Este é o web site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, nível Mestrado e Doutorado, do Departamento de Construção Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual de Londrina.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Mestrado e Doutorado, do Departamento de Construção Civil / Centro de Tecnologia e Urbanismo / Universidade Estadual de Londrina foi criado em 2016, como uma evolução do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento em nível de Mestrado.
A discussão acerca do foco principal do Programa resultou na identificação de um conceito básico norteador: o desenvolvimento sustentável nas atividades da Engenharia Civil. A agregação do conceito de sustentabilidade à amplitude da área de conhecimento em Engenharia Civil requer uma abordagem sistêmica para os problemas desta área, envolvendo profissionais com formações multidisciplinares, desde a concepção do projeto até a inserção urbana das edificações, bem como nas questões ambientais ligadas ao saneamento e à mobilidade urbana. Este é o escopo dos trabalhos desenvolvidos no âmbito deste Programa.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil está estruturado em duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil tem por objetivo capacitar profissionais para atuar em ensino e/ou pesquisa, em empresas públicas ou privadas, para promover, direta ou indiretamente, a qualidade de vida no ambiente construído e o saneamento ambiental, fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos:
a) Formar profissionais com visão integrada da engenharia, nas linhas de pesquisa do Programa, na busca de soluções que sejam técnica, econômica, social e ambientalmente adequadas.
b) Desenvolver métodos, técnicas, processos e produtos relacionados ao ambiente construído e ao saneamento, com foco na melhoria da qualidade de vida, na redução de custos financeiros e dos impactos ambientais.
c) Contribuir para a criação do conhecimento em áreas relevantes para a engenharia, em nível local, regional e nacional;
d) Melhorar o ensino de graduação e o médio por meio do desenvolvimento de atividades integradas com a pós-graduação;
e) Formar docentes e pesquisadores na área de engenharia civil e ambiental.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil oferta, anualmente, um máximo de 30 vagas para alunos regulares de Mestrado e 15 para Doutorado, preenchidas de acordo com a disponibilidade dos docentes à orientação e desempenho do candidato no processo de seleção.
Para alunos com disponibilidade de dedicação exclusiva ao Programa, há a possibilidade de concessão de bolsas de fomento externo (modalidade de mestrado) da Capes, CNPq e Fundação Araucária.
A duração do Programa será de no mínimo 2 (dois) períodos letivos e máximo de 4 (quatro) períodos letivos em tempo integral para o Mestrado e de no mínimo 4 quatro) períodos letivos e no máximo 8 (oito) períodos letivos em tempo integral para o Doutorado.
Podem candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil em nível de mestrado, portadores de diploma de curso superior em Engenharias, Química, Geologia, Biologia geral e Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins a critério da Comissão Coordenadora do Programa.