Londrina, Domingo, 16 de Maio de 2021 -  Busca

20/12/2016

UEL legaliza acesso e logística ao palco do Ouro Verde posssui-foto

O documento foi assinado pela reitora Berenice Quinzani Jordão e pelo empresário, Rachid Zabian, da Europart Empreendimentos de Londrina, além do vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, no palco do Teatro

A UEL oficializou nesta terça-feira (20) um Termo de Autorização de Cessão de Uso de Superfície que vai permitir a utilização gratuita do terreno localizado aos fundos do Teatro Ouro Verde, possibilitando a entrada e saída, bem como acesso estratégico ao palco do teatro. O documento foi assinado pela reitora Berenice Quinzani Jordão e pelo empresário, Rachid Zabian, da Europart Empreendimentos de Londrina, no palco do Teatro. Dentro dos próximos meses deverá ser concluída a plataforma elevatória de carga, que marca a última etapa da reconstrução do Ouro Verde.

O documento legaliza a logística para a plena utilização do teatro, que poderá receber grandes eventos culturais nacionais e internacionais, garantindo acesso e passagem de carga pela Rua Minas Gerais. Segundo a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, a formalização da Cessão de Uso de Superfície na prática torna o palco totalmente viável, em toda a sua magnitude. A reconstrução permitiu a ampliação da estrutura, que passou a contar com 400 metros quadrados de área.

"Estamos vivendo um momento importante, que marca um encontro de visões e de interesses em prol da Universidade e da cultura de Londrina", resumiu a reitora. Ela elogiou a iniciativa do empresário Rachid Zabian, que concordou em ceder gratuitamente o acesso, lembrando que a reconstrução do Ouro Verde foi marcada pelo estabelecimento de várias parcerias.

Primeiro com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Norte do Paraná, pela cessão dos projetos complementares, depois com a Regional Planejamento e Construções, responsável pelas obras e por último com o empresário Rachid Zabian, proprietário do imóvel vizinho ao teatro. A reitora confirmou que o Ouro Verde deverá ser entregue oficialmente no final de março do próximo ano.

O empresário Rachid Zabian afirmou que a cessão se justifica pela magnitude do Ouro Verde, espaço considerado referência para Londrina e região na área cultural e de eventos acadêmicos. Ele destacou também que o documento representa uma solução concreta para um problema antigo de logística do teatro, que facilitará o acesso de equipamentos e de instrumentos de grande porte pelos fundos do Ouro Verde.

Terreno localizado aos fundos do Teatro Ouro Verde possibilita acesso estratégico ao palco do teatro

Participaram da cerimônia de assinatura, além da reitora e do empresário, o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos; o diretor do CCH, Ronaldo Baltar; a diretora do CCB, Gisele Maria de Andrade Nóbrega; do CECA, Zilda Aparecida Freitas de Andrade; o Prefeito do Campus, Dari de Oliveira Toginho Filho; a diretora do Museu Histórico, Regina Alegro; o presidente do Sinduscon Norte do Paraná, Osmar Alves e o ex-presidente da entidade, Gerson Guariente Júnior, além do diretor da Regional Planejamento e Construções, José da Rocha Neto.

Cronograma - Quatro anos e meio após ter sido atingido por um incêndio, o Teatro Ouro Verde está na última etapa das obras, com instalações dos últimos equipamentos, pintura e reparos finais; com previsão de ser entregue oficialmente em março próximo. O teatro tem capacidade para 750 pessoas e um palco com aproximadamente 400 metros quadrados, que poderá inclusive abrigar apresentações de grandes companhias teatrais e musicais nacionais e internacionais com conforto e qualidade.

No acesso da Rua Minas Gerais está sendo construído a estrutura que abrigará a plataforma elevatória de carga (elevador) que servirá exclusivamente ao palco. A plataforma deverá ter capacidade para até 400 quilos de carga e será instalada dentro de uma estrutura metálica, com cobertura. A base em alvenaria já está concluída.

O teatro já recebeu as poltronas, bem como o sistema de ar condicionado e itens específicos como cenografia, luzes e tratamento acústico. Nos próximos meses deverão concluídos itens como sonorização, acabamento do piso do subsolo, instalação de guarda corpo e limpeza.

O teatro recebeu as poltronas, o sistema de ar condicionado e itens específicos como cenografia, luzes e tratamento acústico

14h17 14/05/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h41 13/05/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h48 12/05/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)