Objetivo do curso
O Curso de Educação Física - licenciatura - da UEL - tem como objetivo formar o professor que irá atuar com a disciplina de Educação Física nos níveis e modalidades de educação e ensino. A intenção é fomentar o desenvolvimento de intervenções a partir de reflexões críticas. Procura-se respaldar a prática pedagógica cotidiana do futuro professor por meio da apropriação e produção de conhecimentos teóricos, científicos e técnico-práticos voltados ao processo ensino e aprendizagem da disciplina de Educação Física na Educação Básica. |
Perfil do profissional
O Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura está voltado para a formação do profissional que irá atuar com a Educação Física nos níveis e modalidades de educação e ensino caracterizando-se como espaço propício à compreensão das ações referentes ao aprender a pensar e fazer, partindo da totalidade da realidade e do princípio das múltiplas dimensões dos saberes pertinentes à área e do Inundo do trabalho. Está pautado em princípios de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, de interdisciplinaridade e de reflexão crítica, por meio da reflexão dialética práxis promovendo em sua ação pedagógica cotidiana o desenvolvimento da pesquisa como ação orientada para a apropriação e produção dos conhecimentos teóricos, científicos e técnico-práticos e sua transposição pedagógica. |
Organização curricular em campos do conhecimento
O Curso de Educação Física – habilitação Licenciatura - está estruturada em quatro campos de conhecimentos:
Os campos de conhecimentos possuem constituições próprias que estão articuladas entre si em uma perspectiva interdisciplinar, pois buscam integralizar, com seus objetivos, as dimensões do movimento culturalmente construído. São consideradas três áreas dimensionais que compõem os saberes do professor de educação física: Área Principal: conhecimentos próprios da área relativa à docência Área Básica: conhecimentos oriundos da Educação Física Área Complementar: conhecimentos oriundos de áreas correlatas e enriquecedoras da formação |
Carga horária por área |
|