PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Livros infantis

 

Haydu, V. B., & Souza, S. R. (2013). Diogo não quer comer. EDUEL.

 

Souza, S. R., & Haydu, V. B. (2011). Brincar e estudar é só começar. EDUEL.

 

Catilhas, Guias, Manuais

 

Haydu, V. B., Celli, L., Costa Jr. E. M., Santos, D. S., & Melo, C. M. (2024). Manual do Projeto de Extensão Clube da Caçamba. UEL. [download]

 

Haydu, V. B., & Celli, L. (2023). Classificação de resíduos sólidos urbanos e como contribuir para sua reciclagem. Universidade Estadual de Londrina. ISBN: 978-65-00-70578-2 [download]

 

Haydu, V. B., Roque, B. S., & Celli, L. (2022). Pontos de entrega voluntária de resíduos: um guia para aumentar sua participação na logística reversa. Universidade Estadual de Londrina. ISBN: 978-65-00-59414-0 [download]


Haydu, V. B., Maia, N. N., & Celli, L. (2022). Resíduos sólidos urbanos: um guia sobre descarte e reciclagem. Universidade Estadual de Londrina. ISBN: 978-65-00-54928-7 [download]

 

Haydu, J. F., & Haydu, V. B. (2021). Um guia para promover a sustentabilidade ambiental pela interação entre flores e beija-flores. UEL. ISBN: 978-65-00-35657-1

[download]

 

Maia, N. N., Balan, R. N., Cianca, B. C., Pereira, M. P., & Haydu, V. B. (2021). A reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil: um guia simplificado. UEL. ISBN: 9786500209136

[download]

 

Ramos, F. P., Borloti, E., Haydu, V. B., de Oliveira, L. G., Gandra, C. R., Moraes, A. P. S., Lopes, J. B. C., Pires, S. C., Tsai, M. (2020). Cartilha: Aumentando o vínculo e a conexão entre casais durante a pandemia. Psicovida. [download]

 

Livros organizados

 

Costa, C. E., Souza, S. R. de, & Haydu, V. B. (2020) (Orgs.), Psicologia: avaliação e intervenção analítico- comportamental. EDUEL. [para adquirir]

 

Souza, S. R., Haydu, V. B., & Costa, C. E. (2016). Análise do comportamento aplicada ao contexto educacional. EDUEL. [para adquirir]

 

Haydu, V. B., & Souza, S. R. (2015). Análise do Comportamento Aplicada a Diferentes Contextos. EDUEL. [para adquirir]

 

Haydu, V. B., Fornazari, S. A., & Estanislau, C. R. (2014). Psicologia e Análise do Comportamento: Conceituações e Aplicações à Educação, Organizações, Saúde e Clínica (1. ed.). UEL. [download]

 

Haydu, V. B., & Souza, S. R. (2012). Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte (1. ed., Vol. 2). EDUEL.

 

Souza, S. R., &  Haydu, V. B. (2009). Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação (1. ed., Vol. 1). EDUEL.

 

Artigos em periódicos científicos

 

Balbi Neto, R. R. Q., Borloti, E. B., & Haydu, V. B. (2024). Uma taxonomia topográfica do comunicar: uma visão comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 25(1), 1-22.https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1728 [download]

 

Maia, N. N., Haydu, V. B., & Sampaio, A. S. (2024). Industrial solid waste management in a metallurgical plant: Effects of environmental rearrangement and feedback. Revista de Gestão Social e Ambiental, 18(3), e04550. https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n3-020 [download]

 

Maia, N. N., Haydu, V. B., & Sampaio, A. S. (2024). Gestão de resíduos sólidos industriais em uma metalúrgica: Efeitos de rearranjo ambiental e feedbacks. Revista de Gestão Social e Ambiental, 18(3), e04550. https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n3-020 [download]

 

Sampaio, A. A. S., & Haydu, V. B. (2023). Metacontingency terminology, philosophical assumptions, and the scientific dialogue: A response to Ardila‑Sánchez and Hayes (2023). Behavior and Social Issues. https://doi.org/10.1007/s42822-023-00131-8

 

Sampaio, A. A. S., & Haydu, V. B. (2023). Cultural milieu and group-rules in an elaborated account of metacontingencies: Conceptual analysis and an illustration in a COVID-19 Psychological Support Project. Behavior and Social Issues. https://doi.org/10.1007/s42822-023-00126-5

 

Belo da Fonseca, T. S., & Haydu, V. B. (2023). Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios:efeitos da participação em um jogo de cartas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 25, 1–18. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1740 [download]

 

Balbi Neto, R. R. de Q., Borloti, E. B., & Haydu, V. B. (2023). Comportamento autoclítico nos repertórios interpessoais passivo, agressivo e assertivo. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 31(1), 121-143. [download]

 

Henklain, M. H. O., Muñiz, M., Carmo, J. S., Haydu, V. B., Keeley, J. W, & Buskist, W. (2023). Teacher Behavior Checklist’s psychometric properties: A study with Brazilian undergraduates. Revista CES Psicologia, 16(1), 161-179. https://doi.org/10.21615/cesp.6371 [download]

 

Haydu, V. B., & Costa, E. N. F. da (2022). Ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos: O paradigma da equivalência de estímulos associado a jogos educativos. Research, Society and Development, 11(15), e297111537383. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37383 [download]

 

Haydu, V., B., Gonçalves V. M., dos Santos, D. R., Zanqueta, D., Soares, M. R. S., Grossi, R., & Moriyama, J. S. (2022). Suporte psicológico covid-19: uma rede de assistência à saúde mental. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, 9, (17), 202-221. http://dx.doi.org/10.21166/rext.v9i17.2124 [download]

 

Balan, R. N., Santos, D. R. dos, Ferreira, C. H., Santos, J. de A., Moriyama, J. de S., Grossi, R., & Haydu, V. B. (2022). Avaliação do efeito de terapia breve on-line durante a pandemia COVID-19. Research, Society and Development, 11 (1), p. e195111133476. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33476 [download]

 

Balan, R. N., Haydu, V. B., de Almeida, J. H., Henklain, M. H. O., & Zacarin, M. R. J. (2022). Teacher Behavior Checklist e Implicit Relational Assessment Procedure na avaliação de professores. Revista de Psicologia PUCP, 40(1), 553-577. http://dx.doi.org/10.18800/psico.202201.018 [download]

 

Ramos, F. P., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2021). Mental health in the COVID-19 pandemic: contributions from Functional Analytic Psychotherapy. Revista Brasileira de Psicoterapia, 23(3), 149-167. http://dx.doi.org/10.5935/2318-0404.20210049 [download]

 

Gurgel, P. R .H., & Haydu, V. B. (2021). A Behavioral contribution to an interpretation of the history of schooling as a cultural practice. Trends in Psychology, 29, 474–489. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00074-2

 

Yamaura, L. P. M., & Haydu, V. B. (2021). Ensino de leitura para crianças com dislexia e com risco de dislexia. CES Psicología, 14(2), 89-117. http://dx.doi.org/10.21615/cesp.5375 [download]

 

Messa, L. C. S., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2021). A produção da ironia verbal: o que controla o comportamento verbal do humorista profissional? Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 17(1), 10-22. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v17i1.10630 [download]

 

Ruiz, M. L. A., Almeida, J. H., & Haydu, V. B. (2021). O efeito da depressão na autoestima real e ideal: um estudo com o IRAP. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23, 1-19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.142 [download]

 

Henklain, M. H. O., Carmo, J. S., Haydu, V. B. Muniz, M., Buskist, W., & Keeley, J. (2020). Teacher Behavior Checklist: Evidências psicométricas na avaliação docente por estudantes universitários brasileiros. Paideia, 30, e3025. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3025 [download]

 

Henklain, M. H. O., Kienen, N., Haydu, V. B., Carmo, J. S., & Muniz, M. (2020). Characterization of college teacher behavioral classes based on the Teacher Behavior Checklist. Trends in Psychology, 28, 603–621. https://doi.org/10.1007/s43076-020-00033-3

 

de Oliveira, M. C., Borloti, E., Banaco, R. A., & Haydu, V. B. (2020). Realidade virtual como recurso para terapia comportamental do medo de altura. Acta Cmportamentalia, 28(4), 517-537. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/77328 [download]

 

Messa, L. C. S., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2020). Análise da compreensão da ironia: Variáveis que controlam o comportamento do ouvinte. Acta Comportamentalia, 28, 357-374. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/76768

[download]

 

Balan, R. N., Haydu, V. B., Santini, G. J., Silva, D. K., Pereira, M. P., & Zacarin, M. R. J. (2020). Avaliação do jogo Muzamba na Caçamba no ensino de regras de descarte de resíduos sólido. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(1), 11-20. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i1.8884 [download]

 

Borloti, E., Haydu, V. B, Kienen, N., & Zacarin, M. R. J. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas durante a pandemia da COVID-19: um panorama. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(1), 21-30. https://doi.org/10.18542/rebac.v16i1.8885. [download]

 

Tsutsumi, M. M. A., Goulart, P. R. K., Silva Júnior, M. D.,  Haydu, V. B., & Jimenéz, É. L. de O. (2020). Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 38-55. https://doi.org/10.21814/rpe.19130. [download]

 

Henklain, M. H. O., Carmo, J. S., Muniz, M., & Haydu, V. B. (2020). Teacher Behavior Checklist content validity according to brazilian teachers and undergraduates. Psico-USF, 25(1), 171-183. https://doi.org/10.1590/1413-8271202025011 [download]

 

Messa, L. C. S., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2020). Estudos empíricos da ironia: Revisão sistemática e implicações para uma análise funcional. Avances em Psicologia Latinoamericana, 38(1), 218-236. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6132 [download]

 

Moreira, G. D., Souza, S. R., & Haydu, V. B (2019). Princípios da análise do comportamento aplicados à análise de jogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-11. https://doi.org/10.1590/1982-3703003185907 [download]

 

Carneiro, L., Haydu, V. B., Borloti, E. B., & de Souza, S. R. (2019). Prevenção da dengue: efeitos de propagandas e de um jogo de tabuleiro. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 15, 15-25. https://doi.org/10.18542/rebac.v15i1.7919 [download]

 

Zacarin, M. R., J, Borloti, E., & Haydu, V. B. (2019). Behavioral therapy and virtual reality exposure for public speaking anxiety. Trends in Psychology, 27(2), 491-507. https://doi.org/10.9788/tp2019.2-14 [download]

 

Henklain, M. H. O., Haydu, V. B., Carmo, J. S., Muniz, M., & Perez, W. F. (2019). Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP. Psychological Record, 69, 205-214. https://doi.org/10.1007/s40732-019-00334-9

 

Zacarin, M. R., J, Borloti, E., & Haydu, V. B. (2019). Evaluation of a Brazilian simulator for virtual reality behavior therapy. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(1), 62-75. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1196 [download]

 

Haydu, V. B., de Aquino, C. T., Gaça, L. B., & Tomanari, G. Y. (2019). Funções de estímulos pré-experimentais na formação de classes de equivalência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e3524. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3524 [download]

 

Henklain, M. H. O., Carmo, J. dos S., & Haydu, V. H. (2018). Contribuições analítico-comportamentais para descrever o repertório de professores universitários eficazes. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(2), 197-207. https://doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p197 [download]

 

do Nascimento, A. R., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2018). Prevenção da dengue na infância: efeitos da participação em um campeonato com um jogo educativo. Perspectivas em Análise do Comportamento, 9(1), 90-109. https://doi.org/10.18761/PAC.2017.014 [download]

 

da Silva, D. M. M., & Haydu, V. B. (2018). Interpretação Ambiental à luz dos princípios da Análise do Comportamento: contribuições para Educação Ambiental. Perspectivas em Análise do Comportamento, 9(1), 43-59. https://doi.org/10.18761/PAC.2017.012 [download]

 

Perandré, Y. H. T., & Haydu, V. B. (2018). Um programa de intervenção para transtorno de ansiedade social com o uso da realidade virtual. Temas em Psicologia, 26(2), 851-866. https://doi.org/10.9788/TP2018.2-12Pt [download]

 

Henklain, M. H. O., Carmo, J. S., Haydu, V. B., & Muniz, M. (2018). Brazilian faculty and student perspectives on excellent teaching. New Directions for Teaching and Learning, 156, 31-39. https://doi.org/10.1002/tl.20314 [download]

 

dos Santos, A., Borloti, E., & Haydu, V. B (2018). Terapia com exposição à realidade virtual para fobia de dirigir: um programa de intervenção. Avances en Psicología Latinoamericana, 36,235-251. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5329 [download]

 

Henklain, M. H. O., Carmo, J. S., & Haydu, V. B. (2017). Produção analítico-comportamental brasileira sobre comportamento matemático e de ensinar matemática: dados de 1970 a 2015. Temas em Psicologia, 25(3), 1453-1466. https://doi.org/10.9788/TP2017.3-24 [download]

 

Madeira, I., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2017). Ensino de relações condicionais entre estímulos musicais por meio de programa de computador. Psicologia da Educação, 40, 25-36. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170003 [download]

 

Zacarin, M. R. J., Borloti, E., dos Santos, A., Perandré, Y. H., Melo, C. M., & Haydu, V. B. (2017). Senso de presença: proposta de uma definição analítico-comportamental. Acta Comportamentalia, 25 (2), 249-262. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/60157

[download]

 

Haydu, V. B., Kochhann, J., & Borloti, E. (2016). Estratégias de terapia de exposição à realidade virtual: uma revisão discutida sob a ótica analítico-comportamental. Psicologia Clínica, 28(3), 15-34.  http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652016000300002&lng=pt&tlng=pt [download]

 

Camargo, J., & Haydu, V. B. (2016). Fostering the sustainable use of common-pool resources through behavioral interventions: an experimental approach. Behavior and Social Issues, 25(1), 61-76. https://doi.org/10.5210/bsi.v25i0.6328 [download]

 

Haydu, V. B., de Paula, M. B., Zacarin, M. R. J., dos Santos, A., Borloti, E., & Fornazari, S. A. (2016). Terapia por meio de exposição à realidade virtual para medo e fobia de dirigir: uma revisão da literatura. Avances en Psicologia Latinoamericana, 34(1),67-81. https://doi.org/10.12804/apl34.1.2016.05 [download]

 

de Araújo, A. H., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2016). Ansiedade em provas: um estudo na obtenção da licença para dirigir. Psicologia Ciência e Profissão, 36(1), 1-14. https://doi.org/10.1590/1982-3703000592014 [download]

 

Leão, M. F. F. C., Laurenti, C., & Haydu, V. B. (2016). Darwinism, Radical Behaviorism and the role of variation in explaining behavior. Behavior Analysis: Research and Practice, 16(1), 1-11. https://doi.org/10.1037/bar0000025 [Abstract]

 

Xander, P., Haydu, V. B., & Souza, S. R. (2016). Dimdim: Negociando & Brincando!” no ensino de habilidades monetárias a pré-escolares. CES Revista Psicologia, 9(1), 89-108. https://doi.org/10.21615/cesp.9.1.6 [download]

 

Haydu, V. B., Zacarin, M. R. J., Domingos, A. P. de S., & Borloti, E. (2016). Medidas comportamentais de presença em ambientes virtuais. CES Revista Psicologia, 9(1), 47-64. https://doi.org/10.21615/cesp.9.1.4 [download]

 

Gonçalves, V. M., Kienen, N., & Haydu, V. B. (2016). Formação científica e sua relação com a capacitação profissional do psicólogo. Temas em Psicologia, 24(2), 451-465. https://doi.org/10.9788/TP2016.2-04Pt [download]

 

Keiser, F. A., Haydu V. B., & Gallo, A. E. (2015). Uma interpretação analítico-comportamental de contingências estabelecidas pelo Programa Bolsa Família. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 17(3), 70 – 83. https://rbtcc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/RBTCC/article/view/816/450

[download]

 

Araujo, V. M., Melo, C. M., & Haydu, V. B (2015). Código penal brasileiro como descrição de prática cultural: uma análise comportamental de contingências e metacontingências. Revista Brasileira de Análise do Comportamento/Brazilian Journal of Behavior Analysis, 11(2), 147-156. https://doi.org/10.18542/rebac.v11i2.1943 [download]

 

Borloti, E., Haydu, V. B., & Machado, A. R. (2015). Crack: Análise comportamental e exemplos das funções da dependência. Acta Comportamentalia, 23(3), 323-338. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/52062

[download]

 

Panosso, M. G., Souza, S. R., & Haydu, V. B. (2015). Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação analítico-comportamental. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 233-241. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192821 [download]

 

Dalto, J. O., & Haydu, V. B. (2015). Equivalência de estímulos no ensino de funções matemáticas de primeiro grau no Ensino Fundamental. Perspectivas em Análise do Comportamento, 6(2), 124-138. https://doi.org/10.18761/pac.2015.022 [download]

 

Haydu, V. B., Camargo, J., & Bayer, H. (2015). Effects of preexperimental history on the formation of stimulus equivalence classes: A study with supporters of Brazilian soccer clubs. Psychology & Neuroscience, 8(3), 385-396. https://doi.org/10.1037/h0101276 [Abstract]

 

Camargo, J., & Haydu, V. B. (2015). Effects of class size on the establishment, maintenance and reemergence of equivalence relations. Behavior Analysis: Researsh and Practice, 15(1), 36-49. https://doi.org/10.1037/h0101068 [Abstract]

 

Haydu, V. B., Gaça, L. B., Cognetti, N. P., Costa, C. E., & Tomanari, G. Y. (2015). Equivalência de estímulos e ciúme: efeito de história pré-experimental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 499-499. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528308 [download]

 

Haydu, V. B, Zuanazzi, A. C., Assis, G. J. A., & Kato, O. M. (2015). Ensino de leitura de sentenças: contribuições da análise do comportamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 145-154. https://doi.org/10.1590/0102-37722015021869145154 [download]

 

Iégas, A. L. de F., & Haydu, V. B. (2015). Resolução de problemas aritméticos: efeito de ensino com o modelo de uma balança virtual. Temas em Psicologia, 23(1), 83-96. https://doi.org/10.9788/TP2015.1-06 [download]

 

Haydu, V. B., Lorencete, C. M., & Eccheli, S. D. (2015). Equivalência de estímulos entre três formas de problemas aritméticos: um estudo com adultos e idosos. Temas em Psicologia, 23(1), 49-67. https://doi.org/10.9788/TP2015.1-04 [download]

 

Bayer, H., & Haydu, V. B., Santana, W. C., & Souza, S. R. (2014). O uso de tabuleiro no ensino de jogadas ensaiadas a praticantes de futsal. Acta Comportamentalia, 22, 453-468. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/48985

[download]

 

Aloi, P. E. P., Haydu, V. B., & Carmo, J. (2014) . Motivação no ensino e aprendizagem: algumas contribuições da Análise do Comportamento. CES Revista Psicologia, 7(2), 138-152. https://revistas.ces.edu.co/index.php/psicologia/article/view/2928

[download]

 

Haydu, V. B., Fornazari, S. A., Borloti, E. B., & Haydu, N. B. (2014). Facetas da exposição in vivo e por realidade virtual na intervenção psicológica no medo de dirigir. Psico (PUCRS), 45(2), 136-146. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.11442 [download]

 

Haydu, V. B., & Zanluqui, L. V. (2013). Jogo de tabuleiro para ensino de habilidades monetárias: grau de aprendizagem de diferentes faixas etárias. Perspectivas em Análise do Comportamento, 4(2), 70-85. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v4i2.117 [download]

 

Borloti, E., Calixto, F. C., & Haydu, V. B. (2013). Análise comportamental de discurso de um livro de autoajuda. Perspectivas em Análise do Comportamento, 4(2), 92-105. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v4i2.113 [download]

 

Paixão, G. M., Souza, G. F.,  Kato, O. M., & Haydu, V. B. (2013). Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativa. Psicologia da Educação, 36(1), 5-18. https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27720 [download]

 

Haydu, V. B., & Castro, T. C. (2013). Efeito de escolha da opção 'nenhuma das alternativas' sobre a ressurgência de classes de equivalência. Temas em Psicologia, 21(2), 451-467. https://doi.org/10.9788/TP2013.2-12 [download]

 

Borloti, E., Haydu, V. B., Ferreira, R. El R., & Fornazari, S. A. (2012). Análise comportamental de discurso: uma entrevista com uma paciente oncológica. Perspectivas em Análise do Comportamento, 3(2), 102-116.https://doi.org/10.18761/perspectivas.v3i2.231 [download]

 

Machado, L. M., & Haydu, V. B. (2012). Escolha de acordo com modelo e equivalência de estímulos: ensino de leitura de palavras em situação coletiva. Psicologia da Educação, s. v., 72, 2012. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000200005&lng=pt&tlng=pt [download]

 

Cabral, R. P., Assis, G. J. A., & Haydu, V. B. (2012). Emergência de leitura em crianças com fracasso escolar: efeitos do controle por exclusão. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 14(3), 88-101. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i3.550 [download]

 

Oliveira, J. B. C. , & Haydu, V. B. (2012). Teses e dissertações brasileiras sobre relações de equivalência: uma análise da produção de 1998 a 2007. Estudos de Psicologia (UFRN), 17(1), 91-98. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100011 [download]

 

Zazula, R., & Haydu, V. B. (2012). Análise aplicada do comportamento e capacitação de pais: revisão dos de artigos publicados pelo Journal of Applied Behavior Analysis. Acta Comportamentalia, 20(1), 87-107.http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/32955 [download]

 

Almeida, J. H., &  Haydu, V. B. (2011). Reorganization of equivalence classes: analysis of reversed baseline relations. Psicologia Reflexão e Crítica, 24(3), 609-620. https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300022 [download]

 

de Paula, J. B. C., & Haydu, V. B. (2010). Revisão bibliográfica de pesquisas brasileiras sobre equivalência de estímulos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(2), 281-294. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000200010 [download]

 

Haydu, V. B., & Miura, P. O. (2010). Manutenção de relações de equivalência e a recordação de nomes. Psicologia: Teoria e Prática, 12(1), 16-31. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872010000100003&lng=pt&tlng=pt [download]

 

Villas-Bôas, A., Haydu, V. B., & Tomanari, G. Y. (2010). Ressurgência comportamental: construção conceitual sobre bases experimentais. Perspectivas em Análise do Comportamento, 1(1), 5-14. https://doi.org/10.18761/perspectivas.v1i1.13 [download]

 

Amorese, J. S., & Haydu, V. B. (2010). Ensino e aprendizagem de leitura de palavras: contribuições da análise do comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 12(1/2), 197-223.https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.422 [download]

 

Almeida, J. H. de, & Haydu, V. B. (2009). Reorganização de classes de estímulos equivalentes: análise do papel do número de estímulos de comparação. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 37-50. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v5i2.929 [download]

 

Haydu, V. B., & Morais, L. P. (2009). Formação, manutenção e recuperação de relações equivalentes em adultos da terceira idade. Psicologia Argumento, 27(59), 323-336.https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19855 [download]

 

Brandenburg, O. J., & Haydu, V. B. (2009). Contribuições da análise do comportamento em odontopediatria. Psicologia Ciência e Profissão, 29(3), 462-475. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000300004 [download]

 

Almeida, J. H. de, & Haydu, V. B. (2009). Reorganização de classes de estímulos equivalentes: uma revisão crítica de estudos experimentais. Temas em Psicologia, 17(2), 449-462. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v17n2/v17n2a16.pdf [download]

 

Omote, L. C. F., Vicente, P., Aggio, N. M., & Haydu, V. B. (2009). Manutenção de classes de estímulos equivalentes: um estudo com alunos do ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Prática, 11(1), 18-34. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i2.12557 [download]

 

Castro T. C., & Haydu, V. B. (2009). Efeitos da punição e da extinção na ressurgência de relações equivalentes. Acta Comportamentalia, 17(2), 211-223. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/18149 [download]

 

Haydu, V. B., Omote, L. C. F., Vicente, P., Ággio, N. M., & De Paula, J. B. C. (2009). Efeitos do tamanho da classe na manutenção de relações de equivalência em um delineamento intra-grupo. Interação em Psicologia, 13(2), 179-193.http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i2.12557 [download]

 

Haydu, V. B., & de Paula, J. B. C. (2008). Efeitos do tamanho da classe na manutenção de relações equivalentes. Psicologia: Reflexão e Crítica 21(2), 233-251. https://doi.org/10.1590/S0102-79722008000200009 [download]

 

Sudo, C. H., Soares, P. G., Souza, S. R., & Haydu, V. B. (2008). Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 223-238. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.422 [download]

 

Haydu, V. B., Batista, A. P., & Serpeloni, F. (2007). Reorganização e ressurgência de relações equivalentes instruídas e modeladas por contingências: efeito da extinção. Temas em Psicologia, 15(2), 181-206.  http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2007000200005&lng=pt&tlng=pt. [download]

 

Haydu, V. B., Costa, L. P. da, & Pullin, E. M. M. P. (2006). Resolução de problemas aritméticos: efeito de relações de equivalência entre três diferentes formas de apresentação dos problemas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, 19(1), 44-52. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000100007 [download]

 

Haydu, V. B., Batista, A. P., & Fukahori, L. (2004). O efeito de filme com cenas de violência sobre comportamento agressivo de crianças expresso no enredo de uma redação. Interação em Psicologia, 8(1), 89-102.http://dx.doi.org/10.5380/psi.v8i1.3243 [download]

 

Haydu, V. B., Paranzini, A. C. S., Tini, J. R., & Miura, P. O. (1998). Relações de estímulos equivalentes e a recordação de eventos: redes relacionais envolvendo nomes de pessoas conhecidas e desconhecidas. Torre de Babel: Reflexões e Pesquisa em Psicologia, 1/2, 111-138. [download resumo]

 

Haydu, V. B., Luzia, J. C., Maciel, S. V., & Silva, M. T. A. (1998). Behavioral observation of food-deprived human under a food-delivery schedule. Revista Mexicana de Análisis de la Conducta, 24(1), 43-54.

http://dx.doi.org/10.5514/rmac.v1.i2.27090 [download]

 

Haydu, V. B., & Silva, M. T. A. (1997). Indução de comportamentos por esquemas: Análises metodológica e conceitual. Acta Comportamentalia, 5(1), 211-223http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/18264

[download]

 

Capítulos de livros

 

Haydu, V. B. & Souza, S. R. (2023). Reading and writing from the perspective of Behavior Analysis: Contributions from the UEL laboratories. In A. R. de Albuquerque, & R. M. de Melo (Eds.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension  (pp. 71–92). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-031-40868-7_3

 

Haydu, V. B., Carmo, J. S., Souza, S. R. de, Henklain, M. H. O., & Gris, G. (2023). Ensino e aprendizagem da matemática: contribuições do grupo Matemática e Análise do Comportamento (Matemac) In L. da R. Piccolo, J. F. de Salles, & V. G. Haase (Orgs.), Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisa brasileiras. (pp. 308-338). Hogrefe.

 

Haydu, V. B. & Costa, C. E. (2023). O método experimental no âmbito da Psicologia e da Análise do Comportamento. In A. R. Fonseca Jr & L. de F. Kirchner. (Orgs.). Comportamento em foco: reflexões teórico-filosóficas, metodológicas e aplicadas na análise do comportamento (Vol. 15, pp. 21-35). ABPMC.

 

Hayashi, E, A. P., Yamaura, L. P. M., & Haydu, V. B. (2023). Efeitos da aprendizagem da leitura e escrita sobre comportamentos de interação social. In A. R. Fonseca Jr & L. de F. Kirchner (Orgs.), Comportamento em foco: reflexões teórico-filosóficas, metodológicas e aplicadas na análise do comportamento (Vol. 15, pp. 129-144). ABPMC.

 

Borloti, E., Ramos, F. P, Haydu, V. B., Coutinho, A. P. M., Cajaiba, K. S., Barina, B. M., Diniz, T. F., Toribio, P. P. C., de Jesus, J. P. H. G., Ortiz, G. I., Oliveira, T. F., & da Silva, T. (2022). Evaluación funcional de la claustrofobia: Implicaciones para la planeación de escenarios de exposición virtual. In L. R. M. Morfín & C. J. Flores Aguirre (Orgs.), Psicologia Y Salud: Paradigmas de Investigación e Intervención (pp. 265-303). Universidade de Guadalajara.

 

Haydu, V. B. (2022). Uma vida dedicada à Análise do Comportamento. In B. A. Strapasson & A. Dittrich (Orgs.), História da Análise do Comportamento no Brasil em Autobiografia (Vol. 3, pp. 53-70). Juruá.

 

Haydu, V. B., Maia, N. N., Santana, G. S. G., Celli, L., Barros, M. E. F., de Macedo, R. P., Guimarães, R. A., Castro, T. C., & Melo, C. M. de (2022). Tecnologias comportamentais: Entrelaçando contingências para a educação ambiental. In A. R. Fonseca Jr & L. de F. Kirchner (Orgs.), Comportamento em Foco: análise do comportamento aplicada à saúde, educação e sociedade. (Vol. 14, pp. 100-108). ABPMC. [download]

 

Pessoa, C. V. B. B., & Haydu, V. B. (2022). Objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável no XXX Encontro da ABPMC. In A. R. Fonseca Jr & L. de F. Kirchner (Orgs.), Comportamento em Foco: análise do comportamento aplicada à saúde, educação e sociedade (Vol. 14, pp. 109-121). ABPMC. [download]

 

Haydu, V. B. & Souza, S. R. (2021). O modelo de redes relacionais no ensino de leitura e escrita: Contribuições de laboratórios da UEL. In A. R. de  Albuquerque & R. M. de Melo (Orgs.), Leitura e escrita sob a perspectiva da Análise do Comportamento (Vol.1, pp. 113-146). Oficina Universitária e Cultura Acadêmica. [download]

 

Haydu, V. B. & Balan, R. N. (2021). Tecnologias comportamentais para intervenção e prevenção: Contribuições da análise do comportamental. In A. R. Fonseca Jr. & L. de F. Kircher, & C. A. A. da Rocha, (Orgs.), Comportamento em foco (vol. 13, pp. 71-88). ABPMC. [download]

 

Haydu, V. B., Borloti, E., & Ramos, F. P. (2020). Relacionamentos interpessoais: Importância do vínculo e da conexão. In L. Weber & da Cunha, J. (Orgs.), Relacionamentos positivos na família (pp. 109-114). Juruá.

 

Baltar, J. G. da C., Rodrigues, A. S., Borloti, E., & Haydu, V. B. (2020). “Já vi essa história antes”: Rompendo com seus filhos o modo como seus pais interagiram com você.  In L. Weber & da Cunha, J. (Orgs.), Relacionamentos positivos na família (pp. 169-175). Juruá.

 

Borloti, E., Haydu, V. B., & Ramos, F. P. (2020). Incentivo de relações positivas como elemento de eficácia na prevenção escolar do uso de drogas. In L. Weber & da Cunha, J. (Orgs.), Relacionamentos positivos na escola (pp. 135-140). Juruá.

 

Martins, S. L. C. & Haydu, V. B. (2020). Psicologia do trânsito e um procedimento psicoterápico do medo e fobia de dirigir. In C. E. Costa, S. R. de Souza, V. B. Haydu (Orgs.), Psicologia: avaliação e intervenção analítico-comportamental (pp.215- 240). EDUEL.

 

Balan, R. N., Santini, G. J., Pereira, M. P., Silva, D. K., Haydu, V. B., & Martins, R. F. F.  (2019). Descarte de resíduos sólido em caçambas e alternativas: uma intervenção analítico-comportamental. In M. B. Sei (Org.), A clínica e suas interfaces com a justiça: cadernos de textos da IV Jornada de Práticas Clínicas em Psicologia (pp. 280-286). UEL. [download]

 

Haydu, V. B., Henklain, M. H. O., & Borloti, E. (2019). Aplicações da tecnologia de realidade virtual ao transtorno do espectro autista: Uma revisão da literatura. In P. S. Gioia (Org.), Estudos em análise do comportamento sobre transtorno do espectro autista (TEA) (pp. 143-179). EDUEL.

 

Haydu, V. B., Borloti, E., Nascimento, A. R., Valentim, L. B., & Melo, C. M. (2019). Análise de contingências de ensino presentes em jogos educativos: O exemplo do jogo Nossa Turma Contra Dengue. In A. L. Ferreira & P. B. Faleiros (Orgs.). Jogos comportamentais: análises e atuações em contextos do dia a dia (pp. 59-70). Imagine.

 

Haydu, V. B., & Borloti, E. (2019). Aplicações da realidade virtual na clínica psicológica. In R. Gorayeb, M. C. Miyazaki, & M. Teodoro (Orgs.), PROPSICO - Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde: Ciclo 3.1 (pp. 9-49). Artmed Panamericana.

 

Haydu, V. B., Souza, S. R. de, Carmo, J. S., Gris, G., & Henklain, M. H. O. (2019). Análise do Comportamento aplicada e tecnologias educacionais para o ensino de matemática e comportamento musical. In J. C. Luzia, J. G., N. Kienen, & S. R. de S. Arrabal Gil (Orgs.), Psicologia e análise do comportamento: pesquisa e intervenção (pp. 91-105). UEL. [download]

 

Pessoa, C. V. B. B., & Haydu, V. B. (2018). Relação entre os trabalhos apresentados no XXV Encontro da ABPMC e os objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. In D. Zilio (Org.), Comportamento em Foco: Práticas culturais, sociedade e políticas públicas (pp. 147-157). ABPMC. [download]

 

Tokumaru, R. S., Haydu, V. B., & Borloti, E. (2017). Centro Regional de Referência em Prevenção, Atenção e Reinserção - Álcool e Drogas (CRRESCES): Avaliação Geral. In E. B. Borloti, F. P. Ramos, & J. G. da C. Baltar. (Orgs.). Formação permanente na atenção ao usuário de álcool e outras drogas (pp. 7-27). Borloti. [download]

 

da Silva, K. P., Dantas, L. Z., do Nascimento, A. R, Melo, C. M., Haydu, V. B., & Pimentel, N. S. (2017). Repertório comportamental: Uma reflexão sobre o conceito. In D. L. O. Vilas Boas, F. Cassas, H. L. Gusso, & P. C. M. Mayer (Orgs.). Comportamento em foco (pp. 155-164). ABPMC. [download]

 

Camargo, J. Haydu, V. B., de Souza, F. S., & Moroz, M. (2015). Tecnologia comportamental para reduzir o esquecimento e auxiliar pessoas com doença de Alzheimer: estudos baseados no modelo da equivalência de estímulos. In C. M. de Melo, J. C. Luzia, N. Kienen, & S. A. Fornazari (Orgs.), Psicologia e análise do comportamento: saúde e processos educativos (pp. 21-29). Universidade Estadual de Londrina.

 

Haydu, V. B. (2014). O modelo da equivalência de estímulos na forma de jogos educativos para o ensino de leitura e escrita em contexto coletivo. In V. B. Haydu, S. A. Fornazari, & C. R. Estanislau (Orgs.), Psicologia e Análise do Comportamento: Conceituações e Aplicações à Educação, Organizações, Saúde e Clínica. (1. ed., Vol. 1). UEL. [download]

 

Haydu, V. B. (2012). Analise aplicada do comportamento: O que é, como fazer e o que tem sido pesquisado. In V. B. Haydu & Silvia R. de Souza (Orgs.), Psicologia comportamental aplicada: Avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte (Vol. 2, pp. 13-51). EDUEL.

 

Ferreira, A. C. M., Gris, G., de Oliveira, G. T., Alves, H. W., Haydu, V. B., Costa, C. E., & Souza, S. R. (2012). O uso de jogos como instrumentos para o ensino de princípios/conceitos de analise experimental do comportamento. In V. B. Haydu & Silvia R. de Souza (Orgs.), Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte (Vol. 2, pp. 271-295). EDUEL.

 

Haydu, V. B. , Kanamota, P. F. C. , & Costa, L. P. da . (2012). A contagem e a formação de classes de equivalência no desenvolvimento do comportamento conceitual numérico. In J. S. Carmo & M. J. F. X. Ribeiro (Orgs.), Contribuições da análise do comportamento à prática educacional (pp. 207-235). ESETec. [download]

 

Hessel, A., Borloti, E. B., & Haydu, V. B. (2012). O pensar e o sentir numa análise comportamental da ansiedade. In C. V. B. B. Pessoa, C. E. Costa, & M. F. Benvenuti (Orgs.), Comportamento em foco (vol. 1, pp. 283-292). ABPMC. [download]

 

Cunha, A. M. de S. M., Cunha, L. de S., Borloti, E. B., & Haydu, V. B. (2012). Arranjando contingências de reforço para o intraverbal no ensino programado da Análise do Comportamento: Um estudo a partir do Software Belief 3.0. In C. V. B. B. Pessoa, C. E. Costa, & M. F. Benvenuti (Orgs.), Comportamento em foco (vol. 1, pp. 143-156). ABPMC. [download]

 

Haydu, V. B., Pullin, E. M. M. P., Iégas, A. L., & Costa, L. P. da (2010). Solucionar problemas aritméticos: contribuições da análise do comportamento. In P. S. T. Prado & J. S. Carmo (Orgs.), Relações simbólicas e aprendizagem da Matemática (cap. 7, pp. 197-220). ESETec. [download]

 

Haydu, V. B., & Souza, S. R. (2010). Contribuições da análise do comportamento para o desenvolvimento de tecnologias de ensino. In F. N. Oliveira, P. M. Z. Alliprandini, & S. M. F. Meletti (Orgs.), A educação em reflexão: temáticas da formação de professores (v. 1, pp. 184-199). EDUEL. [download]

 

Haydu, V. B. (2009). Contribuições da análise experimental do comportamento ao ensino de resolução de problemas aritméticos. In I. de L. Batista, & R. F. do Salvi (Orgs.), Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática: um perfil de pesquisas (pp. 199-216). EDUEL. [download]

 

Ribeiro, M. J. L., & Haydu, V. B. (2009). Dificuldades de Leitura: capacitação de professores para a utilização de uma metodologia de ensino informatizada. In S. R. Souza & V. B. Haydu (Orgs.), Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação (pp. 113-135). EDUEL.

 

Haydu, V. B. (2009). Compreendendo os processos de interação do homem com seu meio ambiente. In S. R. Souza & V. B. Haydu. (Orgs.), Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação (pp. 9-35). EDUEL. [download]

 

Haydu, V. B., & de Paula, J. B. C. (2008). Análise do comportamento aplicada e a produção de tecnologia: implicações educacionais do paradigma da equivalência de estímulos. In W. C. M. P. da Silva (Org.), Sobre comportamento e cognição: análise comportamental aplicada (v. 21, pp. 243-257). ESETec.

 

Haydu, V. B. (2004). O que é operação estabelecedora? In C. E. Costa, J. C. Luzia, & H. H. N. Sant'Anna (Orgs.), Primeiros passos em análise do comportamento e cognição (v. 2, pp. 59-66). ESETec. [download]

 

Haydu, V. B. (2003). Aprendizagem, desenvolvimento e adaptação. In M. A. T. Zamberlan (Org.), Psicologia e Prevenção: Modelos de Intervenção na Infância e na Adolescência (pp. 103-139). EDUEL.

 

Haydu, V. B., & Tini, J. R. (2003). Ensino de leitura e informática na educação especial: um programa de capacitação de professores. In M. C. Marquezine, M. A. Almeida, & E. D. O. Tanaka (Orgs.), Capacitação de professores e profissionais para a educação profissional e suas concepções sobre inclusão (v. 8, pp. 47-59). EDUEL.

 

Haydu, V. B. (2003). O que é equivalência de estímulos? In C. E. Costa, J. C. Luzia, & H. H. N. Sant'Anna (Org.), Primeiros Passos em Análise do Comportamento e Cognição (v. 1, pp. 55-64). ESETec. [download]

 

Haydu, V. B. et al. (2002). Avaliação da discriminação contextual de significados das palavras-número: Um estudo com alunos de 5ª e 6ª séries. In G. M. Alvarenga (Org.), Avaliação: o saber na transformação do fazer (pp. 81-98). EDUEL. [download resumo]

 

Haydu, V. B. (2001). Comportamento verbal como construção social: implicações para terapia comportamental. In M. L. Marinho, & V. E. Caballo (Org.), Psicologia Clínica e da Saúde (pp. 225-243). APICSA. [download]

 

Haydu, V. B. et al. (2001). Dificuldades e facilidades produzidas pela forma de apresentação de problemas aritméticos com a incógnita em diferentes posições. In M.C. Marquezine, M. A. Almeida, & E. D. O. Tanaka (Orgs.), Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II (pp. 593-601). EDUEL.

 

Haydu, V. B. (1997). Comportamento adjuntivo em humanos: Uma análise crítica dos estudos de laboratório. In R. A. Banaco  (Org.), Sobre comportamento e cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento (pp. 414-422). ARBytes. [download]

 

Trabalhos completos em anais de eventos

 

Haydu, V. B., Rocha, M. M., Omote, L. C. F., Aggio, N. M., Vicente, P. Efeito do tamanho das redes relacionais na manutenção da aprendizagem: implicações educacionais. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL E VII SEMANA DE PSICOLOGIA, 2005, Maringá. Anais II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. 2005. p. 1-14. [download resumo]

 

Haydu, V. B., & de Paula, J. B. C. de. Estabilidade de equivalência de estímulos: efeito do número de tentativas de treino e do tamanho das classes. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL E VII SEMANA DE PSICOLOGIA, 2005, Maringá. Anais II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. 2005. p. 1-16. [download resumo]

 

Haydu, V. B., & Morais, L. P. Formação e manutenção de classes de estímulos equivalentes de diferentes tamanhos: um estudo com adultos da terceira idade. In II CONGRESSO INTERNACIONAL E VII SEMANA DE PSICOLOGIA, 2005, Maringá. Anais II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia. 2005. p. 1-15. [download resumo]

 

Maschio, M. T. F., & Haydu, V. B. Avaliação das condições de ensino e da formação do professor de Educação Física das séries iniciais do ensino fundamental. In: V ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2004, Curitiba. V ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. p. 1-14. [download resumo]

 

Maschio, J., & Haydu, V. B. Uma experiência de ensino: noções de amostra representativa e probabilidade durante um curso de estatística. In WORLD CONGRESS ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2004, São Paulo. World Congress on Engineering and Technology Education. 2004. p. 1386-1390. [download]

 

Iégas, A. L. de F., & Haydu, V. B. Arti-Fácil: software de resolução de problemas aritméticos de adição e subtração. In IV ANPED SUL - NA CONTRACORRENTE DA UNIVERSIDADE OPERACIONAL, 2002, Florianópolis. IV ANPED SUL - Na Contracorrente da Universidade Operacional. 2002. v. 4, p. 1-16. [download resumo]

 

Rocha, M. M., & Haydu, V. B. Procedimentos de ensino e manutenção do aprendizado: estratégias derivadas das pesquisas sobre formação de classes de estímulos equivalentes. In IV ANPED SUL - NA CONTRACORRENTE DA UNIVERSIDADE OPERACIONAL, 2002, Florianópolis. IV ANPEd Sul - Na Contracorrente da Universidade Operacional. 2002. v. 4, p. 1-15. [download resumo]

 

Tini, J. R., & Haydu, V. B. (2002). Um programa de capacitação para professores de educação especial: informática e equivalência de estímulos no ensino de leitura. In III CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDICIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Infantil. Londrina: UE,. v. 3, p. 535-539. [download resumo]

 

Anais de eventos

 

Anais do 7º Grupo de Estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 2º semetre de 2019 [download]

 

Anais do 6º Grupo de Estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 1º semetre de 2019 [download]

 

Anais do 5º Grupo de Estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 2º semetre de 2018 [download]

 

Anais do 4º Grupo de Estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 1º semetre de 2018 [download]

 

Anais dos 2º e 3º Grupos de Estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 2017 [download]

 

Anais do 1º Grupo de estudos em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas -2º semetre de 2016 [download]

 

Anais do 4º Seminário em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 2016 [download]

 

Anais do 3º Seminário em Análise do Comportamento: pesquisas experimentais, translacionais e aplicadas - 2015 [download]

 

Anais do Congresso Práticas Sociais Sustentáveis - 2014 [download]

 

Anais do III Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (III CPAC) - 2014 [download]

 

Anais do II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (II CPAC) - 2012 [download]