domingo, 22 de abril de 2012

Movimento Estudantil do CECA

Representantes dos C.A's do CECA estiveram em reunião nesta ultima quinta-feira (19) com o Diretor e a Vice-diretora do CECA.


Gilmar A. Altran, Diretor do CECA, notificou a aprovação do Conselho Administração da UEL de verba do valor de R$1.500,00 anual por curso destinados para alunos que tenham seus trabalhos aprovados em eventos, a verba já deve ser injetada neste ano e não é cumulativa, cabe ao colegiado aprovar a ajuda de custo mediante requisição do aluno que tenha um trabalho aprovado no evento. 

"Cequinha": 

Mediante o ofício do CAVIS (Centro Acadêmico de Artes Visuais) e posteriormente o reforço do CAMU, que pede a realocação de um dos barracões do antigo prédio de Artes Visuais, o "Cequinha", para que possamos ter um espaço (descente) destinado para o Movimento Estudantil, a Diretoria do Departamento abriu um processo à Pro-plan (segue anexo o processo). Esse processo não contempla a realocação de apenas um dos barracões, como era pedido pelos C.A's, mas a realocação de mais um deles, devido a solicitação dos servidores do CECA, que sofrem com instalações precárias, muitas vezes passando seus horários de almoço em uma salinha embaixo da escada. Mediante isto foi convocado uma reunião com o Pro-reitor de Planejamento nesta semana, onde teremos um parecer do processo. Será construído no lugar dos barracões  um prédio para pós-graduação em ciências humanas e contemplará pós-graduações de outros centros.

Ocupação Estudantil:

Foi discutido também a presença dos alunos no Conselho de Centro e no Conselho Universitário. A divisão de membros dos conselhos se dá em 15% estudantes, 15% servidores e 70% docentes. Onde ocuparíamos nosso espaço quanto Movimento Estudantil.

Mediante tudo isso, teremos uma reunião entre membros ativos do CA's para articularmos uma possível política de ocupação destes acentos. A reunião será quinta-feira (26) às 14:30 na pracinha do CECA.

Texto: Brenno Castello Branco
Revisão: Maria Carolina Thomé

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ASSEMBLEIA GERAL

CAMU convoca:

Assembléia Geral  17/04
15h30 às 16:00
Sala 656

Pauta:

- Avaliação Institucional;
O que é? Um sistema interno de avaliação desenvolvido para que os alunos possam avaliar através de números o seu grau de satisfação com o trabalho docente dentro do curso.

-Festa Junina;
Apresentações
Barraquinhas
Serenata Elegante
Mão de Obra colaborativa.

TRAGAM SUAS IDEIAS!

domingo, 8 de abril de 2012

A Ceita!

"Para fazer parte de A ceita tem-se que celebrar todos os seres primordiais , pois em verdade quem se dispõe a participar da ceita, aceita que é um ser complexo e contraditório."

Uma proposta Integradora entre os cursos de Arte do CECA (Centro de Educação Comunicação e Artes) para recepção dos recém-chegados.

Detalhes finais para o cortejo.

O cortejo.


Público.

Curiosidade Boa.

Segue abaixo a entrevista realizada com o Piau, professor de artes visuais, sobre a organização do evento nas prévias do grande cortejo.


“Chama-se Oficina Integrada de criatividade, a cada ano agente faz um tema diferente e esse ano o tema é A Ceita! A brincadeira é que as pessoas que estão participando estão entrando em uma seita e esta seita está ligada a uma cosmologia, a uma narrativa mitológica. É como se tivéssemos criado uma sociedade e esta sociedade acredita que o mundo surgiu de um arco-íris, este arco-íris explodiu, da explosão do arco-íris nasceu um vulcão e esse vulcão em estado de erupção gerou quatro seres, supremos, primordiais, e cada ser têm um conjunto de características. Um ser é o mestre dos super-heróis que defendem as cores do arco-íris, tem outro que é o domador dos animais que devoram o mal humor, tem o terceiro que é a Cafetina que ta ligada a questão da potência e do erotismo e o Malzinho, que é um ser do mal das tremas do apocalipse. Então a partir deste roteiro eles desenvolveram cinco oficinas, adereço e fantasia, cenografia, percussão, expressão corporal e documentação e registro. Toda a produção que foi feita em três dias converte em um desfile e termina em uma festa de celebração destas entidades que a gente criou. Lembrando que, a gente parte do pressuposto que criar é resolver problema com limite de recurso, quanto menos recurso a gente tem mais temos que usar a criatividade, temos como limite de recurso gastar pouquíssimo dinheiro, quase todo material é material reciclado, alternativo, tem o limite de tempo, tudo tem que ser feito em três dias e tem o limite temático, que a criatividade tem que estar convergindo para esse roteiro que agente criou.”*


Organização.


Bateria chamando a chuva.

Nós do CAMU agrademos a colaboração de todos para a organização de todo o evento. Foi de tamanha satisfação ver todo este acontecimento. E que seja o evento de pontapé inicial ao nossos futuros trabalhos durante este ano!
Obrigada""""

fontes: Fotos- Gerson Sobreira
           Entrevista- Gustavo Carneiro

*feitas algumas alterações necessárias 

terça-feira, 19 de abril de 2011

ATENÇÃO!

COMUNICADO
Por conseqüência do feriado comunicamos que EXCEPCIONALMENTE adiaremos nossa Assembléia Geral Extraordinária, que aconteceria amanhã (20 de Abril de 2011) passando assim a ser realizada na próxima semana no dia 27 de Abril de 2011 às 17:45 na sala 656 - CECA.
 Muita coisa interessante entrou em pauta durante esses últimos dias, deixando assim nosso encontro ainda mais INDISPENSÁVEL.  
Lembrando que a participação de todos os interessados é de SUMA IMPORTÂNCIA.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FIQUEM LIGADOS!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Assembléia Geral Extraordinária

O CAMU (Centro Acadêmico de Música), pelo seu dever CONVOCA os alunos regularmente inscritos no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina, para sua Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 20 de Abril de 2011 às 17:45 h., na sala 656,  localizado no Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina, onde estarão em pauta os seguintes assuntos :

1- Gestão do CAMU;
2-    Vendas de Kits (camisetas, canecas etc...);
     3- Espaço Estudantil;
     4- Legalização do C.A;
     5- Representação Estudantil no colegiado.



Londrina, 11 de Abril de 2011.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Recepção aos Calouros

Com a finalidade de criar condições para que o estudante se integre ao contexto universitário, o CAMU entre os dias 23 à 25 de fevereiro organizou uma breve e rica  mostra de alguns grupos existentes vinculados de alguma forma com o Curso de Música da UEL
 
O evento que aconteceu com apresentações dentro e fora do CECA, contou com a participação de alunos e professores do curso, e quem esteve presente pode prestigiar  músicos de muita qualidade.

 Gabriel Zara, André Siqueira e Júlio Erthal

No dia 23/02, André Siqueira TRIO deram o pontapé inicial ao evento, o trio formado por André Siqueira (Violão e Viola), Júlio Erthal (Flauta e Sax Soprano), Gabriel Zara (Contrabaixo), executaram composições inspiradas em ritmos brasileiros da cultura popular de origem rural.

Não poupando esforços vieram munidos de um repertório qualificadíssimo, com as músicas "Cateretê"- André Siqueira, "Senhorinha" - Guinga, Moçambique - André Siqueira e "Dog River - Rabih Abu Khalil.

Veja aqui mais registros desta apresentação. 


A banda OSSO E DENTE fez (literalmente) chover no Restaurante Universitário também no dia 23, com músicas próprias soube passar o que queria ao público presente, mesmo sofrendo com problemas técnicos. A banda contou com os integrantes Caetano Zaganini (Vocal), Camila Rios (Vocal e Percussão), Victor Pedrassoni (Contrabaixo e Guitarra), Felipy Andrade (Guitarra), Guilherme Benassi (Bateria) e Daniel Cavalini (Violão).
Com letras críticas e inteligentes a banda roubou a atenção em um dia que a chuva queria os olofotes só para ela. 


                                                                      Grupo Samba 172 

 O grupo Samba 172 composto pelos músicos, Ronaldo Matos (Voz e Violão), Fernando Salles (Saxofone), Robson Ganeo (Contrabaixo),  João Petrus (Percussão), Maria Thomé (Percussão) e Thiago Marinho (Bateria), foi a atração do dia 24, a apresentação aconteceu no Restaurante Universitário como parte da programação oficial de recepção aos alunos realizada pela Coordenadoria de Comunicação (COM) e com apoio do DCE e da Pró-Reitoria de Extensão.
Como de costume o grupo embalou com o melhor do samba de raiz e mesmo com alguns problemas técnicos (frequentemente ocorridos pela pouca estrutura dos organizadores) soube deixar a sua marca no evento.  


Fábio Furlanete, Diego Barros, Augusto Shoji e Thiago Marinho

24/02 - O grupo REPENTEMUDO nos proporcionou uma apresentação de alto nível. Formado pelos músicos Fábio Furlate (Sax Tenor), Diego Barros (Guitarra), Augusto Shoji (Contrabaixo) e Thiago Marinho (Bateria) vieram com um repertório de Jazz Moderno (década de 40 à 60). O grupo que iniciou seus trabalhos pela simples vontade/necessidade do estudo nos cativou com as músicas "Joshua" - Vistor Fezdmon, "One by one" - Wayne Shorter, "Bird Food" - Ormette Coleman, "Serenity" - Joe Henderson, "Freedon Jazz Dance" - Eddie Harris e "Mercy, mercy, mercy"- Joseph Zawinul.  



25/02- Não poderíamos fechar de melhor maneira nosso evento, o Grupo Entre Nós fez surgir harmônicos na sala 656 do CECA.  Com o repertório de músicas brasileiras o grupo vocal mais uma vez deixou boquiaberto o público presente. 
Tivemos nesta apresentação os músicos, Ana Clara Silveira, Mariany Figueiredo, Priscilla Souza (Sopranos), Giovanna Lucas e Monique Kodama (Contralto), Daniel Sebrian e Victor Hugo Santos (Tenores), Fernando Magre, Luis Wagner Costa, Melquiades Arcoverde  (Baritonos), Maria Thomé (Percussão) e Jailton Santana (Piano). 



Pequena Nota: Nós do CAMU agradecemos a colaboração de todos os envolvidos. Saldamos nossos "Calouros" e esperamos ter proporcionado de alguma maneira uma boa recepção e que tenhamos despertado de alguma maneira a vocês a vontade de fazer música além da Academia. Sejam mais do que bem vindos.





segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Entre os dias 14 e 23 de janeiro de 2011 aconteceu no Rio de Janeiro a 13ª edição do Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE e a  7ª edição da Bienal também organizada pela UNE .


O tema central em debate no 13o. CONEB da UNE foi a elaboração de contribuições ao Plano Nacional de Educação, com o conjunto de metas que deverá guiar a Educação Brasileira de 2011 até 2020. Durante o encontro, Centros e diretórios acadêmicos de todo o país deliberaram sobre os próximos passos do movimento estudantil nas universidades brasileiras. 
 
O CAMU representando o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina marcou sua presença neste grande ato da democracia brasileira. Como representantes tivemos Eddy W. Ieger (delegado), Maria Carolina Thomé  e Camila Rios do Amaral (suplentes).

Baixe em PDF os documentos aprovados durante a plenária final, realizada na segunda-feira (17):



Nesta esta edição da Bienal foi abordado o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão privilegiando o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.
Contou com a presença de grandes nomes da música brasileira, tais como, Beth Carvalho, Marcelo D2, Cacique de Ramos e Tantinho da Mangueira, Leci Brandão, Moacyr Luz, Rappin Hood, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Elza Soares, Farofa Carioca, Aline Calixto entre outros.

O festival propõe um olhar sobre o samba que ultrapasse sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. Inspira-se no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir do povo brasileiro.

Para nós do CAMU foi uma ótima maneira de começarmos nossa jornada de trabalho para este ano de 2011, além de conhecermos a tão famosa Cidade Maravilhosa tivemos contato com Centros Acadêmicos de todo o Brasil, onde conhecemos experiências, discutimos novas ideias e trocamos contato que poderão dar grandes frutos. Uma experiência indescritível com um fino prato musical. 


 Saiba mais sobre os eventos acessando UNE e Bienal