Projeto de implantação de núcleos de estudos em agroecologia e produção orgânica em Irati-PR: experiências vivenciadas pelo projeto

Juliana Martins, Thaís de Oliveira, Ana Cláudia Radis, Edmarilson Rodrigues, Anderson Antonio Ruvinski

Resumo


Como fator fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia como base para os sistemas alternativos de produção agrícola, é necessária a intervenção de agente/ pessoas que proporcionem uma linguagem compatível com o meio em que encontram-se os agricultores. Nesse sentido, buscamos com o trabalho fortalecer as práticas já utilizadas pelos agricultores e disseminar outras práticas agroecológicas, por meio da criação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no município de Irati – PR. O objetivo deste projeto é levar o conhecimento gerado pela agroecologia até os agricultores de forma a possibilitar a compreensão pelos mesmos, e ao mesmo tempo aprender com eles, ocasionando a troca de saberes. Sendo assim, para  cada um dos agricultores dos grupos existentes em Irati – PR pode-se desenvolver em seus agro ecossistemas, fortalecendo desta forma, a permanência dos agricultores no campo, e as práticas já desenvolvidas pelos agricultores, para que sua produção seja cada vez melhor e suas necessidades sejam atendidas.


Palavras-chave


Agroecologia; Práticas de manejo; Comunidades rurais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaiba agropecuária, 2002.

FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Distrito Federal. Embrapa, Informação Tecnológica, 2005. p. 51-60.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4ª edição, Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
REDIB