Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
14/12/2018  

Terapia Assistida Por Animais comemora dois anos de serviços prestados no HU/UEL

Agência UEL

O projeto Terapia por Animais (TAA) completou dois anos de atuação no Hospital Universitário (HU/UEL). O TAA atende crianças internadas, familiares, além de adultos e profissionais que atendem aos pacientes. São sessões quinzenais de interação com cães de diversas raças, que ocorrem sempre aos sábados, das 9 às 11h30, com os objetivos de amenizar o estresse durante a internação e, ao mesmo tempo, acelerar recuperação do paciente. 

A ação foi proposta por um grupo de enfermeiros em novembro de 2016, a partir de experiências de sucesso em instituições como o Hospital Sírio-Libanês (São Paulo). A implantação do TAA foi realizada em parceria com a ONG Petiatras, que já desenvolvia trabalho semelhante em outras instituições de Londrina. Desde então, no HU/UEL os cães são considerados, como diz o ditado popular: "melhores amigos do homem".

O objetivo das intervenções do TAA é fazer da permanência no Hospital, durante a internação, período mais agradável, com menos estresse para os pacientes e familiares. Segundo avaliação dos coordenadores da iniciativa, o projeto com os cães reduz as sensações negativas geradas pela doença, além de amenizar o distanciamento do lar. Para eles, os resultados são positivos, "relatos indicam que o TAA só faz bem e acelera a recuperação de crianças e adultos".

No início, o projeto contava com a participação de cachorros da raça Golden Retriever e os respectivos tutores. Hoje também participam cães da raça Shitzu e Pug, além de dois palhaços, novos integrantes do Time TAA do HU/UEL representados pelos voluntários Maicon Bortotto e Jefferson Ferreira, técnico administrativo do SAME/Registro/HU.

Equipe da TAA conta com trabalho de voluntários

As atividades são coordenadas pelos enfermeiros do projeto, Dagmar Vituri, Elisana Camargo e Margarete Andrade. Para a enfermeira Dagmar, coordenadora do projeto no HU/UEL, as atividades com os cães trazem para o ambiente hospitalar momentos de descontração e relaxamento aos pacientes. "O hospital é um ambiente estressante e desconhecido. A presença dos cães proporciona uma sensação de bem-estar, muitos lembram de seus animais, de sua casa e nos agradecem muito pela experiência proporcionada", explica.

A coordenadora relata ainda que ao longo dos dois anos a circulação dos cães pelo Hospita aumentou. O resultado é que hoje cerca de 150 pacientes têm a oportunidade de interagir com os animais durante o período de internação. "Inicialmente eles ficavam apenas no hall do HU e ao longo do tempo, começamos a visitar os pacientes em seus leitos, nas Unidades Adulto e Infantil, conforme protocolo institucional".

Vale ressaltar, segundo ela, que os cães que participam do TAA são assistidos pelos médicos veterinários do projeto. Os animais passam por avaliação médica, exames laboratoriais e vacinação periódica, além de avaliação comportamental antes de serem considerados aptos para as atividades no hospital.

(Com informações e FOTOS da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).


rodapé da notícia

  14h19 15/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h45 14/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 10/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h28 09/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h06 08/06/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br