Secretaria de Pós-Graduação - CECA
263 – ERGONOMIA

 

Nível: Especialização
Curso conveniado com FAUEL

 

OFERTADO PARA 2021/1
 
ATENÇÃO: PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ 26/03/2021 
Edital de Oferta
Edital de Resultado 2021/1
Mensalidade: R$ 395,00 - Res. CA n° 060/2017
Parcelas: 18

 

Carga Horária: 450h
Curso Acreditado pela ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia

 

Frequencia de Aulas:

As Quintas-feiras e aos Sábados.

O curso ofertado é na modalidade HÍBRIDA (aulas remotas síncronas e presenciais) de acordo com normativas da Universidade a respeito de atividades não presenciais.

Horários:

 

Das 19 às 22 horas (quintas-feiras)

Das 08 às 12 horas (sábados)

Duração:

As aulas serão ministradas semanalmente. O curso tem a duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega da Monografia.

Local das aulas:

674

Público Alvo:

Graduados ou graduandos em Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação, Engenharia, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Design de Produto, Desenho Industrial, Direito, Economia, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física (bacharelado) e áreas afins, desde que comprovem a conclusão de curso reconhecido de graduação na data da matrícula.

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2021/1

Evento

Período

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição -  Via Web

Dia 14/10/2020

Período de Inscrição - Via Web  (até 23:59)

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - ATÉ 23:59

Período de entrega Documentos para Seleção (VIA E-MAIL)

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 ATÉ 23:59 - VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

SOMENTE VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br De 26/10/2020 a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59)

Período de Seleção

De 29 e 3103/2021

Resultado da Seleção -  Via Web (PROPPG após 16h/)

Dia 01/04/2021

Período de Matrícula via web - (consultar Manual)

Portal do estudante de Pós-Graduação

De 05/4/2021 (8:00)  a 09/04/2021 - ATÉ 23:59

Período de entrega Documentos para Matrícula - (VIA E-MAIL)

De 05/04/2021 (8:00)  a 09/04/2021 - (ATÉ 23:59) - VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 

Início das Aulas -  (Calendário previsto para primeira semana de março)

(Consultar Quadro de Horário)

 

DISCIPLINAS

2 DGN 051 - FATORES HUMANOS NO TRABALHO - 2CR - 30H

Abrangência, conceitos e critérios dos fatores humanos no trabalho. Percepção e comunicação no trabalho. Exigências psicológicas do trabalho. Análise e diagnóstico. Resolução de problemas. O erro humano. A confiabilidade humana. Prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Qualidade de vida no trabalho. Desenvolvimento interpessoal e profissional.

2 DGN - 054 ERGONOMIA COGNITIVA - 3CR - 45H

Conceito de atividade mental. Condicionantes e determinantes do funcionamento cognitivo. Conceitos Básicos (dados, informação e conhecimento). Conhecimentos e representações: Tipos de Conhecimento, construção da representação, a aquisição do conhecimento. Imagem Mental. Representação e compreensão. Raciocínios dedutivo, indutivo e diante de situações. Tomada de decisão. Estudo da carga mental de trabalho. Solução de problemas baseada em conhecimento intensivo; conhecimento nas organizações. A espiral do conhecimento.

2 DGN 111 - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE - 2CR - 30H

Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.

2 DGN 057 - MACROERGONOMIA - 3CR - 45H

Introdução à ergonomia. Doenças ocupacionais. Tipos de Intervenção Ergonômica. Consultoria em Ergonomia. Macroergonomia: caracterização e processo metodológico.

2 DGN 060 - ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO - 6CR - 90H

Pesquisas de campo que farão parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

2 DGN 080 - ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E PRÁTICA PROFISSIONAL - 2CR - 30H

Módulo 1: Fundamentos, histórico, abordagens e abrangências da Ergonomia. Saúde. Segurança do trabalho. Módulo 2: Normas brasileiras relacionadas à Ergonomia. NR 17. Normas ERG BR ABERGO. Certificações AS 8000, ISSO 9000. OHSAS 18001. Contratos de Serviços de Ergonomia. Deontologia do Ergonomista.

2 CIF 246 - FUNDAMENTOS DA FISIOLOGIA DO TRABALHO - 2CR - 30H

Introdução à Fisiologia Humana. Regulação fisiológica. Sistema nervoso central. Coluna vertebral. Sistemas motores. Ritmos biológicos. Doenças ocupacionais relacionadas ao Trabalho.

2 DGN 081 - ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA OCUPACIONAL - 2CR cr - 30H

Investigação científica aplicada à inovação e design. Planejamento e execução de projeto de pesquisa

2 DGN 082 - CONFORTO AMBIENTAL EM ERGODESIGN - 2CR - 30H

Conforto ambiental. Conforto térmico humano: índices de conforto. Conforto acústico humano: tratamento sonoro e isolamento acústico. Conforto lumínico: percepção humana da luz. Normas técnicas e instrumentação de conforto térmico, acústico e lumínico aplicadas a ambientes, produtos e postos de trabalho.

2 DGN 083 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO - 2CR - 30H

Fundamentação do trabalho. Determinantes da organização do trabalho. Cultura organizacional. Aspectos e modelos organizacionais. Gestão participativa. Princípios ergonômicos para a organização do trabalho.

2 DGN 085 - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 3CR - 45H

Introdução a antropotecnologia. Análise ergonômica do trabalho - AET. Ação Ergonômica. Demanda. Tarefa. Atividade. Metodologia da AET.

2 DGN 085 - PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM ERGONOMIA - 1 cr - 15 h

Pesquisa científica. Desenvolvimento prático e teórico em ergonomia. Artigo científico.

2 DGN 061 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

QUADRO DE HORÁRIO DAS AULAS



 

Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021


 

Acesse aqui



 

Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.


 

Acesse aqui




 

Documentos para inscrição:


  1. Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum Plataforma Lattes - documentado; (Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).
  5. Formulário do perfil profissiográfico - Modelo - Uma Cópia impressa datada e assinada que deverá ser entregue junto com a documentação.
  6. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  7. Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: Fotocópia autenticada* do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado.
    Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma;
    Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação

    *sendo da UEL, não há necessidade de autenticação

  8. Candidatos estrangeiros deverão apresentar os seguintes documentos:

    1. Cópia do passaporte;
    2. Cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
    3. Cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
    4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
    5. Cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
    6. Cópia do CPF;
    7. visto de permanência no país, atualizado.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):



Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula. Para estas confirmações, quando o candidato recebe o primeiro e-mail, ele deverá entrar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em, confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois de feito isto é que o candidato receberá o segundo e-mail informando a confirmação de matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada, então, favor ligar ainda dentro do período de matricula no horário de expediente para (43) 3371-4665, que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.

 

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso - (Curso Conveniado – ITEDES):



Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.


Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.


Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

 

Local de Entrega da Documentação:


Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

 

Critério para Seleção:

 

  • Análise de Curriculum vitae;
  • Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).

    Obs.:Preenchimento do Questionário (Perfil pessoal), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.

 

 

Resultado da Seleção:

 

  • Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)



Disposições Finais:

 

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

Calendário de Atendimento ao Público Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

 

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira
Período Observação Horários
   
Até 21/12/2020 Atendimento ao Público Das 14h às 17h30 - 19h às 22h30
De 23/12/2019 a 06/01/2021 Sem atendimento Recesso
A partir de 07/01/2021 Atendimento ao Público Das 14h às 17h
e-mail: spg.latosensu@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

Formulários Disponíveis para Download
Utilizados pelos DISCENTES Indicação de Banca - Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Ficha de Atendimento/Crianças – Psicopedagógico
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTES Cadastro de Professor - Convidado
Indicador de Banca - Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias

 

Obrigações do ALUNO:
  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:

 

Documentos a serem entregues
  Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
01 Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação;

03 (Três) exemplares separados, em espiral


01 CD em PDF, quando exigido pelo Curso.
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

Após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.
01 Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL.

 

Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)
    Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
  • O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


  • A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


  • A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
  • Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

  • Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)


  • O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


  • No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: spgceca@uel.br