Secretaria de Pós-Graduação - CECA
354 – DESIGN DIGITAL

 

NÍVEL: Especialização
Curso conveniado com FAUEL


 

OFERTADO PARA 2021/1
 
ATENÇÃO: A COORDENAÇÃO DO CURSO INFORMA, O CURSO NÃO SERÁ OFERTADO POR NÃO ATINGIR O NÚMERO MÍNIMO DE INSCRITOS. 
Edital de Oferta
Edital de Resultado
Mensalidade: R$ 480,00 - Res. CA n° 074/2017
Parcelas: 18

 

Carga Horária: 360h
Coordenador

 

Prof. Dr. Claudio Pereira de Sampaio

 

email: claudiopereira@uel.br

Frequencia de Aulas:

Quinzenais

Horários:

Sextas-feiras das 19h às 23h, Sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h

Duração:

O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG.

Local das aulas:

Departamento de Design nas salas 663, 664 e 673.

Público Alvo:

O Curso destina-se a portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design Artes Visuais, Comunicação Social, Computação e Publicidade e Propaganda, graduados em áreas afins, profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado do Design Digital.

 

CALENDÁRIO - REFERENTE OFERTA DE TURMA PARA 2021/1

Evento

Período

Publicação do Edital de Abertura de Inscrição -  Via Web

Dia 14/10/2020

Período de Inscrição - Via Web

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59)

Período de entrega Documentos para Seleção (VIA E-MAIL)

De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59) VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Período de Envio dos Documentos - Correio/Via SEDEX

SOMETE VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br De 26/10/2020 (8:00) a 26/03/2021 - (ATÉ 23:59)

Período de Seleção

De 29 e 31/03/2021

Resultado da Seleção -  Via Web  –  (PROPPG após 16h/)

Dia 01/04/2021

Períodode matr~icula Via Web - Portal de Estudante de Pós-Graduação

De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 - (ATÉ 23:59) 

Período de entrega Documentos para Matrícula - (VIA E-MAIL)

De 05/04/2021 (8:00) a 09/04/2021 - (ATÉ 23:59) VIA E-MAIL spg.latosensu@uel.br

Havendo Suplente - Período de Matrícula, caso convocado

Dia

Início das Aulas -  (Calendário previsto para primeira semana de março)

(Consultar Quadro de Horário)

 

DISCIPLINAS

2 DGN 153 - Comunicação Criativa: Direção de Arte - 30h

Processo criativo das questões e construções conceituais que envolvem os aspectos associados à retórica textual integrada ao visual e criação imagética - direção da arte. Compreensão e análise dos elementos visuais integrados aos elementos textuais expressos na criação e produção imagética por meio da construção de discursos que expressem as estratégias de comunicação criativas.

2 DGN 210 - Design de Interface - 45h

Tópicos do design da interface gráfica relacionados com as restrições estabelecidas pela mídia. Arquitetura da informação, os mapas e as estratégias de navegação, os novos dispositivos de interação e as áreas úteis para o layout do projeto. As novas tendências em tecnologias, linguagem gráfica e conteúdo informacional. Tendências em tecnologias, linguagem gráfica e conteúdo.

2 DGN 211 - Design thinking e Gestão do Design - 30h

Abordar a aplicação do conceito de Design Thinking na solução de problemas e exploração de oportunidades em produtos e serviços, com ênfase na criação de valor. Características, competências e papel do profissional que conduz esse processo (design thinker).

2 DGN 213 - Formatação de Interfaces Web - 40h

Técnicas e as ferramentas utilizadas para geração de sistemas para Web. Linguagem Javascript. Formatação das interfaces. HTML linguagem de marcação e CSS folhas de estilo encadeadas.

2 DGN 152 - Hipermídia e Convergência Midiática - 15h

Processo de convergência de mídias e linguagens que leva ao surgimento dos formatos digitais em rede. Matrizes de linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. Hibridização das matrizes de linguagem e seus efeitos de sentido. Cultura da convergência e as novas relações de produção midiática.

2 DGN 151 - Imagem na Contemporaneidade - 15h

Conceito de Imagem. As imagens técnicas e os meios midiáticos. Cultura Digital: meios e a relação com a sociedade contemporânea.

2 DGN 214 - Marketing Digital - 45h

Fundamentos teóricos de Marketing. Noções do ecossistema do Marketing Digital e suas ferramentas. Marketing para Buscadores, Redes Sociais, Mídia Paga e outros Canais Digitais. Táticas de conteúdo para Inbound e Outbound Marketing. Introdução à Métricas e Mensuração. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.

2 DGN 155 - Pesquisa Científica em Design 15h

O conhecimento científico e empírico em design. Processo, métodos e técnicas científicas e sistêmicas para o design.

2 DGN 164 - Desenvolvimento de Pesquisa em Design Digital - 15h

Planejamento, desenvolvimento e execução de projeto de pesquisa aplicada ao design digital.

2 DGN 216 - Produção de Vídeo para Mídias Digitais - 45h

Pré-produção. Noções de roteiro, linguagem e técnica de vídeo. Produção de vídeo. Pós-produção. Motion Graphics.

2 DGN 215 - UX e Usabilidade Aplicados em Web e Mobile 30h

Introdução à experiência do usuário com foco no Design de interação centrado no usuário. Usabilidade e testes com o usuário. A integração da equipe e sua importância no processo de desenvolvimento em Projeto UX. A arquitetura da informação no contexto UX. Técnicas e ferramentas para UX Design. Projeto prático de UX Design.

2 DGN 212 - Tópicos Especiais em Design - 30h

Design contemporâneo, tendências e mercado. Processo híbridos entre linguagens.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

2 DGN 160 - Empreendedorismo no Design 30h

Identificação de oportunidades e ciclo de desenvolvimento de novos negócios. Modelagem de negócios. Da ideia ao plano de negócios. Ambiente empreendedor.

2 DGN 158 - Gestão Financeira em Design - 30h

Composição de preços em design. Balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Ferramentas de análise e gestão financeira (dados para tomada de decisões).

2 DGN 159 - Inovação Social - 30h

Inovação social por meio do design. Fundamentos do desenvolvimento sustentável. Dimensões contemporâneas da sustentabilidade. Design e ciclo de vida dos sistemas de produção e utilização - análise e estratégias para sua otimização quanto à sustentabilidade.

2 DGN 172 - Planejamento de Comunicação - 30h

Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais

QUADRO DE DOCENTES

Professores

Disciplinas

Esp. Erico Belém

Comunicação Criativa: Direção de Arte e Redação

Dr. Rogério Zanetti Gomes

Desenvolvimento de Pesquisa em Design Digital - Tópicos Especiais em Design

Me. Murilo Crivellari Camargo

Design de Interface

Dr. Claudio Sampaio

Design Thinking e Gestão de Design

Me. Matheus Santana da Silva

Formatação de Interface Web

Dr. Juliana Barbosa

Hipermídia e Convergência Midiática

PhD. Rodolfo Rorato Londero

Imagem na Contemporaneidade

Esp. Rodrigo Chagas Rodrigo Chagas

Marketing Digital

Dra. Ana Luísa Boavista

Pesquisa Científica em Design

Dr. Marcelo Castro Andreo / Esp. Jose Marcus

Produção de Vídeo para Mídias Digitais

Dra. Vanessa Barros / Esp. Meryenn M. S. Francisco

UX e Usabilidade aplicados em web e mobile

 

QUADRO DE HORÁRIO DAS AULAS



 

Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020


 

Acesse aqui



 

Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.


 

Acesse aqui




 

Documentos para inscrição:



  1. Ficha de inscrição preenchida - disponível em: Inscrições via Web
  2. Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
  3. Cópia do histórico escolar de graduação;
  4. Currículum Plataforma Lattes - documentado;
  5. Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
  6. Considerando o Parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: Fotocópia autenticada* do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, bem como o documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma;
    Até o final do curso de pós-graduação o estudante deverá apresentar fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação

    *sendo da UEL, não há necessidade de autenticação

  7. Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.

 

Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):



Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe um e-mails com a senha e o número de matrícula, o mesmo deverá entrar no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em: confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois que o candidato receberá um segundo e-mail confirmando a matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matricula.

 

Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso - (Curso Conveniado – ITEDES):



Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.


Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.

 

Local de Entrega da Documentação:


Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA - Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.

 

Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR

 

Critério para Seleção:

 

  • Análise de Curriculum;

 

Resultado da Seleção:

 

  • Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.

  • Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

  • A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
     

Convocação de Suplentes:

 

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Resultado da Seleção:

 

  • Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.

 

Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)

 

  • A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Convocação de Suplentes:

 

  • Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.

 

Disposições Finais:

 

  • É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.

 

Calendário de Atendimento ao Público Secretaria de Pós-Graduação do CECA:

 

O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira
Período Observação Horários
     
Até 21/12/2020 Atendimento ao Público Das 14h às 17h30 - 19h às 22h30
De 23/12/2020 a 06/01/2021 Sem atendimento Recesso
A partir de 07/01/2021 Atendimento ao Público Das 14h às 17h
e-mail: spg.latosensu@uel.br - Atendimento: 0XX 43 3371-4665

 

Documentos a serem entregues
Utilizados pelos DISCENTES Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTES Cadastro de Professor - Convidado
Indicador de Banca - Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias

 

Obrigações do ALUNO:
  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Procedimentos para conclusão do Curso

 

Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:

Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;

CRITÉRIO DO CURSO PARA ELABORAÇÃO DO TCCPG – (Link aqui)

Disciplinas - obrigatório aprovação em todas as disciplinas para conclusão do curso. (24 cr)
 

 

Documentos a serem entregues
  Documentos a serem enviados
ARTIGO - TCCPG

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral

 

Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)
    Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
  • O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


  • A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


  • A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
  • Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

  • Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)


  • O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


  • No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

 

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

 

 

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