Londrina, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 -  Busca

11/02/2020

Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana

Professores José Augusto Victoria Palma e Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma com alunos que integram o projeto (FOTO: Divulgação/Projeto)

Professores e alunos do curso de Educação Física (Licenciatura), do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), apresentaram no final de janeiro os resultados de um projeto de extensão/pesquisa/ensino realizado no município de Tamarana (distante 50 km de Londrina). Eles também entregaram o Projeto Pedagógico Curricular desenvolvido para a Secretaria de Educação do município.
No período de um ano, professores e estudantes bolsistas da UEL e da Universidade Lusófona (Portugal) atuaram na formação inicial e capacitação continuada de professores de Educação Física que pertencem ao Sistema Municipal de Educação de Tamarana.
O projeto "Educação Física na Educação Básica: formação continuada de professores e a organização e desenvolvimento do Projeto Pedagógico Curricular referenciados pela Base Nacional Comum Curricular", coordenado pela professora Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma, do Departamento de Educação Física, foi realizado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Foram realizadas reuniões quinzenais de estudos, presenciais e na modalidade de Ensino a distância (EaD), com foco na capacitação dos professores da cidade. Além disso, o projeto contribuiu para a formação inicial dos estudantes do curso de graduação em Educação Física da UEL, que realizaram reuniões e atividades semanais.
Resultados - Como resultado, foram produzidas pesquisas para especialização e programa de doutorado, além da disseminação dos resultados em seis eventos científicos e na mídia. Outro destaque é a publicação de capítulo de livro no ebook "Formação de Professores e a Condição do Trabalho Docente 3" (Atena Editora).
Participantes avaliam ações do Projeto (FOTO: Divulgação/Projeto)

Um dos colaboradores, o professor José Augusto Victoria Palma, do Departamento de Educação Física, explica que o projeto atende a Resolução do Conselho Nacional de Educação 02/2017, que promulgou a Base Nacional Comum Curricular, em consonância com a Lei de Diretriz e Bases da Educação Nacional 9.394/1996. Segundo ele, o desenvolvimento só foi possível em função do apoio do Universidade Sem fronteiras (USF), da SETI, e da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
O professor explica que um novo projeto já é proposto para no Edital 2020/2021 da USF, com o objetivo de realizar acompanhamento do Projeto Pedagógico. "Não basta tê-lo construído. É necessário a sua implementação e avaliação", afirma.
A equipe é formada também pelo professor da Universidade Lusófona (Portugal), Luiz Claudio dos Santos Cortez, pela profissional recém-graduada em Educação Física, Flávia Regina Schimanski dos Santos, e pelos estudantes bolsistas do curso de Educação Física (Licenciatura), Bianca Emanuele Ilkiu Franca, Nathalia Tiemy Yamaguchi Monteiro, Renan Souza Dias e Tatiane Braz Ferreira.

14h19 15/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h45 14/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 10/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h28 09/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)