Você está em CURIOSIDADES
"Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América".
(Eça de Queirós)
Fonte: missagospel.com.br
CURIOSIDADES SOBRE SÍMBOLOS RELACIONADOS À ÁREA DE LETRAS
Fonte: http://www.ufpi.br/picos/materias/index/mostrar/id/5898 |
A CorujaEsta ave simboliza a sabedoria e o conhecimento. Já na Grécia Antiga, era a preferida da deusa Athena, deusa da Sabedoria e protetora das atividades intelectuais. Ave de hábitos noturnos, ela possui a capacidade de enxergar na escuridão, por isso é o símbolo de diferentes licenciaturas, uma vez que o professor deve ser aquele profissional que vê além dos demais.
|
Fonte Adaptado de http://www.letrologa.com.br/o-curso-de-letras/ |
A Flor de LisEste símbolo surgiu com Luís XVII, na França, sendo adotada nas Cruzadas, simbolizando a fé, a sabedoria e o valor. No curso de Letras, ela simboliza a articulação entre três grandes áreas: a linguística, a literatura e a gramática, representadas por cada pétala da flor. A pétala do meio representa a Literatura, aponta para o alto, para o ideal, o elevado. A pétala que fica à direita representa a Gramática e mostra a valorização da tradição. E a da esquerda se refere à Linguística, a ciência que estuda a língua e a linguagem. O traço horizontal localizado no meio da flor representa um feixe que une os conhecimentos dessas três áreas. É possível notar que abaixo do feixe, as pétalas continuam, o que demonstra que as áreas se completam, mas também mantém suas identidades próprias. Outra explicação possível para a parte inferior da pétala consiste na sua comparação com as raízes das plantas, que pode simbolizar a procura pelas raízes do conhecimento.
|
Fonte: http://moacirjoias.com.br/blog/ |
A PedraA cor do curso é lilás e a sua pedra é a Ametista. Tal pedra é uma variedade roxa do quartzo, que até o século XVIII tinha o mesmo valor do diamante. Acredita-se que ela simboliza o equilíbrio, requisito indispensável para a construção de um conhecimento sólido. Ela também simboliza a alteração do estado de consciência normal para um estado meditativo, por isso é considerada a pedra da sabedoria, do equilíbrio e da humildade. Há uma lenda sobre a origem desta pedra: segundo ela, “a ametista, foi criada quando o deus grego do vinho, Dionísio, ficou irritado com os homens e jurou lançar tigres contra o primeiro ser humano que cruzasse a sua frente. Uma mulher chamada Ametista, que se dirigia ao templo da deusa grega Diana, surgiu e foi atacada pelos tigres. A deusa Diana teve piedade da mulher e transformou-a num cristal, para que ela não sentisse mais dor. Arrependido, Dionísio derramou vinho sobre o cristal, tornando-o violeta.”
|
Fonte: http://zip.net/bvsp1m Fonte: http://zip.net/bnkFsS |
O Anel de FormaturaEm muitas sociedades, a anel simboliza um estado ou situação do indivíduo. Antigamente, os reis medievais usavam anéis no seu cotidiano ao invés da coroa e a igreja católica condecorava os seus bispos, cardeais e papas com anéis. O anel de formatura indica que a pessoa passou por uma transformação, um ritual de passagem dentro de uma área do conhecimento. Segundo a professora do Curso de Design de Joias da Universidade Anhembi Morumbi, Patrícia Sant'Anna, o anel de formatura é um símbolo de superação de uma etapa importante na vida do profissional; ele traz na parte central a pedra do curso e, nas laterais, os seus símbolos. De acordo com a cultura oriental, o anel de formatura deve ser usado no dedo anular, pois este é o dedo guiado pelo Sol, o que atrairá brilho para a carreira do profissional. |
BIBLIOGRAFIA:
FAFIBE. Símbolos do Curso de Letras. Curso de Letras. Bebebouro-SP, março 2011. [Blog Internet] Disponível em: <http://letrasfafibe.blogspot.com.br/2011/03/simbolos-do-curso-de-letras-normalmente.html>. Acesso em: 18 nov. 2015.
GIZM. Ametista. Abril 2010. [Blog Internet] Disponível em: http://pedrasperciosaseoutras.blogspot.com.br/search?q=ametista. Acesso em: 18 nov. 2015.
KOBAYASHI, Simone. Ametista: Sabedoria e Equilíbrio. 2015. Disponível em: http://www.personare.com.br/ametista-sabedoria-e-equilibrio-m1571. Acesso em: 18 nov. 2015.
RENAN. A Flor de Lis como Símbolo do Curso de Letras. Vitória-ES, nov. 2014. [Blog Internet] Disponível em: http://interludico.blogspot.com.br/2014/11/a-flor-de-lis-como-simbolo-do-curso-de.html. Acesso em: 18 nov. 2015.
SIGNIFICADOS. Significado de Coruja. 2015. Disponível em: http://www.significados.com.br/coruja/. Acesso em 18: nov. 2015.
TERRA EDUCAÇÃO. Como surgiram os anéis de formatura? Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/como-surgiram-os-aneis-de-formatura,699959d9e3837310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 18 nov. 2015.
VERONEZZI, Felipe. A Tradição dos Anéis de Formatura da Europa para o Brasil. Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/formatura/aneis-de-formatura/. Acesso em: 18 nov. 2015.