Londrina, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 -  Busca

11/02/2020

Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais

(FOTO: Arquivo/COM)

O Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEL, professor Amauri Alcindo Alfieri, também presidente do Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, manifestou preocupação com as medidas de retenção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que resultam na descontinuidade de bolsas Demanda Social, dos Programas notas 3 e 4.
O relato foi descrito em Ofício - CPPG02/2020 - enviado, primeiramente, ao Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Benedito Aguiar, e também ao Presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP), Carlos Henrique de Carvalho.
Amauri Alfieri destaca a importância do sistema de pós-graduação no sentido de garantir a geração de conhecimento científico e tecnológico, visando novos sistemas de inovação. Ele reforça ainda a necessidade de manutenção do sistema de Pós-graduação, reconhecidamente "robusto", portanto, elemento propulsor da inovação.
Outro dado importante, conforme aponta o pró-reitor, é a duplicação do número de Programas de pós-graduação no Estado do Paraná, fato que indica a necessidade urgente da continuidade dos investimentos para consolidação da pesquisa na região sul do país.
Prejuízos - De acordo com Amauri, as medidas de retenção pela Capes, especialmente no caso de bolsas Demanda Social (DS) dos cursos 3 e 4, que "representam maior parte das bolsas alocadas em Programas de Pós-graduação", sem dúvida, comprometem a estabilidade e continuidade do sistema em todo o estado. O que, segundo o pró-reitor, deve acarretar prejuízos e perdas irreparáveis e irreversíveis também para as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).
CONFIRA A ÍNTEGRA DO OFÍCIO - CPPG 02/2020

14h19 15/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h45 14/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 10/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)