PPGECiv

DCCi / UEL

Inserção Social

O conceito norteador do PPGECiv tem sido a formação de recursos humanos para atuação na melhoria da qualidade de vida no ambiente construído e no saneamento ambiental. Em virtude deste conceito, vários ingressos no PPGECiv apresentam vínculos com órgãos reguladores ou prestadores de serviços públicos e privados, reforçando a pesquisa aplicada de forma a contribuir com as demandas reais da sociedade. Outra característica bastante peculiar dos egressos do PPGECiv é a preocupação com o meio ambiente, considerando o consumo de energia nos edifícios, a preservação e a exploração racional das fontes de recursos naturais e modelos sustentáveis de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Como ponto positivo, algumas ações entre os protagonistas (profs e alunos ingressos e egressos) ultrapassam o período de curso, por meio de desenvolvimento de projetos conjuntos e prestação de consultoria para empresas públicas/privadas com consequente transferência de conhecimento com enfoque para os problemas sociais, especialmente os locais e regionais.

1) Ações de docentes do PPGECiv que representam transferência de conhecimento para setores sociais.

Esta ação ocorre através de:

  • Palestras ministradas pelos docentes;
  • Congressos organizados pelos docentes e discentes do Programa;
  • Desenvolvimento de produtos e patentes para o setor da construção civil.

2) Interações técnicas com instituições públicas e/ou privadas em 2019:

  • Companhia Paranaense de Energia – COPEL
  • Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina
  • Prefeitura da cidade de Londrina
  • DER/PR
  • Empresa Sanches Tripoloni
  • Secretaria de Estado da Saúde
  • Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Empresa de blocos de concreto BBL/ Sabáudia
  • Owens Corning Latin America
  • Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos
  • Universidade Federal de São Carlos

3) Atuação de docentes do PPGECiv em bolsas de Inclusão social:

Os alunos inseridos nesta modalidade têm a possiblidade de participar das pesquisas em andamento no Programa e ingressar em ambientes de pesquisa.

4) Interfaces com a Educação Básica

Os docentes do PPGECiv orientam alunos do ensino médio por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Acordo CNPq/FA), a fim de oportunizar ao estudante, uma experiência de vivência acadêmica, o rigor requerido na metodologia/procedimento técnico e científico de pesquisa e sobretudo, apresentar uma possibilidade de carreira profissional.