; Campo Mourão: EST Edições; FECILCAM, 2008.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1981.

GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e Orientação In: I Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância / Alternância e Desenvolvimento. Salvador: UNEFAB, 1999.

LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MARQUES, Marta I. M. A atualidade do uso do conceito de camponês. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Anais do XIII Encontro Nacional de Geógrafos - ENGA, 2002.

MELLO, M. A.; SILVESTRO, M. L.; ABRAMOVAY, R.; DORIGON, C.; FERRARI, D. L.; TESTA, V. M. Educação formal e os desafios para a formação de uma nova geração de agricultores. XLI CONGRESSO DA SOBER. Juiz de Fora, julho/2003.

NASCIMENTO, C. G. . Políticas "Públicas" e Educação do Campo: em busca da cidadania possível? Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 7, p. 178-198, 2009.

ROCHER, José. Corte fecha metade das casas familiares rurais do PR. Gazeta do Povo, Curitiba, jul. 2015. Disponível em: http://agro.gazetadopovo. com.br/noti cias/corte-fecha-metade-das-casas-familiares-rurais-do-pr/. Acesso em 10 set. 2015.

Downloads

Publicado

10-10-2016

Como Citar

Oliveira, Émerson D., & Fraga, N. C. (2016). A VIDA ESTÁ NA RAÍZ, NA TERRA, NO CAMPO EM LUTA - A EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA CAMPONESA. Geographia Opportuno Tempore, 2(2), 02–13. https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24222

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>