Depto. Música

CURSO DE MÚSICA - Licenciatura

PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO


Alguns projetos não estão cadastrados ainda no sistema da UEL.


Relação de Projetos Cadastrados

 

Projeto de Pesquisa:

09042 - "VOZES DA CIDADE": POR UMA CARTOGRAFIA SONORA DE LONDRINA 

Coordenadora: Prof. Dra. FATIMA CARNEIRO DOS SANTOS 

Resumo do Projeto:

ESTE PROJETO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A CRIAÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA SONORA DE LONDRINA, A PARTIR DA ESCUTA, CAPTAÇÃO, ANÁLISE, SELEÇÃO E EDIÇÃO DE PAISAGENS SONORAS DE DIVERSOS LOCAIS DA CIDADE, TENDO COMO GUIA COMPOSICIONAL A IDEIA DE RIZOMA, DOS FILÓSOFOS GILLES DELEUZE E FELIX GUATARRI. POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA-CRIAÇÃO, DE NATUREZA QUALITATIVA, OPTOU-SE PELA ABORDAGEM INDUTIVA, NA QUAL O PESQUISADOR PARTE DE OBSERVAÇÕES LIVRES, DEIXANDO QUE DIMENSÕES E CATEGORIAS DE INTERESSE SE REVELEM PROGRESSIVAMENTE NO DECORRER DOS ESTUDOS. PARA A COLETA SONORA, SERÁ UTILIZADO UM PROTOCOLO DE ESCUTA, CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE PAISAGENS SONORAS URBANAS, QUE IRÃO COMPOR A CARTOGRAFIA SONORA, BASEADO NO TRABALHO DE MURRAY SCHAFER. ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA RESULTE EM QUESTÕES IMPORTANTES À ÁREA MUSICAL, ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À ESCUTA E À PAISAGEM SONORA, CONTRIBUINDO PARA UMA AMPLIAÇÃO DA PRÓPRIA IDEIA DE SOUNDSCAPE COMPOSITION.

Ouça a Cartografia Sonora de Londrina, clique aqui:


Projeto de Extensão:

02128 - MÚSICA CRIANÇA - INCLUSÃO, CULTURA, PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

Coordenadora: Profa. Dra. HELENA ESTER MUNARI NICOLAU LOUREIRO

Resumo do Projeto:

O PROJETO MÚSICA CRIANÇA VISA A INCLUSÃO CULTURAL DE CRIANÇAS MENOS FAVORECIDAS ECONOMICAMENTE, A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS COMPROMETIDOS COM UM MAIOR ACESSO À EDUCAÇÃO MUSICAL POR TODOS OS BRASILEIROS E PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO. ESSE OBJETIVO PRETENDE SER ALCANÇADO POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE TRÊS AÇÕES PRINCIPAIS: A DE ESTUDANTES DO CURSO DE MÚSICA NAS ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO E DE ESTÁGIO, DISCIPLINAS QUE COMPÕEM O PPC; A AÇÃO DE MONTAGEM E APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULO MUSICAL VOLTADO PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; E A AÇÃO DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO EDUCATIVOS, VOLTADOS PARA CRIANÇAS, PAIS E PROFESSORES, SOMADA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. NO ÂMBITO DA PRIMEIRA AÇÃO, DEVEM SER PRODUZIDAS APRESENTAÇÕES DE PEQUENO PORTE, NAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DE MÚSICA. JÁ NA SEGUNDA, AS APRESENTAÇÕES DEVEM ACONTECER EM TEATROS DAS CIDADES ENVOLVIDAS, SENDO QUE AS CRIANÇAS SERÃO LEVADAS A ESSES ESPAÇOS CULTURAIS PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO CONSTITUÍDO DE CANÇÕES INÉDITAS, COMPOSTAS, ARRANJADAS E INTERPRETADAS NO ÂMBITO PROJETO. AS COMPOSIÇÕES E ARRANJOS TRAZEM SONORIDADES ELABORADAS QUE, JUNTO À POESIA, VISAM PROPORCIONAR UMA FRUIÇÃO ESTÉTICA MUSICAL DIFERENCIADA ÀS CRIANÇAS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DE SUA PRÓPRIA CULTURA MUSICAL. POR FIM, OS PROGRAMAS DE RÁDIO DEVEM CONTRIBUIR PARA O ACESSO AO REPERTÓRIO APROPRIADO PARA O DESENVOLVIMENTO MUSICAL DAS CRIANÇAS E PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A SER UTILIZADO EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DAS REDES MUNICIAPAIS, TORNANDO-OS MULTIPLICADORES. 


Projeto de Extensão:

02059 - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SONORAS EM UM CONTEXTO LÚDICO E EDUCATIVO NÃO FORMAL

Coordenador: Prof. Me. JOSÉ ALBERTO DE ANDRADE DE LIMA JUNIOR

Resumo do Projeto:

ESTE PROJETO OBJETIVA ASSEGURAR UM LUGAR PARA EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM MUSICAL EM UM CONTEXTO EDUCATIVO NÃO FORMAL, UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, DA PREMISSA DE QUE A APRENDIZAGEM MUSICAL NÃO SE DÁ SOMENTE EM CONTEXTOS FORMAIS, MAS TAMBÉM EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS ONDE O BRINCAR ESTÁ PRESENTE. PROPOMOS ORGANIZAR E DESENVOLVER DIFERENTES OFICINAS ESTRUTURADAS PARA PROMOVER TANTO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MÚSICA, QUANTO À CONVIVÊNCIA COM EXPERIÊNCIAS LÚDICAS MUSICAIS DIVERSAS, PARA SEREM PERCEBIDAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. AS ATIVIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS DENTRO DAS INSTALAÇÕES DA LUDOTECA-UEL, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A SENSIBILIDADE, A CRIATIVIDADE E A EXPRESSÃO MUSICAL DAS CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA, E PROMOVER UM APRENDIZADO MUSICAL LÚDICO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS SONORAS.


Projeto de Extensão:

02235 - CORDAS BRASILEIRAS: VIOLÃO E OUTRAS CORDAS DEDILHADAS

Coordenador: Prof. Dr. ANDRE RICARDO SIQUEIRA 

Resumo do Projeto:

O PRESENTE PROJETO DESTINA-SE A PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE ARRANJOS E COMPOSIÇÕES AUTORAIS PARA VIOLÃO E OUTROS INSTRUMENTOS DE CORDAS DEDILHADAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE VIOLÃO, POR MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA E PELO DOCENTE DA DISCIPLINA, BEM COMO PRODUÇÃO DE RECITAIS PARA A E EXECUÇÃO PÚBLICA DESSES ARRANJOS E COMPOSIÇÕES. DEVIDO AO PERFIL DOS ESTUDANTES DE VIOLÃO DO CURSO DE MÚSICA E A PARTIR DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM AULA PELO DOCENTE, SENTIMOS A NECESSIDADE DA PRODUÇÃO DE CONCERTOS E RECITAIS PÚBLICOS PARA A DIVULGAÇÃO DAS OBRAS DOS ALUNOS E DO DOCENTE, JUNTO À COMUNIDADE LONDRINENSE, BEM COMO A PRODUÇÃO, EDITORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS PARTITURAS DAS REFERIDAS OBRAS. ASSIM, ALÉM DOS RECITAIS PÚBLICOS, AS PARTITURAS COM ARRANJOS E COMPOSIÇÕES ORIGINAIS PARA VIOLÃO SOLO, GRUPO DE VIOLÕES E, VIOLÃO E OUTRAS CORDAS DEDILHADAS, SERÃO DISPONIBILIZADAS EM FORMATO DIGITAL NO SITE DO CURSO DE MÚSICA, POSSIBILITANDO ASSIM UMA AMPLA DIVULGAÇÃO JUNTO AOS APRECIADORES DO INSTRUMENTO VIOLÃO E DA COMUNIDADE EM GERAL. OS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS A PARTIR DE ENCONTROS SEMANAIS ENTRE OS PARTICIPANTES E O COORDENADOR, NOS QUAIS SERÃO REALIZADAS ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ARRANJOS PARA O MEIO PROPOSTO, ASPECTOS DE EDITORAÇÃO DE PARTITURAS, E ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DOS RECITAIS.  


Projeto de Extensão:

02244 - COLETIVO DE LIVRE IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O ENSINO E A CENA ARTÍSTICA DA IMPROVISAÇÃO MUSICAL EM LONDRINA E REGIÃO

Coordenador: Prof. Dr. FABIO PARRA FURLANETE

Resumo do Projeto:

O COLETIVO DE LIVRE IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA (CLIC) VEM ATUANDO NA CIDADE DE LONDRINA DESDE 2013, REUNINDO ESTUDANTES E PROFESSORES DE MÚSICA, MÚSICOS PROFISSIONAIS E AMADORES, EM TORNO DE ATIVIDADES DE ESTUDO, PRÁTICA E PESQUISA DE LIVRE IMPROVISAÇÃO. O COLETIVO SURGE A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “O PAPEL DA ESCUTA NO PROCESSO CRIATIVO DA LIVRE IMPROVISAÇÃO” COORDENADO PELO PROF. DR. FÁBIO FURLANETE DO DEPTO. DE MÚSICA E TEATRO DA UEL, E FUNCIONA UM CAMPO DE TESTES E COLETA DE DADOS SOBRE IMPROVISAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL. DE SEU INÍCIO ATÉ AGORA, VÁRIOS GRUPOS DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL FORAM FORMADOS DENTRO DO CLIC COM PROJETOS ARTÍSTICOS DISTINTOS. POR OCASIÃO DA CONCLUSÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUE DEU ORIGEM AO COLETIVO, O NÚMERO DE PARTICIPANTES DE SEUS GRUPOS, QUE CONTAM COM MEMBROS DOCENTES E DISCENTES DE DIFERENTES CURSOS DA UEL E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA, CRESCEU SIGNIFICATIVAMENTE. NA MESMA PROPORÇÃO, A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E SUA DIFUSÃO VEM CRESCENDO, CAUSANDO IMPACTO NO MEIO MUSICAL LOCAL E ATRAINDO A ATENÇÃO DA COMUNIDADE PARA A PRÁTICA DA LIVRE IMPROVISAÇÃO COLETIVA. ACREDITAMOS QUE ESSE CENÁRIO OFERECE OPORTUNIDADES PARA A INSERÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS JUNTO À COMUNIDADE ESTERNA QUE NÃO DEVE SER DESPERDIÇADO. ACREDITAMOS TAMBÉM QUE DEVE SER EXPLORADA A POSSIBILIDADE DE FORTALECER A CENA ARTÍSTICA DE IMPROVISAÇÃO NA REGIÃO DE LONDRINA E, AO FAZÊ-LO, ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESSA CENA E O TRABALHO DESENVOLVIDO NO CURSO DE MÚSICA DO DEPTO. DE MÚSICA E TEATRO DA UEL. DESSA FORMA, PROPOMOS QUE O COLETIVO DE LIVRE IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA CONTINUE A SE DESENVOLVER E OFERECER ESPAÇOS PARA A PRÁTICA E O ESTUDO DA IMPROVISAÇÃO NA FORMA DE PROJETO DE EXTENSÃO, MANTENDO ESTREITA RELAÇÃO COM O TRABALHO DE PESQUISA SOBRE IMPROVISAÇÃO MUSICAL REALIZADO NO DEPARTAMENTO.   


Projeto de Pesquisa:

09357 - ENSEMBLE PEROBAL: GRUPO DE PERFORMANCE EM MÚSICA BRASILEIRA

Coordenador: Prof. Dr. ANDRE RICARDO SIQUEIRA 

Resumo do Projeto:

O PROJETO DESTINA-SE À CRIAÇÃO DE UM GRUPO "ENSEMBLE" DE MÚSICA BRASILEIRA. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL EXECUTAR UM REPERTÓRIO DE MÚSICA INSTRUMENTAL E VOCAL DELIMITADO POR CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA, ESTE PROJETO PRETENDE REALIZAR INVESTIGAÇÕES ACERCA DA PERFORMANCE DE DETERMINADOS GÊNEROS, SUAS CARACTERÍSTICAS IMPROVISATIVAS, DE ARTICULAÇÃO E DAS SUAS DIFERENTES SONORIDADES. O PROJETO PREVÊ CONCERTOS E OFICINAS A SEREM REALIZADAS COM E PELOS ALUNOS, ASSIM COMO A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA.


Projeto de Pesquisa:

10071 - GUITARRA EXPERIMENTAL E "LIVE ELECTRONICS PEDALS": ESCUTA, ESCRITURA E PERFORMANCE

Coordenador: Prof. Me. FERNANDO KOZU

Resumo do Projeto:

ESTE PROJETO DE PESQUISA TEM POR FINALIDADE A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS EM CRIAÇÃO E PERFORMANCE PARA GUITARRA ELÉTRICA E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS (PEDAIS DE EFEITOS DIVERSOS). POR UM LADO, BUSCAMOS ESTABELECER UM ÂMBITO DE PESQUISA EM TORNO DOS TERMOS "GUITARRA EXPERIMENTAL"/"LIVE ELECTRONICS PEDALS" E MAPEAR UM DOMÍNIO DE NOVAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO À TÉCNICAS, SONORIDADES E ESTÉTICAS (TIPOLOGIA E ANÁLISE DE TÉCNICAS ESTENDIDAS, SONS E REPERTÓRIO). POR OUTRO LADO, BUSCAMOS PROPOR UM PERCURSO DE CRIAÇÃO TENDO COMO BASE A EXPLORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DA ESCUTA, DO GESTO E DA ESCRITURA A PARTIR DA PRÁTICA INTERPRETATIVA (HEURÍSTICA, MORFOLOGIA E COMPOSIÇÃO). BUSCAMOS TAMBÉM ESTABELECER UM HIBRIDISMO ENTRE A IDIOMÁTICA DA GUITARRA (ROCK, JAZZ, FUSION ETC..) E ALGUMAS POÉTICAS DA MÚSICA DE VANGUARDA E EXPERIMENTAL DA CHAMADA MÚSICA DE "CONCERTO" (SÉC. XX E XXI) FLEXIBILIZANDO ASSIM ESTE TERRITÓRIO MUSICAL COM UMA DINÂMICA ENTRE REFERENCIALISMOS (CLICHÊS) E SONORIDADES "NOVAS". POR FIM, PRETENDEMOS REALIZAR UMA SÉRIE DE COMPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES (TANTO PARA GUITARRA SOLISTA QUANTO PARA PEQUENOS GRUPOS DE CÂMARA INCLUINDO UMA OU MAIS GUITARRAS) E REALIZAR REGISTROS TANTO EM PARTITURA QUANTO EM GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E/OU VÍDEO.


Projeto de Pesquisa:

11416 - BOTEQUIM DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA: CONVERSAS E DIÁLOGOS COMO PARTE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO

Coordenador: Prof. Dr. ALEXANDRE REMUZZI FICAGNA

Resumo do Projeto:

A PESQUISA ANTERIOR, INTITULADA “BOTEQUIM DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS INTER-COMPOSICIONAIS”, PROPUNHA A EXPERIMENTAÇÃO DE UM PROCESSO CRIATIVO EM COMPOSIÇÃO MUSICAL ASSOCIANDO ANÁLISE MUSICAL E CONVERSAS COM OUTROS COMPOSITORES. ESPERAVA-SE DESTE MODO POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ANÁLISE E COMPOSIÇÃO ATRAVÉS DE UMA OPÇÃO PELO “CONTÁGIO” AO INVÉS DA “FILIAÇÃO”, HORIZONTALIZANDO AS RELAÇÕES, TAL COMO PROPÕE FERRAZ A PARTIR DA LEITURA DE DELEUZE E GUATTARI. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA FORAM POSITIVOS, MAS INSUFICIENTES. A EXPECTATIVA ATUAL É QUE UMA READEQUAÇÃO METODOLÓGICA (TIPO DE ESTUDO ANALÍTICO A SER REALIZADO, INTEGRAÇÃO DE PROPOSIÇÕES EM DIFERENTES SUPORTES DE CRIAÇÃO) PERMITA ATINGIR O OBJETIVO DA PESQUISA: POTENCIALIZAR A REALIZAÇÃO DE CRIAÇÕES SONORAS A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DE UM PROCESSO CRIATIVO QUE ENVOLVA DIÁLOGOS E CONVERSAS, SEJA COM OUTRAS OBRAS E AUTORES (ESTUDO ANALÍTICO), SEJA EM SITUAÇÕES DE DISCUSSÃO EM GRUPO QUE PERMITAM A TROCA/PARTILHA (DE PROBLEMAS, SOLUÇÕES, SUGESTÕES) COM OUTROS ARTISTAS. AS COMPOSIÇÕES PERMITIRÃO OBTER MAIS ELEMENTOS PARA MAPEAR DE QUE MANEIRA ESSA METODOLOGIA PODE POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO INDIVIDUAL E QUAIS RESULTADOS EMERGEM. AS FERRAMENTAS PARA ESTA OBSERVAÇÃO SÃO AS PROPOSIÇÕES DE DELEUZE E GUATTARI A RESPEITO DO “PLANO DE COMPOSIÇÃO” EM ARTE E O CONCEITO DE “RIZOMA”. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POIS OS POUCOS COMPOSITORES QUE MENCIONAM OS DIÁLOGOS E CONVERSAS QUE ATRAVESSARAM O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SUAS OBRAS O FAZEM DE MANEIRA TANGENCIAL, SEM APROFUNDAR COMO SE DÁ ESTA RELAÇÃO.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: ceca@uel.br