A Geografia, o desenvolvimento regional e o turismo na Ilha das Canárias, estado do Maranhão - MA - Brasil

Autores

  • Anderson Fontenele Vieira Universidade Federal do Piauí
  • Simone Cristina Putrick Universidade Federal do Piauí
  • Mauro José Ferreira Cury Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20313

Palavras-chave:

Geografia, Desenvolvimento Regional, Povoado das Canárias - MA

Resumo

O artigo analisa a geografia relacionada ao desenvolvimento territorial com a atividade turística na Ilha das Canárias – MA, Brasil, localizada na Rota das Emoções. Destaca à compreensão da opinião dos sujeitos da pesquisa, moradores locais e trade turístico, quanto à atividade em questão. Os dados para corroboração do estudo foram coletados mediante pesquisa de campo, levantamento bibliográfico e documental, utilizando-se de dois modelos distintos de questionários, por uma abordagem quanti-qualitativa. Com a pesquisa de campo identificou-se o perfil socioeconômico dos atores envolvidos no turismo. Posteriormente, se destacou esta atividade como vetor de desenvolvimento, com a possibilidade da prática do turismo de base comunitária como segmento potencial a ser trabalhado na localidade. Portanto, infere-se que o Povoado das Canárias possui um elevado potencial turístico e que essa atividade é significativamente presente perante a ótica local. Estima-se que esta pesquisa, possibilite a integração entre as esferas pública e privada, juntamente com a comunidade local na elaboração de políticas que fomentem o desenvolvimento regional, com a inserção do turismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Fontenele Vieira, Universidade Federal do Piauí

Turismólogo. Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professor  do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer da Fundação Wall Ferraz em Teresina-PI.

Simone Cristina Putrick, Universidade Federal do Piauí

Turismóloga. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Parnaíba. Coordenadora de Extensão da UFPI, Campus de Parnaíba.

Mauro José Ferreira Cury, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Geógrafo. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP. Pesquisador Pos Doutoral pela Universitat de Barcelona no Laboratori de Patrimoni, Creativitat i Turisme Cultural - LABPTC. Supervisor Jordi Tresseras Juan. Bolsista CAPES - Foundation, Ministry of Education of Brazil, Brasilia-DF. Proc. BEX. 10909133

Referências

BUSS, Paulo Marchiori. (Org.), Desenvolvimento Local. Cadernos da Oficina Social 3. Oficina Social, Rio de Janeiro. 2000.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4ª ed. Zahar. Rio de Janeiro. 2006.

MATTOS, Flávia Ferreira. e IRVING, Marta Azevedo. Delta do Parnaíba nos rumos do ecoturismo: Um olhar a partir da comunidade local. Caderno Virtual de Turismo, v. 3, n. 4, UFRJ. Rio de Janeiro. 2003.

MIELKE, Eduardo Jorge Costa. Desenvolvimento turístico de base comunitária: Uma abordagem prática e sustentável. Alínea, São Paulo. 2009.

RIBEIRO, Guido. Turismo de base comunitária. Revista Global Tourism. V. 4 - Nº. 2. UERJ. Teresópolis. 2008,

SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce; ZECHNER, Talita C. e HENRÍQUEZ, Christian. 2008. “Pensando o conceito de turismo comunitário a partir de experiências brasileiras, chilenas e costarriquenha”. In: II Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITS). Fortaleza (CE). Anais, Fortaleza. 2008.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Companhia das letras, São Paulo. 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. Ed. Cortez, São Paulo. 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Vieira, A. F., Putrick, S. C., & Cury, M. J. F. (2014). A Geografia, o desenvolvimento regional e o turismo na Ilha das Canárias, estado do Maranhão - MA - Brasil. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 537–553. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20313

Edição

Seção

Artigos