PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais da área de Ciências Agrárias e afins com conhecimentos científicos e técnicos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino, treinamento e difusão de tecnologias. Esta capacitação busca melhores resultados econômicos e de sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola, de forma que os profissionais possam atuar no ensino, pesquisa, extensão e também no setor empresarial.

Os Cursos de Mestrado e de Doutorado em Agronomia foram criados em 1994 e 2000, respectivamente, com três Áreas de Concentração: Fitotecnia, Fitossanidade e Manejo Sustentável do Solo e Engenharia Rural. As linhas de pesquisa têm sido continuamente atualizadas e readequadas de acordo com as demandas tecnológicas e sociais detectadas nos trabalhos de extensão, o que denota a integração Pesquisa e Extensão. Até 2012 o Programa capacitou 269 Mestres e 134 Doutores, dos quais foram 75 Mestres e 47 Doutores no triênio 2010-2012. Atualmente o Programa conta com 107 alunos, sendo 41 de Mestrado e 66 de Doutorado.

O Programa tem recebido regularmente alunos de Pós-Doutorado brasileiros e estrangeiros como forma de desenvolver pesquisas científicas de elevado nível, bem como de propiciar treinamento em sala de aula e na orientação de alunos de Iniciação Científica, Mestrado e de Doutorado.

A evolução do Programa tem sido notória nos 19 anos de sua criação. Os indicadores de qualidade têm apresentado índices que melhoram ano a ano, o que levou o Programa, no triênio 2004-2006, a ter sua nota elevada pela CAPES de 4 para 5, nota esta mantida no último triênio de avaliação.