6. NORMAS GERAIS - POR EXTENSO
6.1 Submissão de Trabalho (resumo expandido)
a) Todos os inscritos como APRESENTADORES DE TRABALHOS são obrigados a anexar o seu Resumo Expandido, no ato da inscrição no Sistema SIGEC da UEL;
b) A inscrição de trabalhos desenvolvidos em equipe é limitada a 2 (dois) apresentadores, 1 (um) orientador(a) e 5 (cinco) autores. Os apresentadores de trabalhos também devem inserir os seus nomes na lista de autores;
c) Os nomes do orientador e dos autores deverão ser incluídos no ato da inscrição para que esses dados constem corretamente no certificado. Não serão aceitos os pedidos de alteração de certificados devido ao não preenchimento correto;
d) A inscrição será efetivada com a inserção do Resumo Expandido e com o pagamento da taxa de inscrição, dentro dos prazos estabelecidos;
e) O modelo do Resumo Expandido está disponível no MENU: MODELOS;
f) O conteúdo apresentado no Resumo Expandido é de inteira responsabilidade de seus autores.
g) Não poderão ser submetidos trabalhos já apresentados em outras edições ou trabalhos que caracterizem plágio ou autoplágio. Os responsáveis responderão às normas definidas pela UEL sobre o assunto.
h) O Resumo Expandido a ser submetido, no ato de inscrição, deverá ser previamente apreciado e conferido pelo orientador e/ou coordenador do projeto/programa;
i) Os autores deverão verificar o atendimento às normas do evento, inserir as agências/fontes de financiamento e realizar a revisão ortográfica;
j) O envio do Resumo Expandido deverá ser realizado por meio do sistema SIGEC (https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=6717), no momento da inscrição, impreterivelmente, até o prazo delimitado. O arquivo deve estar no formato .doc ou .docx, ser salvo com o nome do apresentador e parte inicial do título do resumo.
k) O Resumo Expandido deverá ter até 4 páginas; A4; com espaço de 1,5 entre linhas; fonte Arial, tamanho12; tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão word). As indicações para as Margens são: superior e esquerda (3,0 cm); inferior e direita (2,0 cm).
l) Do cabeçalho, deverá constar o título do trabalho, o nome dos autores e a instituição (espaço simples, Arial, corpo 12). O nome do apresentador do trabalho deverá ser informado no rodapé, conforme o modelo disponibilizado na página do evento;
m) O corpo do resumo expandido deve seguir o modelo disponibilizado na página. As citações bibliográficas e a lista de referências precisam seguir as normas da ABNT;
n) Após o encerramento do prazo de inscrição, o apresentador poderá substituir o arquivo do Resumo Expandido anexado na inscrição, SOMENTE para atender ao pedido de correção do Comitê Avaliador, por meio do Sistema SIGEC de Inscrição;
o) O Resumo Expandido deverá ser conferido, antes da postagem final, quanto ao atendimento das Normas do Evento, e, aqueles que não estiverem de acordo com as mesmas serão recusados pelo Comitê Avaliador, sem direito à devolução da taxa de inscrição;
p) No Resumo Expandido deverá constar a citação nominal e os agradecimentos às agências de fomento pela viabilização do projeto ou programa de extensão.
6.2 Apresentação Oral de Trabalhos
6.2.1 Considerações Gerais
a) Terão direito à apresentação de trabalhos, somente os autores que cumprirem todos os requisitos exigidos para efetivação da inscrição, conforme divulgação na página do evento, e tiverem os seus resumos expandidos aceitos pelo Comitê Avaliador.
b) Somente receberão os certificados como apresentadores (máximo dois por trabalho), os estudantes que participarem efetivamente da apresentação do trabalho desenvolvido.
c) Os certificados de apresentação de trabalhos serão disponibilizados on-line. O link de acesso será encaminhado ao e-mail informado no ato da inscrição.
d) Deverá ser recolhida a taxa de inscrição para cada apresentador de trabalho inscrito, inclusive para as apresentações em dupla.
6.2.2 Sessão de Comunicação Oral e Roda de Conversa
a) As apresentações serão realizadas no dia 22 de novembro de 2022, em três ou quatro sessões, de acordo com o número de trabalhos aprovados pelo Comitê Avaliador.
b) Os Bolsistas e não Bolsistas, inscritos como Apresentadores de Trabalhos, deverão fazer a apresentação na Sala definida pela Comissão Organizadora, que serão informadas, de acordo com o cronograma do evento.
c) Os horários de apresentação dos Trabalhos serão divulgados na página do evento, após a avaliação e seleção pelo Comitê Avaliador.
d) O Bolsista não poderá, em hipótese alguma, ser substituído em sua apresentação de trabalho;
e) Todas as salas de apresentação contarão com um Monitor e um Moderador/Avaliador, ao qual caberá a responsabilidade pela condução e orientação das apresentações e, também, pela avaliação dos trabalhos apresentados;
f) O título do trabalho a ser apresentado deverá ser o mesmo informado no ato da inscrição e no Resumo Expandido;
g) O Apresentador de Trabalho regularmente inscrito que não comparecer na sala de apresentação, na data e período programados, perderá o direito ao Certificado e à inclusão do Trabalho nos Anais do Evento;
h) As apresentações orais serão realizadas por sessões de até seis trabalhos, organizados por área temática e afins, conforme a indicação feita no ato da inscrição;
i) As apresentações orais de cada trabalho serão de até 10 (dez) minutos, inclusive em dupla. O monitor da sala controlará o tempo e a presença dos apresentadores de trabalhos;
j) Ao final de todas as apresentações de cada sessão, será reservado tempo para Roda de Conversa e troca de experiências entre os apresentadores e ouvintes;
k) Os apresentadores deverão permanecer na sala até o final da Roda de Conversa da sua sessão. Para ter direito ao certificado, o apresentador precisará, também, participar da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda do Por Extenso.
6.3 Comitê Avaliador de Trabalhos
a) O Comitê Avaliador dos Trabalhos será composto pelos Coordenadores das Áreas Temáticas e/ou de Comissão de Extensão de Centro e por, no mínimo, mais dois docentes extensionistas convidados para auxiliar na avaliação dos Resumos Expandidos.
b) As áreas temáticas são: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.