Apresentação

 

Ao final de cada ENEIMAGEM fica a alegria pelo trabalho realizado. O alto nível das conferências, das palestras e das comunicações reforça a idéia do caráter interdisciplinar do evento e de seu compromisso com o conhecimento científico, com o saber. 
Quem participa do ENEIMAGEM não sai incólume do encontro. Conhecimentos são agregados, amizades são formadas, idéias são sugeridas e despertadas.
De um objetivo geral enquadrado (Promover o encontro de pesquisadores que tenham como tema a Imagem e/ou a discussão da Representação da Imagem no Brasil e exterior, divulgando a produção científica a respeito e proporcionando o intercâmbio entre várias áreas de conhecimento) para um produto científico maleável, agradável e composto por idéias ricas e inovadoras.
O IV ENEIMAGEM obteve todos os resultados propostos em sua página:

· Promoveu de discussões a respeito dos estudos da imagem, da representação, da preservação de acervo imagético entre outras;
· Divulgou o conhecimento produzido através de conferências, mesas-redondas e comunicações de pesquisa;
· Realizou o contato entre pesquisadores de diversas áreas e instituições sobre o tema;
· Divulgou as comunicações em Anais eletrônicos e via internet, na página da internet do IV ENEIMAGEM.
· Promoveu a integração ensino, pesquisa e extensão, em diversos níveis;
· Integrou pesquisadores, nos diversos campos do saber, para o debate sobre a imagem como fonte de pesquisa, realizou a troca de experiências e conhecimentos, e, também, ajudou a divulgação dos resultados de suas pesquisas.

Foram mais 800 participantes, entre presentes e via internet. Mais de 380 comunicadores e cerca de 390 trabalhos inscritos. Como marca registrada do evento: poucas ausências. Salas cheias de ouvintes, tempo das sessões extrapolado, muita troca de informações e de aprendizagem.
Aqui ficam nossos agradecimentos aos funcionários da UEL, monitores, coordenadores dos eixos temáticos, convidados e participantes que foram os responsáveis pelo êxito profissional e científico do IV ENEIMAGEM.


Prof. Dr. Alberto Gawryszewski
Pela Comissão Organizadora