MINICURSOS

  • Todos minicursos serão realizados na sexta-feira, dia 29 de julho de 2016.
  • Os minicursos de 1 a 5 ocorrerão de manhã, os minicursos de 6 a 11 no período da tarde. Assim, é possível para cada inscrito escolher até Dois (2) minicursos.
  • Cada minicurso tem um limite de 50 vagas.
  • Veja aqui as apresentações (powerpoint/pdf) do evento

Período Matutino

1. Ser mãe e ser mulher no Brasil do século XX

Local: Anfiteatro 103, CCH

  • Bruno Sanches Mariante da Silva

Ementa

Tomando em análise as grandes e profundas transformações sociais, sexuais e legais pelas quais as mulheres passaram no século XX, quer-se propor uma reflexão sobre as representações sobre as mulheres no século XX, assim como sobre o percurso do legislativo brasileiro no que diz respeito às mulheres. É capital também refletirmos sobre quanto ainda falta para as mulheres deixarem de ser vítimas da violência doméstica, receberem salários iguais aos dos homens, poderem optar por um aborto legal e seguro, entre várias outras reivindicações ainda pendentes na pauta feminista. Contudo, não se trata de uma história do direito no Brasil, mas de uma reflexão acerca de concepções sobre mulher, homem e seus papéis sociais, à luz das Constituições Federais e Códigos Civis e Penais.
Duração: 2h

Horário: 10:00h - 12:00h


2. Indicadores demográficos básicos para análise de políticas públicas

Local: Anfiteatro 102, CCH.

  • Cláudia Siqueira Baltar

Ementa

O conhecimento sobre a dinâmica demográfica de uma determinada localidade, cidade ou país, bem como sobre os seus determinantes e impactos, constitui-se numa ferramenta valiosa para a análise de políticas públicas. Diante disso, a proposta deste mini-curso é o de fornecer os conhecimentos iniciais sobre alguns indicadores demográficos selecionados, considerados básicos para a análise de políticas públicas: taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de fecundidade, razão de sexo, razão de dependência.
Duração: 4h

Horário: 8:00h - 12:00h


3. A Religiosidade Contemporânea e os Desafios Sócio-políticos

Local: Anfiteatro 104, CCH.

  • Edson Elias de Morais

Ementa

A Sociologia da religião como campo de investigação. As mudanças sócio-políticas e as mudanças religiosas. O mercado e os bens simbólicos. Neoliberalismo e o neopentecostalismo como “espírito do tempo”. Religião e a esfera pública.
Duração: 4h

Horário: 8:00h - 12:00h


4. Antropologia da Música

Local: Anfiteatro 105, CCH.

  • Giovanni Cirino

Ementa

Surgimento da etnomusicologia. Desenvolvimento conceitual e transformações contextuais da produção etnomusicológica. Breve contextualização histórica da etnomusicologia brasileira. Análise de diferentes exemplos sonoros (música de matriz africana).
Duração: 4h

Horário: 8:00h - 12:00h


5. Gênero e sexualidade: desafios atuais no contexto educacional

Local: Sala de Eventos, CCH.

  • Jacicarla Souza da Silva
  • Martha Ramírez-Gálvez

Ementa

A atual discussão sobre os Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação trouxe para a opinião pública o debate em torno da inclusão da dimensão de gênero e de orientação sexual nos planos de educação. É diante das diferentes declarações que vem sendo suscitadas em torno dessa temática que este minicurso propõe localizar tal debate e apresentar gênero como um conceito, amplamente consolidado nas ciências humanas e sociais, para estudar e analisar a produção e reprodução social das diferenças e das desigualdades sexuais em todas as sociedades. Pretende-se ainda debater a importância da inserção no ensino de temáticas vinculadas à equidade de gênero e diversidade sexual, como princípios fundamentais para o exercício democrático por meio do qual se busca combater discriminações, exclusões e violências para uma existência digna de todas as pessoas.
Duração: 4h

Horário: 8:00h - 12:00h


Período Vespertino

6. (R)existências, experiências geracionais e culturas juvenis

  • Leila Sollberger Jeolás

Local: Anfiteatro 103, CCH.

Ementa

Contribuir para o desafio de compreender as juventudes atuais, em razão das profundas transformações sociais ocorridas no mundo contemporâneo e da profusão de experiências locais e globais compreendidas através dessa categoria social.
- Apresentar estudos sobre práticas e manifestações juvenis com o intuito de discutir formas atuais de resistência aos padrões e coerções societárias dominantes.
- Abordar orientações teóricas no campo das teorias da prática que atuam nesta área de estudos.
Duração: 4h

Horário: 14:00h - 18:00h


7. O Trabalho escravo no Brasil atual e as políticas de erradicação

Local: Anfiteatro 104, CCH

  • Maria José de Rezende
  • Rita de Cássia Rezende
  • Ronaldo Baltar

Ementa

As formas de trabalho escravo contemporâneas. As políticas de erradicação. Os procedimentos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário no combate ao trabalho escravo atual. As ações no interior da sociedade civil na luta contra o trabalho escravo.
Duração: 4h

Horário: 14:00h - 18:00h


8. Avatar: fonte de inspiração para um imaginário de (in)sustentabilidade planetária

Anfiteatro 105, CCH

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva
  • Giovana Bazzo Cavassani
  • Glicia Thalita Carvalho da Silva

Ementa

O longa-metragem Avatar; Definição integradora de sustentabilidade; Sustentabilidade e universo; Sustentabilidade e sociedade; Sustentabilidade e desenvolvimento; Desenvolvimento sustentável; A exploração da Lua Pandora, em Avatar, comparada à exploração da Terra e de outros astros do Sistema Solar, pela NASA.

Horário: 14:00h - 18:00h


9. Processos constitutivos da língua falada.

  • Paulo de Tarso Galembeck

Cancelado

Com pesar, a Comissão Organizadora do XI SEPECH comunica o cancelamento do Minicurso 9, em virtude do falecimento do Prof. Paulo de Tarso Galembeck, no dia 3 de maio de 2016. Colega que nos deixa com saudades e profunda admiração por sua dedicação apaixonada ao ofício de professor.


10. Teatro político

Local: Anfiteatro 106, CCH

  • Sonia Pascolati

Ementa

O elemento político no teatro do século XX a partir da obra de dramaturgos estrangeiros (Bertolt Brecht e José Mena Abrantes), nacionais (Oswald de Andrade, Augusto Boal e Plínio Marcos) e locais (Nitis Jacon – Grupo Proteu).
Duração: 4h

Horário: 14:00h - 18:00h


11. Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget

Local: Anfiteatro 107, CCH

  • Vicente Eduardo Ribeiro Marçal

Ementa

Apresentar como, na Epistemologia Genética de Jean Piaget, são construídas as estruturas necessárias à aquisição do conhecimento, partindo de um sujeito inexistente, para si mesmo, bem como da inexistência dos objetos, para esse sujeito, em direção a um sujeito consciente de si e do real que o cerca e sua influência.
Duração: 4h

Horário: 14:00h - 18:00h