Perfil do profissional |
Um professor de Educação Física que, em suas ações junto ao contexto escolarizado complexo, considere a produção de conhecimento e assuma atitudes de respeito à pluralidade de idéias, reinventando o uso dos conhecimentos, com ousadia em suas relações pedagógicas e com consciência de que elas devem ser práticas de liberdade e democracia. Para tanto, em seu caminhar, deverá: - Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais do saber escolarizado - Reconhecer, compreender e considerar as dimensões humanas biológicas, psíquicas, sociais, políticas, afetivas, racionais e culturais implicadas no processo ensino-aprendizagem - Compreender os fundamentos da relação pedagógica no processo ensino-aprendizagem da Educação Física escolarizada; - Enunciar fundamentos acadêmicos, profissionais e éticos da atuação do professor de Educação Física. - Identificar e aplicar as fontes de informações sobre Educação Física; - Adotar procedimentos metodológicos que utilizem pressupostos conceituais e princípios pedagógicos da identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização; - Identificar junto ao Patrimônio Cultural do Movimento Humano aqueles relevantes para cumprimento das metas e objetivos da Educação Física no contexto educacional escolarizado; - Organizar e executar/desenvolver o Currículo de Educação Física para a Educação Básica considerando as dimensões do desenvolvimento humano e de acordo com o projeto pedagógico da escola levando em consideração as necessidades educativas especiais; - Elaborar e desenvolver estudos considerando princípios científicos e educativos - Adotar postura crítica em relação às teorias pedagógicas e a Educação Física Escolar; - Compreender que, enquanto professor, é participante em um processo possuidor de um compromisso social.
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