go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • Início
  • Histórico
  • Anais Eventos Anteriores
    • 2015
    • 2017
      • Apresentação Anais 2017
      • Sumário Anais 2017
    • 2019
      • Índice de Eixos
        • 1. Educação e Infância;
        • 2. Educação Básica;
        • 3. Educação Superior;
        • 4. Educação Inclusiva;
        • 5. Educação e suas linguagens;
        • 6. Educação em diferentes contextos, tempos e espaços;
        • 7. Educação, história, filosofia;
        • 8. Educação e Política;
    • 2022
  • Contato
2. Educação Básica;
 
Relação de Trabalhos Aprovados
Eixo: 2 Educação básica
 
Título: A AUSÊNCIA DO TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ 
Autoria: Viviani Aline Alves Galvão; Sonia Pascolati  
 
Título: A AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA A SERVIÇO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Autoria: Tatiana Une Ramos; Ynara Victoria Borges Santos; Dirce Aparecida Foletto de Moraes 
 
Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O JOGO DE REGRAS MANCALA
Autoria:Maria Fernanda Maceira Mauricio; Sidney Lopes Sanchez Júnior; Francismara Neves de Oliveira 
 
Título: A CRÔNICA “OS LIVROS DA NOVA ERA”: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Autoria: Francielle Nascimento Merett; Geuciane Felipe Guerim Fernandes; Nathalia Martins; Sandra Aparecida Pires Franco 
 
Título: A DANÇA URBANA/HIP-HOP NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO A BNCC (2017): UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Autoria: Yasmin Dolores Lopes; Ana Paula Franciosi 
 
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II SEGUNDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017)
Autoria:Yasmin Dolores Lopes; Ana Paula Franciosi 
 
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A REALIDADE DO ESTUDANTE EM SEU PROCESSO FORMATIVO: EXPERIÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autoria: Gabrielly Caroliny Silva Missão; Dirce Aparecida Foletto de Moraes  
 
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS DESAFIOS ACERCA DO SEU CONHECIMENTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Autoria: Dieile Schaiane Fleck; Patricia Simone Roesler
 
Título: A PERSONAGEM FEMININA NOS CONTOS DE FADAS
Autoria: Mikaela Francielle Alves; Rovilson José da Silva 
 
Título: A PRÁTICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A RELAÇÃO COM AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autoria: Adrielly Rocateli; Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos Barbosa; Rosangela Miola Galvão; Sandra Aparecida Pires Franco 
 
Título: A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA MEDIADORA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS
Autoria: Eládia Renata da Silva Martins; Dirce Aparecida Foletto de Moraes
 
Título: A TEORIA PIAGETIANA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO FUNTAMENTAL I
Autoria: Guilherme Aparecido de Godoi; Francismara Neves Oliveira 
 
Título: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES NA ESCOLA: UM ESTUDO BASEADO NA PÓS-MODERNIDADE
Autoria: Egláia de Carvalho; ANDRADE, Mariana A. B. S. 
 
Título: ANÁLISE DE PRODUÇÃO ESCRITA DE LENDAS FOLCLÓRICAS
Autoria: Nathália Hernandes Turke; Hemilyn da Silva Meneguete; Virgínia Iara de Andrade Maistro; Marinez Meneghello Passos 
 
Título: ANÁLISE DESCRITIVA DA MOTIVAÇÃO EM AMOSTRAS ESCOLARES
Autoria: Roberta Rosseti Flor da Rosa Santos 
 
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PERIODO DE ALFABETIZAÇÃO
Autoria: Nubia Fernandes de Alvarenga; Rovilson José da Silva 
 
Título: BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL DE LONDRINA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO LEITORA
Autoria: Simone Steffan Retkva UEL; Tatiane Cigott Figueiredo Moritz; Rovilson J. da Silva; Greice Ferreira da Silva 
 
Título: CONCEPÇÃO DE AULAS ABERTAS EXPERIMENTADA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESTADO DA ARTE
Autoria: Ana Paula Franciosi; Vânia Matias de Souza
 
Título: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UENP
Autoria: Natalia Jennifer Dionizio de Brites; Paula Marcella Guergolet; Juliana Telles Faria Suzuki; Sandra Regina dos Reis 
 
Título: CONTEXTO ESCOLAR: ESPAÇO DE DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS “NORMALIDADES” E “DIVERSIDADES” ALI EXISTENTES
Autoria: Felipe dos Santos Machado Pereira; Giovanna Camargo do Carmo; Virginia Iara de Andrade Maistro; Vinicius Colussi Bastos 
 
Título: CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Autoria: Cristiane Katsue Miyazaki Nishiyama; Helenara Regina Sampaio Figueiredo 
 
Título: DA NECESSIDADE DE DIZER AO GÊNERO DISCURSIVO CARTA: CONFRONTANDO “MUNDOS” E LINGUAGEM
Autoria: Paulo Alexandre Filho
 
Título: DIVERSIDADES NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA /PIBID DA UNOPAR NA EJA
Autoria: Ketelyn Cristina Bitencourt; Larissa Geovana Pereira Miguel; Maria Eduarda da Silva; Okcana Battini 
 
Título: EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
Autoria: Nathalia Martins; Nagela Martins 
 
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: APONTAMENTOS PARA O ENSINO
Autoria: Jéssica Félix da Silva Lima; Ana Cláudia Saladini 
 
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA E A GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autoria: Walquiria Batista de Andrade; José Augusto Victória Palma 
 
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE ENSINAR: APRESENTANDO PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS
Autoria: Maira Stefani Gonçalves; Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma; Jose Augusto Victoria Palma 
 
Título: ENSINO DE ARTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Autoria: Andressa Tatielle Campos; Diene Eire de Mello 
 
Título: ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: AVANÇO OU RETROCESSO?
Autoria: Natália Navarro Garcia; Marilda Andrade dos Santos; Marta Silene Ferreira Barros; Priscila Cordeiro 
 
Título: ESCOLA, ADOÇÃO, ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autoria: Gilmara Lupion Moreno; Maria Vitória Braga Sudario; Vanessa Dantas Vieira 
 
Título: ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: UMA PESQUISA PARTICIPANTE
Autoria: Matheus Guilherme Lima Favoreto; Sérgio Inácio Torres 
 
Título: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM ESCOLARES BRASILEIROS
Autoria: Maria Fernanda Cunha Oliveira; Katya Luciane de Oliveira 
 
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO: ORIENTAÇÕES PARA O 5° ANO.
Autoria: Natália Raquel de Campos; Tatiana Aparecida Baptilani Zirondi; Dayanne Vicentini 
 
Título: FORMAÇÃO DE LEITOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Autoria: Tatiane Cigott Figueiredo Moritz; Greice Ferreira da Silva 
 
Título: HISTÓRIAS DILEMÁTICAS COMO MEIO DE COMPREENSÃO E INTERVENÇÃO SOBRE JUÍZOS MORAIS DE ESTUDANTES
Autoria: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Francismara Neves de Oliveira  
 
Título: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autoria: Vanessa Fernanda Mayrinck 
 
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Autoria: Otávio Vinicius Carniato Milanesi; Tatiana Alves; Vitor Oliveira Gutuzzo; Mariana A. Bologna Soares de Andrade
 
Título: INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DO PERÍODO INTEGRAL NO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA (2019), NA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA
Autoria: Aldrean Thais Ribeiro Eduardo 
 
Título: JOGOS: IMPORTANTE INSTRUMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Autoria: Hérica Denise Araújo Costa; Patrícia Dayane Lima; Juliana Telles Faria Suzuki; Sandra Regina dos Reis 
 
Título: LITERATURA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO HUMANIZADOR, À LUZ DAS PERSPECTIVAS DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO
Autoria: Aline Jéssica Vilas Boas Soares Bernardes; Vânia Alboneti Terra Dias; Sandra Aparecida Pires Franco 
 
Título: LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Autoria: Elisiane Cristina Costa; Rovilson José da Silva
 
Título: LEITURA LITERÁRIA E A CRIANÇA NA ESCOLA
Autoria: Simone Steffan Retkva; Rovilson José da Silva 
 
Título: LEITURA LITERÁRIA: uma proposta didática a partir do conto “Holocausto”
Autoria: Geuciane Felipe Guerim Fernandes; Francielle Pereira Nascimento; Nathalia Martins; Sandra Aparecida Pires Franco 
 
Título: LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DAS PROFESSORAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Autoria: Adrielly Rocateli; Pâmela Cristina Guslen Rufino dos Santos Barbosa; Sandra Aparecida Pires Franco 
 
Título: MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Autoria: Aline Guilherme Maciel Santos 
 
Título: OS CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Autoria: Bianca Emanuele Ilkiu França; Ana Cláudia Saladini 
 
Título: O Bom Professor na percepção de alunos de uma escola pública de Londrina
Autoria: Dayanne Canavarro Simões Baggio; Fábio Luiz da Silva 
 
Título: O CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LINKANDO POSSIBILIDADES E ABORDAGENS 
Autoria: Paulo Alexandre Filho
 
Título: O CONTEXTO ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DE DISCUSSÃO, REFLEXÃO E MEDIAÇÃO DE TEMAS ESSENCIAIS NA VIDA DOS ESTUDANTES.
Autoria: Cristina Irene Aparecida Vieira Abate; Virginia Iara de Andrade Maistro 
 
Título: O ENSINO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autoria: Amanda Mendes Cordeiro Santos; Dirce Aparecida Foletto de Moraes
 
Título: O ENSINO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Autoria: Marisa Tomaz de Oliveira; Thainá Lima de Souza; Sandra Regina dos Reis; Juliana Teles Suzuki 
 
Título: O JOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE CONCEITOS 
Autoria: Ana Maria de Almeida; Gabrielly Caroliny Silva Missão; Dirce Aparecida Foletto de Moraes 
 
Título: O PAPEL DA ESCOLARIZAÇÃO NA SUPERAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPONTÂNEO PARA O ELABORADO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autoria: Dayanne Vicentini; Tatiana Aparecida Baptilani Zirondi; Natália Raquel de Campos
 
Título: O UNIVERSO DOS SABERES DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF GOIÁS – CAMPUS URUAÇU
Autoria: Wolney Heleno de Matos 
 
Título: O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
Autoria: Bruna Lauana Crivelaro  
 
Título: OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Autoria: Mariana Vaitiekunas Pizarro; Karen Alves de Andrade; Carolina Vaitiekunas Pizarro
 
Título: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autoria: Miriam Talita Magalhães Soares; Andreia Maria Cavaminami Lugle 
 
Título: PERCURSO FORMATIVO NA DOCÊNCIA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID
Autoria: Jhenifer Licero Schuete Silva; Vitória de Araujo Zanchetti; Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais 
 
Título: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO A RESPEITO DA VIVÊNCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Autoria: Jefferson Sussumu de Aguiar Hachiya; Marinez Meneghello Passos 
 
Título: PCNs X BNCC E O CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autoria: Elisabete A. Alves Soares; Maria Elisabette Brisola Brito Prado; Fátima A. da Silva Dias 
 
Título: POTENCIALIDADE DA INSERÇÃO DO VESTUÁRIO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR NAS FASES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoria: Julia Garcia Barbosa; Maria Antônia Romão da Silva 
 
Título: PRÁTICA DE ENSINO DA GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Autoria: Marilene Cesário; Ana Maria Pereira 
 
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM LONDRINA Pr.
Autoria:Jackeline Zanetti de Oliveira; Daiana Gouveia da Cruz; Samea Fernanda Valencio da Silva; Marlizete Cristina Bonafini Steinle 
 
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM COM NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA 
Autoria: Cilio José Volce; Adriana de Fátima Carniélli; Claudete Cargnin 
 
Título: REGISTRO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Autoria: Maria Eduarda de Alvarenga; Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais 
 
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS SIGNIFICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA
Autoria: Gislaine Gomes Granado Sanches; Elisa Maria Costa Biguetti; Thaiz da Silva Bento Salsedo; Marlizete Cristina Bonafini Steinle 
 
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DAS EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autoria: Rodrigo Alexandre Cavalarini Faustino; Heloiza Mascarenhas Gomes; Dirce Aparecida Foletto de Moraes 
 
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Autoria: Joseane Dias Monteiro Craveiro; Marlizete CristinBonafini Steinle 
 
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM ALUNOS DE 1° E 2° ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LONDRINA
Autoria: Amanda Cristiane Facio; Amanda Oliveira Magro; Emilly Stephani; Dirce Aparecida Foletto 
 
Título: UMA INTERVENÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria: Lucas Dieguez; Nayla Beatriz Fabri
 
Título: USO DO FEEDBACK NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM DOCENTES
Autoria: Isadora Cunha Pivoto; Thais Fernanda Leme Crispim; Edneia Peres Hayashi 
 
Título: VISITAS DE ESTUDOS A ESPAÇOS DESTINADOS À LEITURA NA INFÂNCIA EM LONDRINA
Autoria: Beatriz Sert Ferreira; Cintia de J. Miyada; Cristina de Cássia Pain; Simone Steffan Retkva; Rovilson J. da Silva; Greice Ferreira da Silva 
 
CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
  • PROITI
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Assessoria de Tecnologia da Informação
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL