Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem

Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Margarida de Cássia Campos

Resumo


Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa – ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.  


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Avaliação Formativa; Portfólio.

Texto completo:

PDF

Referências


CALLAI, Helena Copetti. (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CARDINET, Jean. Avaliar é medir? Porto: Edições Asa, 1993.

CARVALHO, Alcione Luis Pereira, FILIZOLA, Roberto. A avaliação em geografia nas séries iniciais. Curitiba: UFPR, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. et al. (org.) Ensino de Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDUCRS, 2007.

______. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós- modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

FERNANDES, Claudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (org.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Sujeitos e conhecimentos: os sentidos do ensino médio. In FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.

HERNANDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LOPES, José; SILVA, Helena Santos. 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Lisboa: Lidel, 2012.

______. O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel- Edições Técnicas, Lda. 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 12 ed. – São Paulo: Cortez, 2002.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Educação Básica. Geografia. Curitiba: 2008.

PÉREZ GÓMEZ Ángel Ignacio. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, José Gimeno (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REGO, Nelson. Geografia educadora, isso serve para. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
REDIB