A computação já há muito deixou de ser uma área do conhecimento exclusiva de cientistas e acadêmicos. Além disto, desde os seus primórdios, sempre foi utilizada pelas mais variadas áreas do conhecimento para atender demandas próprias de automação de processos. Nos últimos anos, os seus avanços tornaram-se ainda mais evidentes, quando da popularização da telefonia celular e por outro lado, das redes sociais.
Além disto, um outro avanço substancial pode ser observado no que tange aos avanços registrados nas áreas de BigData e Data Science. Problemas que até pouco tempo atrás eram insolúveis sob o ponto de vista da computação, hoje são considerados corriqueiros pela comunidade. Um exemplo disto, são as redes sociais que analisam o comportamento dos seus usuários, trazendo para estes sempre as opções que elas consideram mais apropriada.
Nesta linha, pode-se apontar também para os avanços que estão sendo observados na área de aprendizado de máquina. Softwares que até pouco tempo atrás tinham como propósito apenas fazer contas mais rápidas, hoje conseguem aprender e melhorar a si próprios. Exemplos podem ser encontrados desde a medicina, até a área veículos autônomos, onde o motorista torna-se apenas um passageiro de um carro que vai analisando o ambiente que está sendo percorrido e tomando as melhores decisões para a segurança e conforto dos seus tripulantes. Posto isto, a proposta deste curso de Especialização em Big Data e Machine Learning é de formar profissionais com conhecimentos abrangentes e profundos das duas áreas emergentes da computação.