MENUS
TCC 2009
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Turma 2009
Autor(a) | Titulo | Arquivo |
---|---|---|
ADRIANA APARECIDA CASSIANO | PRAZER DE LER: O INCENTIVO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
ALESSANDRA HUMBERTO SILVA CALORI | AVALIAÇÃO DE SISTEMA/PROVA BRASIL: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DO RENDIMENTO DE MATEMÁTICA | Baixar |
ALINE APARECIDA DE ALMEIDA SOUZA | EMPATIA HISTÓRICA: um estudo nas Atas das Jornadas Internacionais de Educação Histórica (2000-2006). | Baixar |
ALYNE ZANATTA | SABERES DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS | Baixar |
AMANDA APARECIDA SANTOS DE SOUZA | O BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA FRENTE À TEORIA DE VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
AMANDA BERTOLA DA SILVA | MULTIPLAS FACES DA INFÂNCIA: CONCEPÇÕES QUE SE CONSTRÓEM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | Baixar |
ANA CAROLINA PIRES | AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SÍNDROME DE DOWN NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
ANA PAULA PAGNAN | RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA | Baixar |
ANDRÉA CRISTINA DE SOUZA | A INTEGRAÇÃO DO CUIDAR E DO EDUCAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INFANTIS E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
ANDRÊSSA DE AGUIAR CAVALCANTE PIRES | AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UM ESTUDO DO RENDIMENTO ESCOLAR DE MATEMÁTICA | Baixar |
ANGÉLICA LIMA PIAI | EDUCAÇÃO, MÍDIA E TECNOLOGIA : QUESTÕES E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. | Baixar |
ARLETE EGAWA | O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1990: O PAPEL DOS FUNDOS NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA | Baixar |
CAMILA DA SILVA | SIGNIFICAÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS SALAS DE APOIO: A CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR | Baixar |
CAMILA TONON | INDISCIPLINA NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS DIMENSÕES CONCEITUAIS | |
CAROLINA APARECIDA MARTINI | SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE CAMBÉ-PR. | Baixar |
CRISTIANE DE SOUSA ROSA ALBERTONI | NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PARADIGMAS DE UMA SOCIEDADE EM CRISE | Baixar |
CRISTIANE MARIA PEREIRA | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
CRISTIANE SANTANA CHAGAS | ARTE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
DAIANE CARINE SIQUEIRA DE OLIVEIRA | HISTÓRIA DA VIDA DE TRÊS PROFESSORAS DE LONDRINA (1980 A 2008) | Baixar |
DÉBORA SAMPAIO GALDINO | CONHECIMENTO MATEMATICO E AVALIAÇÃO: Um estudo dos resultados da Prova Brasil/2005 da Escola Municipal David Dequech | Baixar |
DENISCATIA GOMES MOTTA | O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NO COMEÇO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
EDILAINE CRISTINA DA SILVA | EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE DOMINAÇÃO | Baixar |
EDINÉIA RODRIGUES | FAMÍLIA E ESCOLA: EM BUSCA DE AUXÍLIO MÚTUO | Baixar |
EDNA DE OLIVEIRA SOBRINHO ROSSATO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DAS CONCEPÇÕES ÀS PRÁTICAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA | Baixar |
ELIETE RAMOS DE SOUZA | EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE AS CONTRADIÇÕES DA PEDAGOGIA CAPITALISTA E A BUSCA POR UMA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO | Baixar |
ELOI ALEXANDRE PEREIRA NETO | A AMBIVALÊNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO PERMANENTE EM SALAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
FABIANE DE PAULA GOMES AZEVEDO | CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CONSTRUTIVISTA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
FERNANDA MAZER BOSSAN | A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O NOVO PRIMEIRO ANO | Baixar |
FLÁVIA CRISTINA VARGAS DA CRUZ | O TESOURO DOS CONTOS DE FADAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
FLAVIA HELENA BRUEL | ORGANIZAÇAO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | Baixar |
FRANCIELE CRISTINA DA SILVA | PEDAGOGIA HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL | Baixar |
FRANCIELLEN DE SOUZA LIMA SILVA | PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DO PEDAGOGO OU DO CIENTISTA DA EDUCAÇÃO? | Baixar |
GIANE SOUZA DE OLIVEIRA GIRALDES | O BRINCAR E SUA RELEVÂNCIA PARA O BEBÊ NO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR | Baixar |
GISELE JULIANI DOMINGUES | A EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR, A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO E AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM A FAMÍLIA | Baixar |
JANAÍNA CAMPOS ABREU FERNANDES | FORMANDO O CIDADÃO POR TRÁS DA BLINDAGEM: ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA SITUADA EM UMA INSTITUIÇÃO CARCERÁRI | Baixar |
JOSIANE REGINA BRUST | A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
JULIA GRACIELA MATEUS | A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
JULIANA DE SOUZA | EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL UM PROCESSO DE (RE)PRODUÇÃO IDEOLÓGICA? | Baixar |
JULIANA MARCHIORE MELO DE LIMA | ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES E FACULDADES PRIVADAS DA REGIÃO DE LONDRINA EM RELAÇÃO Á FORMAÇÃO PARA INCLUSÃO E/OU ATUAÇÃO JUNTO A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ANTES E APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES DE 2006 | Baixar |
KELI SIMONE MACEDO MACHADO | POSSIBILIDADES DO UNIVERSO LÚDICO ENTRE CRIANÇAS INSERIDAS EM BERÇÁRIOS EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
KELLY CRISTINA DE CARVALHO PINHO | EDUCAÇÃO PARA QUÊ? REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO | Baixar |
LEDA DE FÁTIMA MARTINS BUZON | FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: ENCONTROS E DESENCONTROS NA “EDUCAÇÃO PARA PENSAR” | Baixar |
LEONI ALVES GARCIA | EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E A POLITICA DE ATENDIMENTO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICIPIO DE LONDRINA: UM ESTUDO A PARTIR DOS ANOS DE 1990 |
Baixar |
MARA REGINA ANDRADE SARAPIÃO | UMA REFLEXÃO SOBRE COMPORTAMENTOS FAMILIARES DESENCADEADORES DE ALUNOS AGRESSIVOS | Baixar |
MARCELA PEDROSO DE CAMARGO | TEMPO PEDAGÓGICO E TEMPO ADMINISTRATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Baixar |
MÁRCIA DA SILVA TOSHIMITSU | LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE MONTEIRO LOBATO: UM CAMINHO PARA O APRENDER A PENSAR | Baixar |
MÁRCIA DE SOUZA DO NASCIMENTO | CARACTERÍSTICAS DO BOM PROFESSOR NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4º ANO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | Baixar |
MARIA APARECIDA RODRIGUES DE MACEDO | QUAL A FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PEDAGOGO PARA SUA ATUAÇÃO NA ÁREA DA PEDAGOGIA HOSPITALAR. |
Baixar |
MARIA PRISCILA AGUIAR PARRA | REPERCUSSÕES SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO | Baixar |
MARIANA CESAR VERÇOSA SILVA | CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA COMPLEXA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL | Baixar |
MARIANA MONTAGNINI CARDOZO | HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: 1990 A 2005 | Baixar |
MARILZA CRISTINA NAZARIO MIRANDA | A CONSTRUÇAO DA ESCRITA INFANTIL SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Baixar |
MARTA REGINA NAZÁRIO | ATO DE LER: as perspectivas oficiais acerca da leitura para as séries iniciais do Ensino Fundamental | Baixar |
MEIRIELLE ESTELI LEITE | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO | Baixar |
MICHELLE TUFINO | A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ATUAL. | Baixar |
NÁDIA MOSCATO | A HISTÓRIA DE PROFESSORES NA TRAJETÓRIA DE SUAS FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS | Baixar |
NATÁLIA CHINAGLIA RAMOS | PARTICIPAÇÃO + DECISÃO + COMPROMISSO: Análise das estratégias de gestão e da organização do trabalho pedagógico das duas escolas melhores classificadas no IDEB no município de Cambé - PR. | Baixar |
PATRICIA SELVATICI PRETO | MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Baixar |
PAULO FERNANDES DA SILVA | A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS LIBERTADORA EM PAULO FREIRE | Baixar |
PRISCILLA GARCIA NIWA | O CORPO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
QUÉREN ANIE RODRIGUES DOS SANTOS | UM ESTUDO SOBRE O “CUIDAR” E O “EDUCAR” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA. | Baixar |
RAFAELA DA SILVA AVILA | MODOS DE CONCEBER O FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA ESPECIALIZADA | Baixar |
REGIANE GARCIA QUESADA | INDISCIPLINA: CRISE DA AUTORIDADE DOCENTE? | Baixar |
RENATA KELLEN NICOLIM UGUMA | UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA DO RATIO STUDIORUM | Baixar |
RENATA SUZUE OGATA | ARTE-EDUCAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS: MÚLTIPLAS LEITURAS E O INTERIOR DA SALA DE AULA | Baixar |
ROSILENE APARECIDA PALMA LIMA | PROBLEMATIZANDO A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA UNESCO | Baixar |
SARAH RODRIGUES SIMÕES DOS SANTOS | PARÂMETROS EM AÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
SILVIA BEVILACQUA | CONCEPÇÕES DE DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Baixar |
SILVIA CRISTINA CARVALHO | A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA | Baixar |
SIMONE BRAGANTINE | PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: AS POSSÍVEIS ÁREAS DE ATUAÇÃO EM SOCIEDADE FRENTE ÀS DIFERENTES REALIDADES EDUCATIVAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO | Baixar |
SUELI ULIAN MENDES | O Planejamento de Ensino no trabalho do professor de 5ª a 8ª séries em uma escola pública de Tamarana: dificuldades e possibilidades | Baixar |
SUZIANE APARECIDA DA CONCEIÇÃO | ALFABETIZAÇÃO DO SURDO: EM LIBRAS OU EM PORTUGUÊS | Baixar |
TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA | DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS | Baixar |
TÂNIA MARIA ZAMBRIM | REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990 E A ATUAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA ATUALIDADE: DIFERENTES FORMAS E SIGNIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO | Baixar |
TANIA PAULA PERALTA | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UM OLHAR NA CONTEMPORANEIDADE | Baixar |
VALÉRIA SALVATORE | UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO ESTÁGIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO - CULTURAL | Baixar |
VANESSA APARECIDA DA SILVA | A DUALIDADE ESTRUTURAL: A INFLUÊNCIA DO MUNDO DO TRABALHO NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL NO BRASIL | Baixar |
VANESSA APARECIDA DUTRA | HISTÓRIA DA PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL | Baixar |
VILMA L. BATTINI MULLER DE LUCA | A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR NO CAMPO DA EJA | Baixar |
VIVIANE APARECIDA DE SOUZA | O ATO EDUCATIVO: Reflexões a partir da obra de Paulo Freire | Baixar |
VIVIANE GONÇALVES BRUNO | INDISCIPLINA: CONCEPÇÕES E/OU PERCEPÇÕES – O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES | Baixar |
VIVIANE MASSUMI OKAMURA | PEDAGOGIA HOSPITALAR: O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE HOSPITALAR | Baixar |
CANAIS
CANAIS