Exposição Longa Duração

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO
O Museu apresenta exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. Desenvolve projetos de planejamento museográfico como meio de comunicação entre museu, acervo e público.

EXPOSIÇÕES

Construção de Londrina
Apresenta uma leitura sobre a construção da comunidade londrinense, tendo o trabalho como conceito fundamental. A principal referência é a chegada ao norte do Paraná da Companhia de Terras Norte do Paraná, empresa colonizadora de origem inglesa, em 1929, quando se dinamizaram o desmatamento, o cultivo e o desenvolvimento urbano. A exposição apresenta o desenvolvimento da cidade em três momentos. O primeiro, quando a rusticidade da vida é evidenciada pelo ambiente que destaca a construção de palmito, a ambientação da casa de comércio típica do período, o escritório da companhia de terras, instrumentos de trabalho para a derrubada da floresta e o plantio. O segundo módulo trata do desenvolvimento urbano destacando a diversidade de origem dos migrantes e da variedade de ofícios que traduzem a construção da cidade: do relojoeiro ao dentista, do alfaiate ao fotógrafo, do pedreiro ao jornalista. No terceiro módulo Londrina é apresentada sob a ótica do desenvolvimento a partir do trabalho e do desenvolvimento de suas instituições e vida cultural. Objetos de uso cotidiano relativos à vida cultural sublinham a ideia de modernidade na indicação de aparelhos e instrumentos vinculados, ainda, à perspectiva da diversificação da atividade econômica da região em meados de 1970.

Patrimônio Ferroviário exposto na plataforma de embarque  Link fotos
O cenário de Locomotiva Baldwin 840, tender de abastecimento, carro pagador, carro de passageiros, troles

Presépio da Alfaiataria Dutra  Link fotos

O mês de dezembro nos anos de 1950 e 1960 possuía um atrativo especial para a população londrinense. O presépio da alfaiataria de Lauro Dutra Borges, com peças moveis, montado na vitrine do próprio estabelecimento na Rua Sergipe (atual Camelódromo de Londrina) fortalecia o espírito natalino, reunia e encantava crianças e adultos que formavam longas filas para apreciá-lo. O presépio foi restaurado e pode ser visitado no Museu Histórico de Londrina.

Galpão rural  Link fotos

Até os anos 1970 as fazendas de café predominavam na região. O cenário traz  instrumentos de trabalho no meio rural como o carro de boi, a trempe de café tropeiro, as máquinas usadas nas tentativas de deter os efeitos das geadas, entre outros.
Agendamento de visitas

 

Imagens