Secretaria de Pós-Graduação - CECA
081 – DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

 

NÍVEL: Especialização


 

OFERTADO PARA 2021/1

 

 

Edital de Oferta
Edital de resultado
Resolução: 024/2011http://www.uel.br/ceca/spg/pages/arquivos/Edital%20de%20Resultado%20-%20Lato%20sensu%20-%20CEMAD%20081_2021_2.pdf
Mensalidade: R$ 130,00 - Res. CA n° 138/2012
Parcelas: 18

 

Carga Horária: 375h

Frequencia de Aulas:

Quinzenais

Aulas:

Às 3ªˢ e 5ªˢ feiras – (período noturno).

Horários:

Das 19 às 23 horas

Local das aulas:

Sala 641

Público Alvo:

Graduados ou graduandos de qualquer área, desde que comprovem a conclusão da graduação até a matrícula.

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2021/1

Evento

Período

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição -  Via Web

Dia 14/10/2020

Período de Inscrição - Via Web (até às 17h)

De 26/10/2020 (8:00) a 06/03/2021 - ATÉ 17:00

Período de entrega Documentos para Seleção (VIA E-MAIL)

De 26/10/2020 a 06/03/2021 - Via e-mail - spg.latosensu@uel.br

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

De 26/10/2020 a 06/03/2021 - Via e-mail - spg.latosensu@uel.br

Período de Seleção

De 07 a 08/03/2021

Prova Escrita

OFERTA 2021/1 - SOMENTE ANÁLISE DOS CURRÍCULOS

Resultado da Seleção -  Via Web  –  (PROPPG após 16h/)

Dia 10/03/2021

Período de Matrícula - Portal do estudante de Pós-Graduação

De 1503/2021 (8:00) a 19/03/2021 - ATÉ 17:00

Período de entrega Documentos para Matrícula - (VIA E-MAIL)

De 1503/2021 (8:00) a 19/03/2021 - ATÉ 17:00

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia 

Início das Aulas -  (Calendário previsto para primeira semana de março)

(Consultar Quadro de Horário)

 

 

DISCIPLINAS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Relação entre as abordagens de ensino/aprendizagem e concepções avaliativas. Modalidades e funções da avaliação da aprendizagem. Elaboração, aplicação, análise e devolução de instrumental avaliativo.

CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Implicações do currículo e do planejamento didático na organização do trabalho docente: aspectos políticos e organizacionais.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Necessidades educacionais especiais: processo histórico de atendimento aos alunos com necessidades especiais: segregação, integração, inclusão. Políticas educacionais inclusivas. Procedimentos de ensino para favorecer a inclusão. Experiências e pesquisas referentes à inclusão de alunos com necessidades educacionais na educação superior

EDUCAÇÃO SUPERIOR: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS

Aspectos conceituais, históricos e políticos da educação superior. Políticas educacionais para a educação superior e suas implicações para o trabalho docente.

EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO

A lógica da produção e distribuição do conhecimento e a questão pedagógica na universidade. Paradigmas epistemológicos e práticas pedagógicas.

LABORATÓRIO DE ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE M

Elaboração e utilização de recursos multimídia no processo de ensino.

LABORATÓRIO DE ENSINO

A organização do trabalho pedagógico no cotidiano de sala de aula a partir da intencionalidade estabelecida no processo de elaboração e execução da aula.

LABORATÓRIO DE ORIENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

A informação em educação: princípios básicos de organização e normalização do trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica.

METODOLOGIAS DE ENSINO

Metodologia de ensino: conceito, pressupostos e aplicações. Alternativas metodológicas na organização do trabalho docente.

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em educação. Projeto de pesquisa e monografia: organização, planejamento e desenvolvimento.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS

Processo aprendizagem: conceitos e suas relações sob a ótica da psicologia. Abordagens cognitivistas contemporâneas e suas implicações no processo de ensino.

TOPICOS ESPECIAIS

Temas emergentes em educação.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

QUADRO DE HORÁRIO DAS AULAS



 

Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022


 

Acesse aqui



 

Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.


 

Acesse aqui




 

Documentos para inscrição:



  1. Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum Plataforma Lattes - documentado;
    (Obs.: Currículum vitae DOCUMENTADO é o curriculum impresso e com as fotocópias de todos os documentos comprobatórios anexos).
  5. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  6. Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula:



    *sendo da UEL, não há necessidade de autenticação

  7. Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):



Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe um e-mails com a senha e o número de matrícula, o mesmo deverá entrar no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em: confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois que o candidato receberá um segundo e-mail confirmando a matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matricula.

Obs.: Pedimos que no ato da entrega da Documentação para INSCRIÇÃO, também seja entregue a Documentação para MATRÍCULA, para que, caso seja aprovado, não tenha que vir novamente à Secretaria de Pós/CECA para entrega dos documentos referentes à matrícula.


Local de Entrega da Documentação:


Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

 

Critério para Seleção:

 


  • Prova Escrita de caráter eliminatório que consistirá na dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita no dia 17/02/2020, das 19h30min às 21h30min, salas 641 e 646. (nota mínima para aprovação: 7,0)

    Obs.: Chegar com 30 minutos de antecedência na sala de aula. Após às 19h30min NÃO SERÁ AUTORIZADO A ENTRADA DO CANDIDATO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA. É obrigatória a apresentação de documento com FOTO.

    Obs.: A comissão de seleção selecionará três temas ligados à educação superior. Ás 19h30 será sorteado um dos três temas para a realização da prova dissertativa. Importante: Não há indicação de bibliografia. A Comissão irá avaliar tanto conteúdo quanto forma do texto e a articulação das ideias desenvolvidas.

  • Análise de Curriculum vitae; (somente dos aprovados na Prova Escrita)

 

Resultado da Seleção:

 

Convocação de Suplentes:

 

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Resultados da Seleção:

 

  • Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultado após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: Consulte o MANUAL

 

  • A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CECA:

 

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira
Período Observação Horários
Dias 02/12/2019 Sem atendimento 2ª Fase do Vestibular
Até 20/12/2019 Atendimento ao Público Das 14h às 17h30 - 19h às 22h30
De 23/12/2019 a 07/01/2020 Sem atendimento Recesso
A partir de 08/01/2020 Atendimento ao Público Das 14h às 17h
e-mail: spg.latosensu@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

FORMULÁRIOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD
Utilizados pelos DISCENTES Indicação de Banca - Monografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTES Cadastro de Professor - Convidado
Indicador de Banca - Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias

 

Obrigações do ALUNO:
  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:

 

Documentos a serem entregues
  Documentos a serem enviados
MONOGRAFIA

para Homologação, o aluno deverá entregar conforme Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação.
Será aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete).
Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
* Consultar a Coordenação
01 (Um) Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação.

03 (Três) Exemplares separados, em espiral

01 (Um) CD em PDF, quando solicitado pelo Curso
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL

após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0.
01 (Um) Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL

 

Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)
    Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
  • O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


  • A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


  • A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
  • Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

  • Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)


  • O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


  • No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: spgceca@uel.br