A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina (FAFILO), criada em 1956, fazia parte de um conjunto de cinco faculdades isoladas. Iniciou suas atividades em 1958. Dez anos depois, reúnem-se as faculdades criando-se a Universidade Estadual de Londrina, pela Lei Estadual 6.034 de 06/11/69, Decreto Estadual 18.110 de 28/01/1970, reconhecida pelo decreto federal 69.234 de 07/101971. Inicialmente criada como Fundação, foi transformada em autarquia pela lei Estadual 9.663 de 16/07/1991.
Prédio do Grupo Escolar Estadual Hugo Simas/Sede da FAFILO - Foto:Acervo/CDPH
Atualmente a UEL conta com 9 (nove) Centros de Estudos, 52 (cinqüenta e dois) departamentos responsáveis por 40 (quarenta) cursos de graduação com 13.319 (treze mil, trezentos e dezenove) alunos neste nível e 100 (cem) cursos/programas de Pós-graduação. Dentre estes, 74 (setenta e quatro) são cursos de Pós-graduação Lato sensu. O Departamento de Filosofia mantém 3 (três) destes cursos, num esforço gradativo de entrar num processo de qualificação. Outrossim, a Universidade mantém 23 (vinte e três) Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, com 7 (sete) doutorados e 23 (vinte e três) mestrados, perfazendo um total de 2.230 (dois mil, duzentos e trinta) alunos matriculados.
Campus UEL/Lonndrina - Foto:Acervo/COM
Para atender esta demanda a UEL conta com um total de 1.658 (hum mil, seiscentos e cinqüenta e oito) docentes, sendo 512 (quinhentos e doze) doutores, 614 (seiscentos e quatorze) mestres, 310 (trezentos e dez) especialistas e 222 (duzentos e vinte e dois) graduados. A proporção de docentes titulados tende à ampliação, considerando-se a existência de 156 (cento e cinqüenta e seis) doutorandos e 37 (trinta e sete) mestrandos. Desse total, 605 (seiscentos e cinco) participam ativamente em 164 (cento e sessenta e quatro) Grupos de Pesquisa com 478 (quatrocentos e setenta e oito) projetos de pesquisa, 130 (cento e trinta) projetos de ensino e extensão.
Construção do CLCH/UEL - Foto:Acervo/CDPH
O desenvolvimento histórico da Filosofia na Universidade Estadual de Londrina tem seu início em 25 de fevereiro de 1972 através da Resolução FUEL nº 100 que determinou uma indicação de currículo mínimo, limite de matrículas, duração e regime do curso. Mais tarde, no 1º semestre de 1973, através de uma outra Resolução, de nº 126, determinou-se a realização do vestibular com um número de 40 (quarenta) vagas. Assim sendo, a Filosofia que antes servia à Universidade para dar os cursos de Introdução à Filosofia, iniciava um processo de consolidação no interior da Universidade. No entanto os percalços políticos no início da década de 70 levaram a direção da Universidade a não inclusão de vagas para o curso de Filosofia.
Diante desta situação, os alunos que freqüentavam o curso foram aconselhados e levados a optar por outros cursos e, em 1976, o curso de licenciatura em Filosofia deixou de receber matrículas. Passou, então, a ser considerado desativado. Mesmo assim a Filosofia continuou sua trajetória no interior da Universidade com os cursos de Introdução à Filosofia.
Mas, ainda não havia condições objetivas para a retomada do curso de Graduação. Os docentes de Filosofia aglutinados no interior de um outro Departamento, o de História, preparavam o mecanismo para reativar um Departamento próprio assim como efetivar uma presença mais fecunda na Universidade. As discussões evoluíram a ponto de, no final da década de 80, gerarem dois fatos importantes: primeiramente, a criação de um Departamento de Filosofia, a partir do desmembramento da então área de Filosofia do Departamento de História; finalmente, a estruturação de uma nova proposta curricular objetivando a reativação do curso de Graduação em Filosofia.
Construção do 2. Bloco do CLCH/UEL - Foto:Acervo/CDPH
Após intensas discussões e negociações nos anos de 1990 e 1991, finalmente no dia 24 de junho de 1992, através da Resolução 2025/92 da Universidade Estadual de Londrina, em conformidade com a Resolução do CFE de 20 de outubro de 1962, embasado no parecer CFE 277/62 de 20 de janeiro de 1962, que fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de Filosofia, e com as normas estatutárias e regimentais desta Universidade, foi reativado o curso de Graduação em Filosofia. Assim foi realizado o primeiro vestibular em janeiro de 1993. Em fevereiro reiniciam-se as atividades letivas do Curso de Graduação-Licenciatura em Filosofia.
Vale destacar ainda que, após esforços conjuntos do Corpo Docente do Departamento de Filosofia, o Mestrado em Filosofia foi aprovado pela Capes em 2009 e teve o seu início oficial em janeiro de 2010, quando se realizou a seleção para a primeira turma discente do Mestrado. Transcorridos dez anos, em 2019, houve a abertura do curso de Doutorado em Filosofia. A pós-graduação stricto sensu vem assim cristalizar e fomentar ainda mais os esforços envidados até então, bem como permitir a disseminação das pesquisas já realizadas pelo Corpo Docente do Departamento, pela orientação e formação de novos pesquisadores em nível de mestrado e de doutorado, atendendo uma demanda premente a toda Região Norte do Paraná e atingindo também o Oeste paulista e outras regiões do país.
Prédio do CLCH/UEL - Foto:Acervo/Com
Criação: | Resolução nº 100, de 25/05/1972 |
Reativação do Curso na UEL: | 29/02/1994 |
Reconhecimento: | Decreto Estadual nº 4.496, de 17/06/1998 |
Ano de implantação do Currículo: | 1998 |
Grau: | Licenciado em Filosofia |
Turno: | Noturno |
Código: | 29 (vinte e nove) |
Duração: | Mínima: 04 (quatro) anos Máxima: 07 (sete) anos |
CARGA HORÁRIA (1988) | |
Teórica: | 1.972 (hum mil, novecentos e setenta e duas) horas |
Estágio Curricular: | 306 (trezentas e seis) horas |
Trabalho de Conclusão de Curso: | 136 (cento e trinta e seis) horas |
Atividade Acadêmica Complementar: | 110 (cento e dez) horas |
Total do Curso: | 2.524 (duas mil, quinhentas e vinte e quatro) horas |
Perfil do Profissional
Atua no exercício do magistério no ensino fundamental, médio e superior e como pesquisador na área do conhecimento filosófico, comitês (interdisciplinares) de ética e bioética, consultoria, etc.
Objetivo do Curso
Desenvolver a crítica interpretativa e conceitual de maneira radical e lógica nas mais diversas áreas da sociedade e capacitar professores para o ensino médio e superior.
Campos de Atuação
Instituições de ensino públicas e privadas, empresas e outras entidades.