Sobre a revista

A Revista NIC é uma publicação periódica conduzida pelos coordenadores e docentes dos cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional, Comunicação com o Mercado e em Eventos da Universidade Estadual de Londrina - UEL – PR/Brasil. A nomenclatura Revista NIC está associada inicialmente ao código das disciplinas de responsabilidade do Departamento de Comunicação Social da UEL. Remetendo ao que os coordenadores idealizaram como linha editorial desta publicação intitulada Revista NIC, partiu-se da própria etimologia da palavra comunicação, a qual não lhe transfere um caráter ontológico. No sentido amplo da palavra comunicar essa é compreendida como uma relação entre sujeitos que estabelecem contatos, valem-se de sua capacidade sensorial ou do espaço dos ambientes onde circulam para promover suas várias formas de trocas. Comunicação envolve mediação, diálogo e decisões negociadas entre as partes pertencentes ao seu processo. A figura de um mediador inserido num processo de comunicação científica cumpre a função de apresentar abordagens variadas e enfoques inovadores para assuntos de interesse social, além de promover a aproximação entre partes e facilitar as relações entre sujeitos envolvidos, entre interessados ou entre produtores de conhecimento em um campo de conhecimento específico. Essencialmente, pode ser compreendido que caiba ao mediador facilitar um acordo que atenda amplamente aos interesses dos envolvidos no processo comunicacional. Voltando ao título NIC, o qual nomeia essa publicação eletrônica, trata-se de uma partícula articulada no centro da palavra Comunicação ou CO MU NIC AÇÃO.

Mediante a flexibilidade permitida para se interpretar ou estabelecer um sentido para a palavra comunicação os coordenadores da Revista NIC assimilaram a possibilidade de gerar uma alternativa criativa para o seu título norteados por seus ideais e pontos de vistas sobre a Comunicação e as Relações Públicas. Desse modo, assumiram uma responsabilidade e se comprometeram a facilitar o diálogo entre estudiosos e interessados nesses campos de conhecimentos, movidos por sua visão ideológica, porém respaldados pelas suas experiências científicas. A Revista NIC caracteriza-se como periódico on-line especializado em divulgação da Comunicação Social, com foco na Comunicação Organizacional e Relações Públicas, cujos autores sejam inicialmente ligados a UEL, porém seu formato permite espaço para contribuições externas de pesquisadores e estudiosos que manifestem interesse em participar da publicação. Tem como objetivo ser um espaço digital para incentivar a produção científica e difundir o diálogo intelectual entre pesquisadores que atuam em diferentes regiões do país e no exterior, fomentando a interação entre as áreas que tratam dos diferentes domínios da comunicação social.

Com chamadas periódicas, todos os artigos são submetidos ao Comitê e ao Conselho Editorial. A comissão editorial é responsável pela sistematização, edição e coordenação geral da revista. O corpo editorial da revista é independente, podendo ser ampliado bem como as suas linhas editorias. O Conselho Editorial é de caráter consultivo, composto de renomados pesquisadores do Brasil e de outros países.

imagem rodapé ir para o site da Gelt