Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

05/06/2013

FILO lança edição dos 45 anos

Compagnie Les Apostrophés (Foto: Patrick Camayou)
Renata Sorrah e Companhia Brasileira de Teatro (Foto: Sandra Delgado)

Festival Internacional de Londrina traz Renata Sorrah com a Companhia Brasileira de Teatro e os franceses da Cie. Les Apostrophés para o lançamento da programação 2013 na próxima semana

Dois espetáculos marcam o lançamento do Festival Internacional de Londrina – FILO 2013 entre os dias 14 e 16 de junho. A atriz Renata Sorrah com a Companhia Brasileira de Teatro e os franceses da Compagnie Les Apostrophés são as atrações convidadas para o lançamento da programação dos 45 anos de festival. Em 2013, o FILO será de 23 de agosto a 7 de setembro. Está prevista, ainda, uma programação de encerramento no mês de outubro, com mais dois convidados entre os dias 4 e 6.

Na próxima semana, a organização do evento divulgará os espetáculos selecionados para o FILO 2103, que começa em agosto.

Agora para o lançamento, nos dias 14 e 15 (sexta e sábado), às 20h30, no Teatro Marista, estão programadas apresentações do premiado espetáculo “Esta Criança”, texto do dramaturgo francês Joël Pommerat que uniu em cena, pela primeira vez, a atriz Renata Sorrah e a Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, com direção de Marcio Abreu.

O trabalho, que estreou no final de 2012 no Rio de Janeiro, já conquistou o Prêmio Shell de melhor direção, atriz, iluminação e cenário. O elenco traz, além de Renata Sorrah, os atores Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha.

Em dez cenas curtas, “Esta Criança” aborda o relacionamento entre pais e filhos em situações de nascimento e morte, adoção, abandono e agressão que ilustram pontos cruciais e eternos na vida dos personagens sem nome, reconhecidos apenas por relações de parentesco evidenciadas nos diálogos.

Novo circo francês

A Compagnie Les Apostrophés volta ao FILO para duas apresentações nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), às 21 horas, na Divisão de Artes Cênicas da UEL. Em 2009, o grupo francês ganhou o público do Festival de Londrina com “Passage Désemboîté”, esquetes de malabarismo, música e dança apresentadas no Catuaí Shopping.

Desta vez, o malabarista Martin Schwietzke e o músico Pierre Diaz apresentam outro espetáculo de novo circo, “L’ecume de l’aire” (A espuma do ar), um “concerto acústico para bolas e saxofone”. No palco, os artistas conversam entre si com sensibilidade e mestria. De forma simples e com muita habilidade, eles criam uma atmosfera de sonho ao explorar a intrigante relação entre movimento e som.

Venda de ingressos

Os ingressos para os dois espetáculos estarão à venda a partir de quarta-feira, dia 12 de junho, no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130). A bilheteria funcionará das 9 às 19 horas.

Para as apresentações no Teatro Marista, os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Na Divisão de Artes Cênicas da UEL, R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O FILO é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina, com direção geral de Luiz Bertipaglia.

Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2013 - Lançamento: 14 a 16 de junho
Ingressos à venda a partir de 12 de junho (quarta-feira), no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130), em Londrina. Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240): R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205): R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina.
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal / Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Unimed Seguros e Catuaí Shopping Londrina. Apoio: Aliança Francesa.
Informações: (43) 3324-9202 e 3322-1030. (Fonte: Assessoria de Imprensa FILO 2013)