Análise computacional de dados sociais


O Infosoc é um Programa de Formação Complementar de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, registrado na PROGRAD com o número 00766. Tem por objetivo formar estudantes para o uso de informática na pesquisa com dados sociais. Inscrito no Infosoc, você vai aprender o programa R para, entre outras coisas, tratar bases de microdados, fazer análise exploratória com gráficos e usar diferentes métodos computacionais para modelagem de dados sociais. Para participar é necessário solicitar a inscrição formal como colaborador discente do Programa Infosoc.

Aprender requer dedicação

As atividades são desenvolvidas pensando em quem quer aprender. Como Programa Complementar, foi planejado para oferecer aos estudantes recursos computacionais básicos para a formação em pesquisa social. As atividades são remotas e assíncronas. Todo o conteúdo fica permanentemente disponível online para quem está inscrito. Você define qual melhor horário para aprender. Você se dedica, você aprende. Ao finalizar as etapas de um módulo, você terá o registro equivalente em horas de Atividade Complementar para se somar à sua carga horária total, dentro do limite do Projeto Pedagógico do seu Curso.

Concentre-se em aprender

As atividades são compostas de videos com simulações, explicações, demonstrações, teoria e atividades práticas. Não há notas, nem provas. Você faz e refaz as atividades quantas vezes quiser. Pode esclarecer dúvidas em conversas integradas com os docentes e compartilha seus avanços com os grupos de estudantes. Se você estuda de noite ou trabalha, não tem problema. Como participante do Programa Infosoc você adapta o ritmo aos seus horários. O fundamental é querer aprender, se esforçar e completar as atividades.

A origem do Infosoc

O projeto tem mais de 25 anos. Começou na UEL em 1994 como uma lista por e-mail (uma novidade na época!) para compartilhar experiências entre pesquisadores usuários do SPSS. Em 2000, transformou-se em um projeto de desenvolvimento e capacitação. Alguns anos depois, virou Projeto de Ensino, com ênfase no uso do software R para análise e modelagem de dados sociais. No ano de 2019, foi reestruturado como um Programa de Formação Complementar para o Ensino de Graduação. Foi ajustado para estar sempre acessível de forma remota e online. Ao longo desses anos, disseminou várias publicações e contribuiu com a formação de estudantes de diferentes áreas.

Próximas atividades

Atividades remotas e assíncronas com acesso
pelo Google Classroom aos participantes
com acesso ao domínio (e-mail) da UEL

  • Indicadores sociais com Google Datastudio

    Este módulo introdutório irá abordar a construção de painéis dinâmicos para difusão e análise de indicadores sociais, econômicos, demográficos. Será utlizado o software Google Datastudio para a visualização dos dados em formato de relatório dinàmicos ou "dashboards".Carga horária 8 horas de atividades remotas e assíncronas.

  • Introdução ao R e Rstudio

    R é a linguagem de programação básica para análise de dados. Você vai aprender a tratar dados, fazer análises básicas, criar gráficos, construir Notebooks interativos e gerar documentos em word, excel, latex, pdf e html, usando do R com Markdown. Tudo explicado com tutoriais e simulações. Carga horária 16 horas de atividades remotas e assíncronas.

  • Análise de Redes Sociais com IRAMUTEQ/R

    AAnálise Computacional de Redes Sociais (grafos) tem se tornado uma ferramenta analítica bastante difundida. Veremos os conceitos fundamentais como centralidade, agrupamentos (clusters), difusão de informação, estrutura, campanhas e relações institucionais. Vamos utilizar o software IRAMUTEQ e pacotes R para construir modelos de análise e visualização de dados de Redes Sociais. Carga horária 32 horas de atividades remotas e assíncronas.

  • Políticas Públicas com R

    Neste módulo, serão utilizados pacotes R para acessar dados de diferentes fontes públicas, construir modelos exploratórios e de análise comparativa entre unidades da federação. Serão abordados indicadores sociais, econômicos, demográficos e outros dados fundamentais para a análise de políticas públicas. Carga horária 64 horas de atividades remotas e assíncronas.

Coordenação

Prof. Ronaldo Baltar,
Prof.ª Cláudia Siqueira Baltar