NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HISTÓRICA

CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Profa. Dra. Anna Maria Martinez Corrêa - CEDAP - [...]

O Centro de Documentação e Memória - CEDEM foi constituído em 1987, por iniciativa de um grupo de professores da área de Humanidades da Universidade Estadual Paulista, tendo como objetivos a realização de pesquisas, a preservação de documentos e sua difusão. No decorrer do tempo, a par de seu projeto inicial Memória da Universidade, do qual resultou seu primeiro acervo documental, o CEDEM recebeu a doação ou a custódia de fundos documentais, testemunhos da história política contemporânea do Brasil.

O Centro de Memória Digital (CMD) foi criado em 2003 por meio de parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras. Mantêm sofisticada estrutura tecnológica especialmente concebida para execução de projetos, cujo propósito consiste em articular competências para aplicação da tecnologia digital na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio histórico e cultural brasileiro em meio digital.

O Acervo do Centro de Memória da Amazônia é composto por documentos textuais do Tribunal de Justiça do Pará do século XVIII até 1970. São aproximadamente 2km lineares de documentos de origem Cível e Criminal. tem como missão institucional a salvaguardar, preservar, divulgar, disponibilizar e proceder a Gestão Documental.