UEL


PROGRAMA DE VERÃO
2022
 


PGMAC

Minicursos

Como já é tradição, nossa proposta também conta com realização de minicursos ministrados por especialistas do departamento de matemática. Nesse contexto, objetivamos consolidar os conhecimentos dos alunos de pós-graduação, complementando a grade curricular do PGMAC, conforme segue.

  • MINICURSO 1
    TÍTULO: SEMIGRUPOS DE OPERADORES LINEARES
    RESUMO: Caracterizar quando um operador linear (em geral não-limitado) gera um semigrupo contínuo de operadores lineares é equivalente a dizer que uma equação diferencial é bem-posta no sentido de Hadamard. A grosso modo, nosso interesse nesse minicurso será determinar quando é possível definir a exponencial de um operador linear definido em um espaço de Banach de dimensão infinita.
    DOCENTE RESPONSÁVEL: Arthur Henrique Caixeta - Universidade Estadual de Londrina
    PERÍODO: 14/02/2022 - 17/02/2022
    HORÁRIO: 14h às 17h
    CARGA HORÁRIA: 12 horas
    FORMATO: Online (remoto de forma síncrona)
    OBSERVAÇÃO: Os interessados em participar deste minicurso deverão enviar um e-mail ao Prof. Dr. Arthur Caixeta (caixeta@uel.br) até 13/02/2022 solicitando a inscrição e informando nome completo e e-mail para cadastro no classroom do minicurso.

  • MINICURSO 2
    TÍTULO: UMA INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DINÂMICOS PRESENTES EM NEUROCIÊNCIA – MODELO DE HODGKIN-HUXLEY
    RESUMO: Este minicurso focará nos mecanismos responsáveis pela geração, processamento e transmissão de impulsos elétricos entre neurônios. Através da análise de uma série de experimentos mostraremos os passos necessários para compreender os processos eletroquímicos que ocorrem através da membrana neuronal e são responsáveis pela geração dos chamados spikes ou ações potenciais, i.e., impulsos elétricos autoregenerativos que se propagam em longas distâncias, sendo responsáveis pela comunicação entre neurônios. Será exibido em detalhes a primeira modelagem do processo de geração das ações potenciais, conhecido como modelo de Hodgkin-Huxley, e como a partir dele outros modelos podem ser construídos para descrever a dinâmica de geração de spikes com outras especificidades neuronais.
    DOCENTE RESPONSÁVEL: Paulo Fernando Coimbra Tilles - Universidade Federal de Santa Maria, RS
    PERÍODO: 02, 04 e 06/05/2022
    HORÁRIO: 14h30 às 16h30
    CARGA HORÁRIA: 12 horas
    FORMATO: Online (remoto de forma síncrona)
    OBSERVAÇÃO: Os interessados em participar deste minicurso deverão enviar um e-mail ao Prof. Dr. Paulo Tilles (paulo.tilles@ufsm.br) até 29/04/2022 solicitando a inscrição e informando nome completo e e-mail para cadastro no classroom do minicurso.

CAPES             CNPq          Funda��o Arauc�ria