Planejamento urbano e programas habitacionais: o caso do Residencial Vista Bela no município de Londrina-PR

Heloísa Gomes Bezerra

Resumo


A Geografia Urbana é um dos ramos da ciência geográfica que se faz muito presente nas pesquisas atuais da área devido sua complexidade e envolvimento direto da atuação do Estado para o bem estar físico das cidades e da população. O presente trabalho aborda alguns conceitos relacionados ao planejamento urbano, tais como espaço urbano, segregação espacial e o próprio planejamento urbano, além de explicar a construção cotidiana do espaço urbano por agentes representados pelos proprietários dos meios de produção; proprietários fundiários; promotores imobiliários; Estado e grupos sociais excluídos com interesses diversos, mas geralmente seguindo as vantagens da sociedade capitalista. Outro ponto do trabalho é apresentar o programa do Governo Federal de habitação intitulado Minha Casa, Minha Vida que foi responsável pela construção do Residencial Vista Bela no município de Londrina-PR. Considerado o maior projeto do programa, o residencial sofreu diversas críticas ao não receber as infraestruturas suficientes para atender ao grande número de pessoas que foram contempladas com as unidades residenciais.


Palavras-chave


Espaço urbano; Segregação espacial; Planejamento urbano

Texto completo:

PDF

Referências


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Minha Casa, Minha Vida. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2011.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.

COHAB – LONDRINA. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2011.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2004.

FRAGA, Nilson Cesar. Território e silêncio: Contributos reflexivos entre o empírico e o teórico. In: ______. Territórios e fronteiras: (Re) Arranjos e Perspectivas. Florianópolis: Insular, 2011. P.69-86.

GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1997.

HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el método PES. San Justo: Universidad Nacional de La Matanza, 2006.

LIMA, Cristina de Araújo; MENDONÇA, Francisco. Planejamento urbano-regional e crise ambiental: Região metropolitana de Curitiba. São Paulo Perspec, São Paulo, v.15, n.1, Jan./Mar. 2001.Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100015>. Acesso em: 29/03/2014.

PINTO, Victor Carvalho. Ocupação Irregular do Solo Urbano: O Papel da Legislação Federal. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2012.

PENA, Rodolfo Alves. Geografia. Disponível em: . Acesso em: 16 mai 2014

SANTOS, Cilícia Dias dos. A formação e produção do espaço urbano: discussões preliminares acerca da importância das cidades médias para o crescimento da rede urbana brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 5, n. 1, p. 177-190, jan-abr/2009, Taubaté. Disponível em: Acesso em: 01 mai 2014.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
REDIB