go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • Página inicial - Apresentação
  • O projeto Prodocência na UEL
  • Edição atual N.6, V.01, Jan-Jul de 2014
  • Edições anteriores
    • N. 01, v. 01, jan-jun de 2012
    • N. 02, V. 01, Jul-Dez de 2012
    • N.03, V. 01, jan-jun de 2013
    • N. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013
    • N.5, V.05, Jul-Dez de 2013
  • Comissão Editorial
  • Comissão Científica
  • Normas para publicação
  • Materiais didáticos do Prodocência
  • Eventos de formação Prodocência
    • Arquivo dos eventos de formação
    • Eventos Atuais
  • Endereço e Contato

 EDIÇÃO ESPECIAL “O ESTÁGIO E AS PRÁTICAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO”

ISSN      2318-0013

REVISTA ELETRÔNICA PRO-DOCÊNCIA/UEL. Edição Nº. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013.

ORGANIZADORAS: Profª Doutoranda Andreia Maria Cavaminami Lugle; Profª Dra. Anilde Tombolato Tavares da Silva; Profª Dra. Eliane Cleide da Silva Czernisz

 SUMÁRIO

 APRESENTAÇÃO - Andreia Maria Cavaminami Lugle; Anilde Tombolato Tavares da Silva; Eliane Cleide da Silva Czernisz  [p. 01 e 02]

 SEÇÃO I – O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

 1.  Estágio e Interdisciplinaridade: Possibilidades para a formação docente no estágio curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  [p.03 a 12]

 2. Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Escolar [p. 15 a 23]

 3. Reflexões sobre a Legitimidade do Estágio Supervisionado em Educação Infantil e sua Contribuição na Formação do Pedagogo [p.24 a 34]

 4. Formação Inicial e Estágio na Pedagogia: Vivência e reflexões [p.35 a 45]

 5.  Atuação do Pedagogo em Espaços não-formais: Algumas reflexões [p. 46 a 56]

 6. O Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Sua importância na formação e atuação do futuro professor [p. 57 a 66]

 7.  O Estágio Curricular Supervisionado e a Pesquisa na Pedagogia: Uma parceria possível e necessária [p. 67 a 78]

 8.  A Experiência do Estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Primeiros apontamentos [p. 79 a 87]

 9.  Campos de Estágios: Ampliação da práxis pedagógica [p. 88 a 98]

 10.  O Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: "E quem já é professor"? Vivências e experiências da prática de estágio [p. 99 a 109]

 11. A Formação de Professores-Pedagogos no Paraná: A experiência do Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Londrina  [p. 110 a 118]

 12.  O Papel do Estágio na Formação do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental [p. 119 a 128]

 13. A Formação do Pedagogo Para a Gestão Pedagógica na Educação Não Formal [p. 129 a 138]

 SEÇÃO II - PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA

 14.  Qual a Relação entre Ensinar e Aprender História na Escola e a Hora do “Recreio”? [p. 139 a 147]

 15.   O Intercâmbio Cultural como Possibilidade para um Estudo Significativo sobre as Sociedades Indígenas [p. 148 a 158]

 16.   A Resolução de Problemas com Materiais Manipuláveis [p. 149 a 170]

 17.  A Pesquisa e a Ação na Formação do Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: A Importância do PIBID [p. 171 a 181]

 18.   Datas Comemorativas no Contexto Escolar [p. 182 a 193]

 

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
  • PROITI
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Assessoria de Tecnologia da Informação
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL