A LEITURA FUNCIONAL DOS PORTOS NA PERSPECTIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS

Autores

  • João Mendes Rocha Universidade de Brasília
  • Edna Maria Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Delgado Cravidão Universidade de Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2015.v2.22809

Palavras-chave:

Portos, meio técnico cientifico, Portos portugueses, globalização, conectividade.

Resumo

Na contemporaneidade alguns espaços adquirem um caráter funcional e desempenham papel importante na arquitetura da globalização. Dentre eles podemos destacar os portos, que se constituem em elos, entre distintos pontos do globo terrestre e extensas hinterlândias, dependendo de sua conectividade. Essa importância se amplia à medida que tais espaços incorporam mais e mais uma racionalidade pautada pelo meio técnico científico, que lhes confere um aspecto diferente do que foram os portos no passado, bem como sinaliza para um ambiente permeado de lógicas hegemônicas e que procura responder a elas de forma satisfatória. Assim, os novos arranjos expressam a trajetória do capitalismo e sua relação com a técnica, seja no aspecto visível ou nas normas e relações que se estabelecem nesses espaços.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Mendes Rocha, Universidade de Brasília

Geografo, Mestre e Doutor em Adminstração Pública, Pos Doutor em Ordenamento do Território. Professor do Programa de Pós-graduação em Adminstração Pública da Universidade de Brasília (UnB) e do Curso de geografia da Universidade Aberta do Brasil-UnB

Edna Maria Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Geografa, Mestre em Geografia, Doutora em Ciências Sociais. Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fernanda Delgado Cravidão, Universidade de Coimbra.

Geógrafa. Professora Catedrática do Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra. Coordenadora e Investigadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT).

Referências

ANTAQ. Relatório de Indicadores. Brasília, 2006.

BLOT, M. L. P. H. P. Os portos na oriegem dos centros urbanos: contributo para a arquelogia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal. Lisboa, Instituto Português de Arquelogia, 2003.

CASTILLO, R.(2001). Unicidade técnica planetária, informação e espaço geográfico. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.

FIGHERA, D. Globalização e seletividade espacial. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.

Harvey, D. A condição pós moderna. São Paulo, Loyola, 1990.

Revista Containerisation International – 2013. In: WWW.containershiping.com

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP, 2012.

VELTZ,P. Logiques d’enterpreise et territories les nouvelles regles du jeu. Les nouveaux espaces de l’entreprise. M. Savy; P. Veltz (Orgs.). Paris, L’Aube, 1993.

XAVIER, M. A. M. (2001). As distâncias no meio técnico científico e as metáforas contemporâneas. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.

Downloads

Publicado

17-11-2015

Como Citar

Rocha, J. M., Furtado, E. M., & Cravidão, F. D. (2015). A LEITURA FUNCIONAL DOS PORTOS NA PERSPECTIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS. Geographia Opportuno Tempore, 2(1), 36–58. https://doi.org/10.5433/got.2015.v2.22809

Edição

Seção

Artigos