Convidados

Conferências

Gonzalo Leiva Quijada (PUC / Chile)

É D. E. A. e doutor em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris / França) em 1997. Mestre em História pela Universidade de Santiago (USACH – Chile) em 1992 e também é licenciado em Estética (PUC – 1989), professor de História e Geografia (UMCE – 1987) e professor de Estado em Filosofia (1985). É acadêmico do Instituto de Estética de 1998, onde atualmente trabalha como professor e coordenador acadêmico dos alunos de Fotografia Digital e de Comunicação Visual (Instituto de Estética/Escuela de Diseño). Atua nas áreas de gênero e representação, história e estética chilena e latino-americana (séculos XIX-XX), história e estética da fotografia chilena e latino-americana e, também, história das representações. Participará do evento com a conferência “Corporalidad, Imagen y Vanguardia: modernidad constructiva desde una nueva imagen del cuerpo (1910-1940)”. Mais informações aqui.

Silvana Ferreira Silva Mota-Ribeiro (Universidade do Minho / Portugal)

Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal. Doutorou-se em Ciências da Comunicação em 2011. Leciona nas áreas da cultura e semiótica visuais, arte, moda e comunicação estratégica. Desenvolve investigação nas temáticas dos discursos de gênero, análise de imagem, semiótica social, multimodalidade. Participa, desde 2005, no projeto Gender and heterosexuality: discourses and visual images in advertising and the media (CECS, Universidade do Minho). Participará do evento com a conferência “Gênero e sexualidades: análise da imagem e empoderamento semiótico para desvendar discursos e ideologias”. Mais informações aqui e aqui.


 

Cenas no Botequim

Rodrigo Souza Grota (UEL)

Graduado em Comunicação Social (com Habilitação em Jornalismo, 2000), especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea (Aspectos Éticos e Políticos, 2003), além de mestrado em Estudos Literários (2009), todos os cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Diretor, roteirista, produtor e montador, conquistou mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais. Participará do Bate Papo sobre Cinema no Bar Valentino. Veja mais clicando aqui.

Mesas Redondas

Mauad - VI EneimagemAna Maria Mauad de Sousa Andrade Essus (UFF)

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora do Departamento de História, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF desde 1992 e Cientista do Nosso Estado Faperj (2013-2016). Participará da mesa “Mulheres e suas imagens” com a palestra “Troca de olhares na política da Boa Vizinhança: Genevieve Naylor fotografa as brasileiras”.  Veja mais clicando aqui.

 

 

Ana Taís Martins Portanova Barros – (UFRGS)

Pós-doutora em Filosofia da Imagem pela Université Jean Moulin – Lyon/3 (2013), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e bacharel em em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Autora dos livros “Sob o nome de real: imaginários no jornalismo e no cotidiano” (Porto Alegre : Armazém Digital, 2008) e “Jornalismo, magia, cotidiano” (Canoas : Ed. da Ulbra, 2003). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: imaginário, fotografia, jornalismo, mito, filosofia da imagem. Participará da mesa “Mitos na mídia” com a palestra “Dessacralizações e sobrevivências do mito na mídia”. Veja mais clicando aqui.

 

 

Edméia Aparecida Ribeiro (UEL)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1996) com a título “Meninas Ingênuas: uma espécie em extinção? A sexualidade feminina: entre práticas e representações – Maringá 1950-1980” e doutorado pela mesma instituição (2009), com a tese “Costumbrismo, hispanismo e caráter nacional em Las mujeres españolas, portuguesas y americanas: imagens, textos e política nos anos 1870”. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Participará da mesa “Mulheres e suas imagens” com a palestra “Representar mulheres: produção visual e relações de gênero numa coleção costumbrista espanhola no final do século XIX”. Veja mais clicando aqui.

 

 

Hertz Wendel de Camargo – (UFPR) 

Possui Doutorado em Estudos da Linguagem, UEL (2011); Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, UNICAMP (2006); graduações em Jornalismo (2010) e Publicidade e Propaganda (1995). Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), curso de Publicidade e Propaganda. Professor do programa de pós-graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Comunicação (PPGCOM) da UFPR. Participará da mesa “Mitos na mídia” com a palestra “O ritual no cinema: mito, culto, magia”. Veja mais clicando aqui.

 

 

Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História – École des Hautes Études en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). Participará da mesa “Mulheres e suas imagens” com a palestra “Os Ornamentos do Gênero: os retratos de Julia Margaret Cameron (1864-1879)”. Veja mais clicando aqui.

 

 

Monica Martinez – (Uniso)

É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde é colíder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). É diretora científica da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), onde é colíder da Rede de Narrativas Midiáticas Contemporâneas, e coordenadora adjunta do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. Integra o Cisc (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia) e, no exterior, a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e ICA (International Communication Association). Participará da mesa “Mitos na mídia” com a palestra “Do mito à mídia: o uso (e os abusos) das histórias de vida”. Veja mais clicando aqui.