go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • V Jornada de Didática - IV Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • Apresentação
  • Ensalamento - V Jornada de Didática - IV Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • Programação
  • Inscrição
  • Eixos Temáticos
  • Normas para a apresentação do trabalho – Resumo Expandido
  • Templante - Resumo Expandido
  • Normas para a apresentação de Vídeo
  • Normas para Apresentação Oral
  • Blog
  • 2012 - Anais da I Jornada de Didática e do I Fórum de Professores de Didática do Estado do Paraná
  • 2013 - Anais da II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD - Docência na Educação Superior: Caminhos para uma práxis transformadora
  • 2014 - Anais da III Jornada de Didática: Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • 2017 - Anais da IV Jornada de Didática: Docência na Contemporaneidade e III Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • 2018 - Anais da V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência
  • Certificados
2018 - Anais da V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência

 

RESUMOS EXPANDIDOS

 

Eixo 1: Didática e formação de professores na Educação Básica

 

A BIBLIOTECA ESCOLAR E SUA FUNÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

A GINÁSTICA NA ESCOLA: ORGANIZAÇÃO DOS SABERES CURRICULARES

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA EM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA ALIMENTACAO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

A INFLUÊNCIA DA MODELIZAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A PERSONAGEM FEMININA NA LITERATURA INFANTIL

A PRÁTICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A RELAÇÃO COM AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ROTINA PEDAGÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

ANÁLISE DE UM PLANO DE AULA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DOS PROFESSORES

BLACK POWER E AÇÕES AFIRMATIVAS UMA PROPOSTA DE EMPODERAMENTO A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS E ATIVIDADES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR/MIRIM

BOAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE LONDRINA: CONTEXTO, PERFIL DOCENTE E ARTEFATOS UTILIZADOS

CONTEÚDO, FORMA E DESTINATÁRIO: A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA

CONTEÚDO, FORMA, DESTINATÁRIO: OS DESAFIOS DA DIDÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS RE(PENSAR) O CURRÍCULO E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

DESAFIOS DA PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO BRINCAR COMO UMA ESPECIFICIDADE DA CRIANÇA

DIDÁTICA EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: AS ATIVIDADES EM PLANETÁRIOS

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESPAÇOS COLETIVOS

É POSSÍVEL AMPLIAR A PRÁTICA DE DALCROZE COM A PERSPECTIVA DE LABAN?

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR: A VISÃO DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS

ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ESTRUTURAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA COM A TEMÁTICA “VIDA EXTRATERRESTRE”

FORMAÇÃO DE LEITOR PARA O ATO DE LER: REPENSAR, PLANEJAR E EXECUTAR

INTEGRAÇÃO AVALIATIVA: MAPAS CONCEITUAIS E PRODUÇÕES TEXTUAIS, CAMINHOS PARA A ORGANIZAÇÃO E EXPRESSÃO DE CONHECIMENTOS

JOGOS EM CONTEXTO EDUCACIONAL – UMA PROPOSTA DE PEDAGÓGICA DE TRABALHO EM EQUIPE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

LEITURA E VISÃO DE MUNDO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS A PARTIR DA CATEGORIA CONTEÚDO E FORMA

LITERATURA E CULTURA DE MASSA: POR QUE LER OS CLÁSSICOS?

LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR: UM OLHAR PARA O ALUNO DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA A AÇÃO DOCENTE

MICHAEL FOUCAULT E O CLUBE DOS CINCO: PROPOSTAS PARA UMA DIDÁTICA MAIS PRÓXIMA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

NOVOS DIÁLOGOS SOCRÁTICOS: UMA EXPERIÊNCIA DO FILOSOFAR

O BRINCAR NO ENSINO NÃO FORMAL RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA PROJETO BRINCART

O ESPAÇO QUE EDUCA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UMA ANÁLISE DO AMBIENTE FÍSICO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM O PROTAGONISMO INFANTIL

O LIVRO DIDÁTICO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES

O TRABALHO COLABORATIVO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA INFÂNCIA: UMA BREVE ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O UNIFORME DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO USO FUNCIONAL COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

O USO DO MÉTODO CIENTÍFICO NA PREVENÇÃO DA DENGUE

PLANEJAMENTO COMO FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

PRÁTICAS DE ENSINO E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE INTERCÂMBIO BRASIL-ARGENTINA

PRÁTICAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

PRÁTICAS EDUCACIONAIS E METODOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO - VIVÊNCIAS EM UM COLÉGIO ESTADUAL NA CIDADE DE LONDRINA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A LEITURA LITERÁRIA E A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

PROJETO ABC: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL

PROJETO OFICINAS PEDAGÓGICAS: ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINAR E APRENDER

REGIME MILITAR E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

REPRESENTAÇÕES DOCENTES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR PARA A TRANSFORMAÇÃO

RESSIGNIFICANDO O BRINCAR PARA ALÉM DO CONSUMO

SABERES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE QUE CURSA MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SITUADA NA CIDADE DE LONDRINA

TECNOLOGIAS DIGITAIS E A ATUAÇÃO DO ESTUDANTE

TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

TEORIA E PRÁTICA NA AÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DA LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA

UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA: GRUPO FOCO E FORMAÇÃO FORNECIDA PELA SEED

XADREZ DO LÚDICO AO TRADICIONAL: PRÁTICAS SÓCIO EDUCATIVAS

 

Eixo 2: Didática e formação de professores na Educação Superior

 

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

A DIDÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

A DOCÊNCIA E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO

A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ (2015 A 2018): IMPLICAÇÕES DO IDEÁRIO DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS

A EUCINÉTICA DE RUDOLF LABAN COMO UM FACILITADOR NO APRENDIZADO DE REGÊNCIA MUSICAL

A FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: CONSTRUÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS

A LEITURA DE IMAGEM: UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

A PESQUISA CIENTÍFICA COMO MÉTODO PARA REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

A PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

A PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE

ANIMAÇÃO DIGITAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA NO CONTEXTO REAL DO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DIDÁTICA E PROFISSIONAL: VISÃO DE SEUS DISCENTES

CURRÍCULO E METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ENTENDIMENTO DA GINÁSTICA PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEL

ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SURDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FOPE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS DA UEL: DEBATES, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS

FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA OS PROFESSORES FORMADORES

GRUPO DE ESTUDOS EM PRÁTICAS DE ENSINO/GEPE: REPENSAR E RESSIGNIFICAR O FAZER DOCENTE DA UEL

GRUPO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL: PROPOSTA DIDÁTICA DE ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE FISIOTERAPIA

INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O CONCEITO DE PRÁXIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA BREVE ABORDAGEM ECLÉTICA E VISIONÁRIA PARA O CURSO DE DIREITO NA ATUALIDADE

O ENFERMEIRO PROFESSOR E A SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

O FAZER PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

O USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO COM OS COORDENADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

OFICINAS DE GERENCIAMENTO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:  CONTRIBUIÇÕES DE UM SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO: POSSIBILIDADES PARA A REFLEXÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PRÁTICAS DE ENSINO E DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES/REFLEXÕES DO LENPES/UEL (LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE SOCIOLOGIA)

PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS METODOLÓGICAS: UM OLHAR DAS LETRAS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPOMENTE CURRICULAR

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DE INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS EM CURSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: COMPREENSÃO DO CORPO DOCENTE NA SUA FINALIDADE DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR

UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

VIVÊNCIAS PROPORCIONADAS PELA DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADE PARA A PRÁXIS DOCENTE

 

Eixo 3: Temas contemporâneos na Educação

 

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA

A CULTURA MIDIÁTICA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DO CONSUMO: APONTAMENTOS CRÍTICOS

A DIMENSÃO ÉTICA DA PRÁTICA DEMOCRÁTICA DO PROFESSOR SEGUNDO PAULO FREIRE

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO DA UNESCO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A TRANSIÇÃO PARA O SÉCULO XXI

A ESCOLA, AS CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ESTUDANTES ANGOLANOS EM PROGRAMAS DE CONVÊNIO ENTRE ANGOLA E BRASIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

A LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A MEDIAÇÃO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DIALÉTICO-PEDAGÓGICA ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A MEMÓRIA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM DA ESCRITA

A POSIÇÃO DE PIERRE BOURDIEU FRENTE AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO ESCOLAR

A PRÁXIS A COMO UM ELEMENTO CENTRAL DO PROCESSO EDUCATIVO

A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: TEORIAS DA CARÊNCIA CULTURAL, DIFERENÇA CULTURAL E DESENCONTRO CULTURAL

A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A REPRODUÇÃO DO CAPITAL

ANÁLISE DIDÁTICA: GRAMÁTICA COMPARATIVA E NEOGRAMÁTICA

ANÁLISE DOS DETERMINANTES EM UM CONTO LITERÁRIO: POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO

AS ATRIBUICOES DO PEDAGOGO GESTOR/COORDENADOR NO BRASIL, SEUS OBJETIVOS, EIXOS E RELACÃO COM A COMUNIDADE

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO REGIME ABERTO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “ESCOLA ÚNICA”: ANÍSIO TEIXEIRA E O MOVIMENTO RENOVADOR PELA EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DO PAPEL DO PROFESSOR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

DEBATE ENTRE PÚBLICO E PRIVADO: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL

DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ANÁLISE DOS CONCEITOS DE DIDÁTICA E PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO: O CASO DA SALA DE AULA INVERTIDA

EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE SEMIFORMAÇÃO: APONTAMENTOS À LUZ DA TEORIA CRÍTICA

ESTRATÉGIAS DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE

FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - CAMPUS APUCARANA

FIES: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E FINANCIAMENTOS PÚBLICOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADAS DE LONDRINA-PR NOS ANOS DE 2010 A 2015

IMAGENS DA VELHICE NO CINEMA

INDÚSTRIA CULTURAL E O TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO LÚDICA COM CRIANÇAS

INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROPOSIÇÕES DO RELATÓRIO DELORS

KRUPSKAIA: UMA MULHER A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DOS TRABALHADORES

NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: BENEFÍCIOS OU LIMITAÇÕES?

O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: INFLUÊNCIAS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA INFÂNCIA E NO “SER” CRIANÇA

O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE LONDRINA: UM RELATO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DA PRÉ-ESCOLA

O CONCEITO DE “COMPETÊNCIAS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO

O INTERESSE DOS EMPRESÁRIOS PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO CURSO JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS

O PAPEL DO PEDAGOGO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

O PLANEJAMENTO NA GESTÃO ESCOLAR: SUAS CONTRADIÇÕES

O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA PELA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PEDAGOGIA EMPRESARIAL

PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO POLÍTICO PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

PROBLEMATIZAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR EM CINCO IEES/PR

“QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: E SUAS RELAÇÕES COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE”

REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

REFORMAS E EDUCAÇÃO: ALGUMAS COSIDERAÇÕES

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO:

CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE

ROSA LUXEMBURGO: UMA MULHER NA LUTA PELA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

SABERES E FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEL

SERVITUDE, INSURGÊNCIA, E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: ENTENDENDO COMO O CURRÍCULO CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAR HUMANO

TEORIA CRÍTICA E O PROCESSO FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO EDUCACIONAL

TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE O TEMA ANÁLISE COMBINATÓRIA NA PERSPECTIVA DE GRUPOS DE ESTUDO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO

 

Eixo 1: Didática e formação de professores na Educação Básica

 

UMA INFÂNCIA MIDIATIZADA

 

 

 

 

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
  • PROITI
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Assessoria de Tecnologia da Informação
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL