O conceito norteador do PPGECiv tem sido a formação de recursos humanos para atuação na melhoria da qualidade de vida no ambiente construído e no saneamento ambiental. Em virtude deste conceito, vários ingressos no PPGECiv apresentam vínculos com órgãos reguladores ou prestadores de serviços públicos e privados, reforçando a pesquisa aplicada de forma a contribuir com as demandas reais da sociedade. Outra característica bastante peculiar dos egressos do PPGECiv é a preocupação com o meio ambiente, considerando o consumo de energia nos edifícios, a preservação e a exploração racional das fontes de recursos naturais e modelos sustentáveis de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Como ponto positivo, algumas ações entre os protagonistas (profs e alunos ingressos e egressos) ultrapassam o período de curso, por meio de desenvolvimento de projetos conjuntos e prestação de consultoria para empresas públicas/privadas com consequente transferência de conhecimento com enfoque para os problemas sociais, especialmente os locais e regionais.
1) Ações de docentes do PPGECiv que representam transferência de conhecimento para setores sociais.
Esta ação ocorre através de:
- Palestras ministradas pelos docentes;
- Congressos organizados pelos docentes e discentes do Programa;
- Desenvolvimento de produtos e patentes para o setor da construção civil.
2) Interações técnicas com instituições públicas e/ou privadas em 2019:
- Companhia Paranaense de Energia – COPEL
- Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina
- Prefeitura da cidade de Londrina
- DER/PR
- Empresa Sanches Tripoloni
- Secretaria de Estado da Saúde
- Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná
- Empresa de blocos de concreto BBL/ Sabáudia
- Owens Corning Latin America
- Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos
- Universidade Federal de São Carlos
3) Atuação de docentes do PPGECiv em bolsas de Inclusão social:
Os alunos inseridos nesta modalidade têm a possiblidade de participar das pesquisas em andamento no Programa e ingressar em ambientes de pesquisa.
4) Interfaces com a Educação Básica
Os docentes do PPGECiv orientam alunos do ensino médio por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Acordo CNPq/FA), a fim de oportunizar ao estudante, uma experiência de vivência acadêmica, o rigor requerido na metodologia/procedimento técnico e científico de pesquisa e sobretudo, apresentar uma possibilidade de carreira profissional.