go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • Página inicial - Apresentação
  • O projeto Prodocência na UEL
  • Edição atual N.6, V.01, Jan-Jul de 2014
  • Edições anteriores
    • N. 01, v. 01, jan-jun de 2012
    • N. 02, V. 01, Jul-Dez de 2012
    • N.03, V. 01, jan-jun de 2013
    • N. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013
    • N.5, V.05, Jul-Dez de 2013
  • Comissão Editorial
  • Comissão Científica
  • Normas para publicação
  • Materiais didáticos do Prodocência
  • Eventos de formação Prodocência
    • Arquivo dos eventos de formação
    • Eventos Atuais
  • Endereço e Contato
N.5, V.05, Jul-Dez de 2013

 “DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A  EDUCAÇÃO AMBIENTAL”

REVISTA ELETRÔNICA PRO-DOCÊNCIA/UEL. Edição Nº. 5, Vol. 1, jul-dez. 2013. 

ISSN 2318-0013

SUMÁRIO

CARTA DE APRESENTAÇÃO [p.01]  -
 Profª Drª Jeani Delgado Paschoal Moura; Prof. Dr. Carlos  Alberto  Hirata;  Profª.  Drª  Eloiza  Cristiane  Torres;  Profª.  Drª  Luzia  Mitiko  Saito Tomita; Profª. Drª Lúcia Helena Batista Gratão; Prof. Ms. Márcio Miguel de Aguiar; Profª. Drª Patrícia Fernandes Paula Shinobu   

ARTIGOS

 1. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE  [p.02 a 11]
Jeani Delgado Paschoal Moura e Carlos Alberto Hirata

2.  EDUCAÇÃO  AMBIENTAL:  REFLEXÕES  SOBRE  A  AGENDA  21  NO  AMBIENTE ESCOLAR [p.11 a 24]
Marcio Miguel de Aguiar e Luzia S. Tomita

3. A DIMENSÃO GEOPOLÍTICA DA QUESTÃO AMBIENTAL [p.25 a 43]
Marcos Antônio Fávaro Martins e Diego Pianovski  

4.  DA  LEGISLAÇÃO  À  AÇÃO:  A  EXPERIÊNCIA  COMO  PRINCÍPIO  PARA  A EDUCAÇÃO AMBIENTAL [p.44 a 56]
Diego Pianovski, Renata Miranda de Araújo e Wilson Paschoal Moreira

 

RELATOS DE PRÁTICAS DE ENSINO   

5. A GEOGRAFIA E A AGENDA 21: PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM BUSCA DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL [p.57 a 65]
Roger Henrique Bartlo, Rodrigo Andrade e Eni Conceição Cavarsani  

6. PIBID NA SALA DE AULA: TRABALHANDO A  AGENDA 21 COM ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL [p.66 a 80]
Samanta Aparecida de Moraes Carvalho, Camila Romagnolli e Flávio Henrique Navarro Hashimoto

7.  EDUCAÇÃO  AMBIENTAL:  CONSCIENTIZAÇÃO  QUE  NÃO  PODE  FALTAR  NO ÂMBITO ESCOLAR [p. 81  a 94]
Aline  de  Oliveira  da  Costa,  Bruno  Godoi  de  Almeida  e    Bruno  Henrique  Messagi  G. Carneiro

8. O PIBID-AGENDA 21 ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS [p. 95 a 108]
Lílian Gavioli de Jesus  

9. REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL [p. 109 a 119]
Eloize de Angelis Huss e Beatriz de Jesus dos Anjos

10. AULA DE CAMPO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO [p. 120 a 127]
Romilda  Castelar  Citon,  Wilson  Paschoal  Moreira,  Diego  Pianovski,  Patrícia  Fernandes, Paula Shinobu e Jeani Delgado Paschoal Moura  

11.  AÇÕES  EDUCATIVAS  PARA  MITIGAR  A  PROBLEMÁTICA  DOS  RESÍDUOS SÓLIDOS [p. 128 a 137]
Adilson Marcos de Matos Ferrarese e Jeani Delgado Paschoal Moura

12. QUANTO TEMPO DEMORA PARA SE DECOMPOR O LIXO QUE VOCÊ UTILIZA? [p. 138 a 145]
Danieli Barbosa Araújo, Mateus Ovídio Viol Canezin e Marcelo Ap. dos Santos   

13.  OBSERVAÇÃO,  VIVÊNCIA  E  SENSIBILIZAÇÃO  NAS  UNIDADES  DE CONSERVAÇÃO EM AMBIENTES URBANOS [p. 146  a 151]
Carlos Alberto Hirata, Jeani Delgado Paschoal Moura e Vitor Ferreira de Souza

 

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
  • PROITI
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Assessoria de Tecnologia da Informação
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL