go to content
  • Portais
  • Estude na UEL
  • Oportunidades
  • Transparência
  • Ingles
  • PORTAIS
  • ESTUDE NA UEL
  • OPORTUNIDADES
  • TRANSPARÊNCIA
  • UNIVERSIDADE
    • Conheça a UEL
    • Ouvidoria
    • Reitoria
    • Pró-reitorias
      • Graduação
      • Pesquisa e Pós-Graduação
      • Extensão
      • Planejamento
      • Administração e Finanças
      • Recursos Humanos
    • Centros e Departamentos
    • Prefeitura do Campus
    • Sistemas UEL
  • ENSINO
    • Graduação
    • Pós-graduação - Especialização e Residência
    • Pós-graduação - Mestrado e Doutorado
    • Educação Básica
    • Ensino profissionalizante
    • Cursinho Pré-vestibular
    • Educação a distância
    • PROGRAD
    • PROPPG
    • PROEX
  • PESQUISA
    • Programas de Pós-graduação
    • Projetos de Pesquisa
    • Grupos de Pesquisa
    • Inovação e Tecnologia
    • Laboratórios
    • AINTEC
    • PROPPG
    • PROEX
    • PROGRAD
  • EXTENSÃO
    • Programas
    • Projetos
    • Serviços
    • PROEX
    • PROGRAD
    • PROPPG
  • SERVIÇOS
    • Biblioteca
    • Saúde
    • Arte
    • Cultura
    • SEBEC
    • Restaurante Universitário
  • ENGLISHEnglish
  • SOCIAL
Mobile Menu
MENUS
  • V Jornada de Didática - IV Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • Apresentação
  • Ensalamento - V Jornada de Didática - IV Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • Programação
  • Inscrição
  • Eixos Temáticos
  • Normas para a apresentação do trabalho – Resumo Expandido
  • Templante - Resumo Expandido
  • Normas para a apresentação de Vídeo
  • Normas para Apresentação Oral
  • Blog
  • 2012 - Anais da I Jornada de Didática e do I Fórum de Professores de Didática do Estado do Paraná
  • 2013 - Anais da II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD - Docência na Educação Superior: Caminhos para uma práxis transformadora
  • 2014 - Anais da III Jornada de Didática: Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • 2017 - Anais da IV Jornada de Didática: Docência na Contemporaneidade e III Seminário de Pesquisa do CEMAD
  • 2018 - Anais da V Jornada de Didática e IV Seminário de Pesquisa do CEMAD: Saberes e práticas da docência
  • Certificados
2017 - Anais da IV Jornada de Didática: Docência na Contemporaneidade e III Seminário de Pesquisa do CEMAD

 

ARTIGOS

 

Eixo Temático 1: Didática e Práticas de Ensino na Educação Básica

 

A AMBIENTAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ESCOLA QUE QUEREMOS

A FORMAÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE AUSUBEL: INVESTIGANDO O 4º ANO DOS ANOS INICIAIS

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID - PEDAGOGIA – UEL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FOCO EM UM CMEI DE LONDRINA-PR

A INFÂNCIA LÚDICA SOB OS “MOLDES” DO BRINCAR TECNOLÓGICO: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

A MÚSICA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

A OBSERVAÇÃO DAS SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES A PARTIR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO JOGO DE XADREZ

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS FUNÇÕES PSÍQUICAS SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO BASE PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DOS SUJEITOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATO DE LER PARA O DESENVOLVIMENTO DO FAZER POÉTICO: POSSIBILIDADE DE AÇÃO DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO DE LEITURA POSSÍVEL

BRINCADEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR

COMPREENSÃO DE LEITURA EM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GEOGRAFIA: O SIGNIFICADO DE “LUGAR” PARA OS ALUNOS DO 8º MA DO COLÉGIO ESTADUAL THIAGO TERRA

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO OBEDUC PARA A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

CORPO, ARTE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR: REFLETINDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ENSINAR HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EXTRAPOLANDO AS PAREDES DA SALA DE AULA: COMO OS ALUNOS APRENDEM NA HORTA ESCOLAR

FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CAMPO DE ESTÁGIO CURRICULAR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTÓRIAS INFANTIS E ADOÇÃO POR UMA CULTURA ADOTIVA NA ESCOLA

IDENTIDADE NACIONAL E PRIMEIRA MISSA NO BRASIL: TRÊS OBRAS, TRÊS TEMPOS HISTÓRICOS, TRÊS PERSPECTIVAS

INDÚSTRIA CULTURAL E A LÓGICA DO CONSUMO

LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS MATEMÁTICOS PRESENTES NOS DESASTRES AMBIENTAIS

LITERATURA E SEU PAPEL HUMANIZADOR NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

O ATO DE LER E O JOGO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DE ESCOLARES

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS-CRIANÇAS E CRIANÇAS-ADULTOS

O BRINCAR NA ESCOLA INFANTIL IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS NO TRABALHO COM CRIANÇAS

O BRINCAR TECNOLÓGICO NA SOCIEDADE DO CONSUMO REFLEXÕES SOBRE A CULTURA LÚDICA

O CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEITOS QUESTÕES E POSSIBILIDADES

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APONTAMENTOS ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA

PLANEJAMENTO NA ESCOLA DA INFÂNCIA UM OLHAR PARA AS INTENÇÕES PEDAGÓGICAS DOCENTES

PRÁTICAS VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO PIBID

PROGRAMA OBEDUC: CONTRIBUIÇÕES PARA O REPENSAR E O TRANSFORMAR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PIBID/PEDAGOGIA

PROPOSTA DE PROJETO DE JORNAL NO CAMPO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA: LEITURA DE MUNDO POR MEIO DAS IMAGENS NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO À LUZ DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO DE CAMPO: APLICABILIDADE PARA OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO: ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

Eixo Temático 2: Didática e Práticas de Ensino na Educação Superior

 

CONHECIMENTO E GESTÃO NAS INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR

CURRÍCULO E DIDÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO SUPERIOR Á DISTÂNCIA

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO EM UM MESTRADO EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES BACHARÉIS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DELINIAMENTO DE AÇÕES DIDÁTICAS PARA GESTORES EMPREENDEDORES

REFLEXÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

 

Eixo Temático 3: Diálogos Abertos sobre Educação

 

A EDUCAÇÃO CRÍTICA NO BRASIL: ASPECTOS INDISPENSÁVEIS PARA A ASUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO EM PAULO FREIRE

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICO E ECONÔMICO: AVANÇOS E RETROCESSOS

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS EMOÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NO BRINCAR E NOS BRINQUEDOS DA CRIANÇA CONTEMPORÂNEA

A MEDICALIZAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA A FALTA DE ATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

COMUNICAÇÃO MEDIADA POR MÍDIAS DIGITAIS EM CENÁRIOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS: PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO AOS LETRAMENTOS DIGITAIS

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM OLHAR ACERCA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EAD A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFESSOR “ENSINADOR” OU PESQUISADOR?

INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS EM ADORNO E HORKHEIMER

O CAPITALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPADORA À ALIENAÇÃO DOS SUJEITOS

O ESTADO E A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DOCUMENTOS UMA PONTE PARA O FUTURO E A TRAVESSIA SOCIAL

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DAS OBSERVAÇÕES E PARTICIPAÇÕES COM CRIANÇAS ENTRE 0 A 5 ANOS

REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES E AS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA

SEXUALIDADE INFANTO-JUVENIL E DESREGULADORES ENDÓCRINOS: UM TEMA URGENTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO, PAPEL E DIVERSIDADE

 

PÔSTER

 

Eixo temático 1: Didática e Práticas de Ensino na Educação Básica

 

A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES

AÇÃO DOCENTE PARA A DESMISTIFICAÇÃO DO CONCEITO DE HERÓI

CONTEÚDO E FORMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES SOBRE DENGUE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O JOGO, O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA CONCEPÇÃO DA CRIANÇA, DO PROFESSOR E DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Eixo Temático 3: Diálogos Abertos sobre Educação

 

A CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL À CONTEMPORANEIDADE

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE CUMPRIMENTO DA MEDIDA EDUCATIVA NO PATRONATO PENITENCIÁRIO DE LONDRINA

DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA SUA CONCRETIZAÇÃO

ESCOLA E ADOÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DAS MÃES E DOS PAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO INTERVENTIVO

 

 RESUMOS EXPANDIDOS 

  

A HISTÓRIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEL (1972-2015)

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DO ALUNO INDÍGENA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CEMAD 40 ANOS A PARTIR DA MEMÓRIA DE SEUS PROTAGONISTAS

CONCEPÇÃO DE CORPO E DE CORPOREIDADE DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CONTEÚDO E FORMA NO ENSINO SUPERIOR LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA FUTURA PRÁTICA PEDAGÓGICA

DIFICULDADES DA COMUNICAÇÃO NA EAD DESAFIOS DA PEDAGOGIA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGIGA DOS DOCENTES

EVASÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS NO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA NA TURMA 2012-2015

FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMAÇÃO EM TUTORIA PARA O ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INCLUSÃO DE ALUNOS APENADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

MEDICALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR PRETEXTO OU NECESSIDADE

METODOLOGIA DA PESQUISA EM POÉTICAS VISUAIS NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

METODOLOGIAS ATIVAS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

MÓDULO PIN ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS CURRICULARES E O IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS

MOVIMENTO ESTUDANTIL ASPECTOS HISTÓRICOS E A ATUAÇÃO POLÍTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

O PERFIL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A QUALIDADE DA AULA MINISTRADA

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A VISÃO DOS DOCENTES

O VÍDEO COMO APOIO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO CIENTÍFICO ANÁLISE DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL ACERCA DA OFERTA DE CURSOS NA EAD

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ALGUMAS REFLEXÕES

REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL ALTERAÇÕES E VIGÊNCIAS

 

 

 

CANAIS
CANAIS
COMITÊS / COMISSÕES
COMITÊS / COMISSÕES
  • CEUA
  • CEP-UEL
  • CIPA
  • CPA
  • Biossegurança
  • PROIC
  • PROITI
PROGRAMAS / PLANOS
PROGRAMAS / PLANOS
  • Capacitação Permanente I.A.
  • Inclusão Social
  • PARFOR - Plano de Ações Articuladas - Formação
  • PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Recicla UEL
NÚCLEOS
NÚCLEOS
  • NDPH - Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica
  • NEAB - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
  • NEAD - Núcleo de Educação a Distância
  • NAC - Núcleo de Acessibilidade da UEL
OUTROS
OUTROS
  • Suporte a Rede
  • Assessoria de Tecnologia da Informação
  • Coordenadoria de Comunicação Social
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Universidade Estadual de Londrina
Estrutura Administrativa
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43) 3328-4440
Fale com a UEL