Lançamento de Livros


LANÇAMENTO DE LIVROS

 

Você é nosso convidado especial para participar de um COQUETEL DE LANÇAMENTO DE LIVROS, as 19h15, do dia 22 de maio, no Hall do PDE. No evento, serão apresentadas e lançadas as seguintes obras:

LUGARES DE MEMÓRIA.

Vassouras do conhecimento crítico à apropriação pela comunidade do seu patrimônio
Raphael David dos Santos Filho (org.)

O livro aborda as relações diversas que ao longo do tempo se estabeleceram entre o paradigmático Centro Histórico de Vassouras (RJ) e sua comunidade além de tratar de temas fundamentais como memória, preservação, turismo e educação, com todas as tensões que se estabelecem entre o passado e o presente. Além da questão da paisagem, que se configura no conjunto dos edifícios históricos, o livro contribui para a discussão de políticas de preservação, além de compartilhar novos olhares sobre Vassouras a partir de mais de 100 imagens coletadas ao longo de pesquisa de extensão e que representam parte importante da vida simbólica dessa comunidade.

Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.

A Batalha das Ornamentações: A Escola de Belas Artes e o Carnaval Carioca
Helenise Guimarães

O livro aborda as praticas de criação e execução de projetos de ornamentações carnavalescas urbanas no Rio de Janeiro desde o inicio do século XX. Acompanhando a trajetória das transformações do carnaval carioca, a autora investiga como estas ornamentações configuraram cenários para a folia da cidade, desde as ruas e coretos dos subúrbios, salões de baile e o centro da cidade. As ornamentações carnavalescas representaram a vestimenta de gala da cidade, objeto de acirradas competições entre cenógrafos, artistas e professores da Escola de Belas Artes, e com a evolução técnica e estética de seus materiais, alcançam dimensões monumentais, com um amplo repertório cujo imaginário rico e multicolorido se fixou na memória dos festejos urbanos do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2015.

O Povo da Esfinge
Margaret Marchiori Bakos
Adriana Masciadri Barrios

Este livro, “O povo da esfinge”, em edição bilíngue (português/espanhol) resgata fatos que nos permitem conhecer os sentimentos daquelas pessoas em relação a outras criaturas, a coisas, a acontecimentos e a entes divinos. Ressalta gestos e palavras espontâneos: os toques pessoais que faziam os dias do Egito Antigo especiais e diferentes. Ao tratar dos antigos egípcios, esta obra penetra no mundo enigmático da esfinge e no culto à imortalidade.

Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

Dança de Negro, Bailado Maranhense, Sotaque da Gente: um estudo sobre as novas configurações do Bumba meu boi e do Tambor de Crioula
Alex Silva Costa

A presente obra analisa duas manifestações da cultura popular brasileira reconhecidas nacionalmente pela alcunha de terem o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o Bumba meu boi e o Tambor de Crioula. Analisou-se as práticas discursivas dos periódicos ludovicenses para identificar que no século XIX, havia um processo de discriminação dessas manifestações nos discursos jornalísticos. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, o discurso muda e ganha outro sentido: o da valorização e exaltação dos brinquedos populares. Em ambos os casos, havia intenções ocultas nos próprios discursos e alguns alcançaram materialidade social.

São Luís – MA: Editora da UEMA, 2015.

Sobre cada Olhar
Nelson Silva Junior e Alisson Thiago do Nascimento (orgs.)

“Sobre Cada Olhar” apresenta o trabalho fotográfico de 12 professores de Arte e tem como tema a Arte Cemiterial do Cemitério São José, da cidade de Ponta Grossa, Paraná. O trabalho é fruto de um olhar instigante, contemplativo. Não sobre a morte, mas sobre a Arte Cemiterial que faz parte do ritual da morte.

Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.

BANCA DE VENDA DE LIVROS

 

O V ENEIMAGEM / II EIEIMAGEM contará também com uma banca para venda de livros própria do evento, nele serão expostos e vendidos livros dos participantes e que serão lançados no coquetel, além de outros artigos e revistas do LEDI. Interessados podem levar seus livros no evento e conversar com a Comissão Organizadora sobre a possibilidade de venda em nossa banca.

Translate »