Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
12/12/2018  

Professora assume presidência da Federação dos Arte-Educadores do Brasil

Agência UEL

"Teremos de intervir e demonstrar a importância da arte na formação do estudante e do indivíduo como um todo", defende Roberta Pucetti, do Departamento de Arte Visual

A professora Roberta Pucetti, do Departamento de Arte Visual, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), assume oficialmente em janeiro de 2019 a presidência da Federação dos Arte-educadores do Brasil (FAEB), primeira entidade da área de arte a se constituir em nível nacional e que reúne professores e pesquisadores da educação básica e do ensino superior que atuam nos processos educativos das artes visuais, dança, música e teatro.

Esta será a segunda vez que a professora assume a presidência da FAEB, considerada também a principal representação dos educadores da área de artes e responsável por debates relacionados a políticas de educação, além de empreender ações nas instâncias governamentais.

Segundo a professora, a meta da próxima administração será reafirmar a importância do ensino das artes na educação do país e estimular o trabalho de pesquisa na área. Outra atribuição será a defesa da categoria, já que houve uma perda do espaço das artes na grade da Educação Básica e do Ensino Médio. A partir de agora caberá aos municípios e aos estados definir quais serão as disciplinas que deverão ser inseridas, juntamente com as matérias obrigatórias.

"Teremos de intervir e demonstrar a importância da arte na formação do estudante e do indivíduo como um todo", defende ela. A eleição de uma professora da UEL na Federação dará ainda maior visibilidade ao Paraná, que passará a ter duas representantes na diretoria da entidade. Além da presidente, um dos membros da diretoria, a professora Rosa Amélia Barbosa, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Repercussão internacional - A FAEB também representa o Brasil junto ao Consejo Latino- americano de Education por la Arte (CLEA) e junto à International Society for Education through Art (InSEA) e à Organização Ibero - americana de Educação pela Arte (OIE), integrando, portanto, grande rede de entidades que busca o fortalecimento da criação artística e acesso à cultura.

Outra ação importante é a organização do Congresso da Federação de Arte-educadores do Brasil (ConFAEB), encontro anual e internacional, direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e interessados no ensino e na pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A entidade congrega ainda 18 associações e núcleos, contando com representantes em todos os estados brasileiros.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br