APRESENTAÇÃO

O II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II ENEIMAGEM), realizado entre os dias 12 e 14 de maio de 2009, foi resultado da proposta e esforço de professores e alunos participantes do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História - LEDI, do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina.

Criado em 2006, o LEDI se propõe a organizar atividades culturais e científicas (eventos, publicações e extensão universitária) e possibilitar a inter-relação entre a pesquisa científica e a demanda da comunidade.

Todas as atividades do LEDI são voltadas para o estudo da imagem com ênfase sobre esta na História. O evento, contudo, propõe uma perspectiva interdisciplinar, o que se percebe na diversidade dos trabalhos compilados nestes Anais, envolvendo áreas de estudo como História da Arte, Fotografia, Semiótica, Geografia, Antropologia Visual entre outras.

O II ENEIMAGEM contou com pesquisadores e ouvintes de várias partes de nosso país, alcançando os números de 500 inscritos e 180 comunicações, o que nos estimula à sua próxima edição.

Temos, assim, a satisfação de apresentar os textos das comunicações do II ENEIMAGEM nesses Anais.