Análise ambiental integrada: os índices de fragilidade geomorfológica no Córrego do Cedro - Presidente Prudente - SP

Guilherme Alves Oliveira

Resumo


A aplicação dos desenvolvimentos teóricos presentes nas aulas de Geomorfologia ministradas nas graduações dos mais variados cursos tem como escopo central o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para atuação prática tanto do bacharel quanto do licenciado em Geografia. Esta pesquisa vem como subsídio para uma demonstração prática do conhecimento e discussões oriundas de uma disciplina de geomorfologia, que, por meio de uma análise ambiental aplicada torna-se possível a abordagem de práticas de geoprocessamento, análises de fragilidade e vulnerabilidade geomorfológicas.A relevância do desenvolvimento e atuação desta pesquisa esta diretamente atrelada a uma atuação prática voltada ás discussões e conhecimentos das disciplinas presentes no curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista do campus de Presidente Prudente, realizando uma abordagem prática de uma análise ambiental aplicada tendo como recorte de estudo a microbacia do córrego do Cedro, avaliando as circunstâncias que  se dirigem a fragilidade geomorfológica ante a processos erosivos, abordando discussões sobre causa e efeito tendo como base os trabalhos empíricos e os produtos cartográficos, realizando por fim uma proposta de análise com o intuito de expor as causas da fragilidade e os meios de mitigar os fenômenos naturais consequentes sobretudo da antropização do recorte de estudo.


Palavras-chave


Geomorfologia; Análise Ambiental; Fragilidade Ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO. A. P; ROCHA. P. C Avaliação espaço-temporal de erosão de margens no córrego do cedro em presidente prudente, São Paulo, Brasil. Encontro de Geografos da America Latina 2009.

CASSETI, V. Elementos de geomorfologia. Goiânia: Editora de UFG, 1994.

BOTELHO, R. G. M.; SILVA, A. S. da. Bacia Hidrográfica e Qualidade Ambiental. In:

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. Reflexões Sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p. 153-192.

DIBIESO, E. P. Planejamento Ambiental da Bacia hidrográfica do Córrego do Cedro – Presidente Prudente/ SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente, 2007.

GUERRA, Antonio Jose Teixeira (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 6.ed. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 2005.

GUERRA, Antonio Teixeira; BOTELHO, Rosangela G. M.. Erosão dos solos. In: CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antonio Teixeira(Org.).Geomorfologia do Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

LEME; MARTINEZ. O Trabalho de Campo como Metodologia de Ensino de Geografia: O Estudo de Caso da Vila Malvina – Guaíra/PR. 2008.

MARCOS, Valéria de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia., São Paulo, n. 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 dez 2011.

OLIVEIRA, J. F.; BARTOLOMUCCI, R. RODRIGUES, A. C. M. Geoprocessamento e Análises Espaciais Aplicados à Arqueologia. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10, São Paulo, 2005. Anais... São Paulo: USP, 2005.

RODRIGUES, C; ADAMI, S. Técnicas fundamentais para o estudo de bacias hidrográficas. In: VENTURI, L. A. B. (org). Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

WEBER, E. J. ; HASENACK, H. O uso de SIG no ensino de ciências ambientais. In: GIS Brasil, 99, V Congresso e feira para usuários de geoprocessamento, 1999, Salvador/BA. Disponível em: < http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/arquivos/artigos/sigamb2.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
REDIB