HISTÓRIA
O curso de Especialização em Engenharia de estruturas, criado pela Resolução CEPE nº 123/2006 foi ofertado pela primeira vez no ano de 2007. Suas aulas foram programadas para o período noturno, privilegiando os alunos da região de Londrina. Este curso substituiu o Curso de Especialização em Gestão da Produção de Estruturas. Constatou-se então que a demanda reprimida local havia sido atendida. Sendo assim, foi feita uma mudança do horário das aulas para os finais de semana, por ocasião de sua reoferta em 2008, formando nova turma com alunos de fora de Londrina. Observou-se que a atitude tomada foi correta e que ainda há interessados no curso, com possibilidade de formar novas turmas nos próximos anos.
Concluiu-se também que o mesmo deveria sofrer pequenos ajustes em seu projeto, e que para fazer frente ao perfil dos interessados, deveria abordar também questões pertinentes ao processo construtivo. Deixou-se claro que não se trata de abandonar a ênfase no projeto, mas de ampliá-la de modo a contemplar a questão do projeto do processo, do detalhamento, de como fazer e chegar ao produto final.
Por outro lado, foram realizadas discussões dentro do Departamento de estruturas, sem deixar de ouvir os alunos das duas turmas, e ao analisar esta experiência recente de ofertas de Cursos de Especialização, o Departamento de Estruturas, do Centro de Tecnologia e Urbanismo, aprovou a solicitação de pequenos ajustes na estrutura do curso de Especialização, propondo alterações no rol de disciplinas e uma nova planilha de receitas e gastos para a operação do referido curso. Nestas discussões ficou evidente que o referido curso deveria continuar a ser ofertado, atendendo uma demanda regional, num raio de 500 km de Londrina, e que para fazer frente ao perfil dos interessados, deveria abordar também questões pertinentes ao processo construtivo. Deixou-se claro que não se trata de abandonar a ênfase no projeto, mas de ampliá-la de modo a contemplar a questão do projeto do processo, do detalhamento e de como fazer chegar ao produto final.
Entende o Departamento de Estruturas que estas mudanças são medidas importantes para o aprimoramento do Curso, tornando-o mais adequado às expectativas discentes e ao perfil dos docentes.
Ressalta-se que o mercado tem diminuído o número de empregos e simultaneamente aumentado suas exigências em relação à construção civil, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo, são necessárias ações que permitam criar novas oportunidades de negócios, de indústrias, atividades e principalmente tornar seus profissionais mais competitivos. O aperfeiçoamento da formação profissional é fundamental. Os problemas não sumiram, mas as formas de abordagem mudaram, e isto demanda reciclar os profissionais já formados para o enfrentamento de uma nova realidade de mercado.
A proposta atual do curso de Especialização em Engenharia de Estruturas está em consonância com o desenvolvimento do país, especializando engenheiros civis e arquitetos em projeto, execução e reparo de estruturas.