Docentes
Professores Efetivos
Claudia Maria de Sousa Palma Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutora pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UNICAMP (2008), com Doutorado (2000) e Mestrado (1996) em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, e Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: metapsicologia freudiana e lacaniana; clínica psicanalítica; psicanálise em instituições de saúde e psicologia hospitalar. |
|
Katya Luciane de Oliveira Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa. Membro da diretoria atual (2017) do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica na função de tesoureira. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. |
|
Leandro Anselmo Todesqui Tavares Doutor em Psicologia pela Unesp (Assis). Mestre em Psicologia pela Unesp (Assis). Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia / Unifil - Londrina-PR. Psicólogo Clínico com formação em Psicanálise (Lacan/Freud); Músico instrumentista; Pesquisador e Professor de Psicologia e Psicanálise. Professor Adjunto-A no Dep. de Psicologia e Psicanálise na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuação com ênfase em: Clínica Psicanalítica, Fundamentos e Metapsicologia (Lacan/Freud); Psicopatologia; Sublimação e Pulsão Invocante; Psicanálise e Clínica Ampliada. Autor dos livros: "Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social (Ed. Unifesp, 2020). E também, "A Depressão como Mal-Estar Contemporâneo" (Ed. Unesp/Cultura Acadêmica, 2010), além de outros artigos e capítulos de livros em psicanálise e psicologia. |
|
Maíra Bonafé Sei Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2017) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise, Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Diretora da Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina (Gestão 2014-2018 e 2018-2022). É membro da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et Famille - AIPCF e da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - AATESP desde 2006, membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família desde 2017 e foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (Gestão 2018-2020). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: arteterapia, psicanálise de casal e família, psicanálise winnicottiana, serviços-escola de Psicologia e saúde mental. |
|
Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis Graduada em Psicologia (PUC Campinas - 1977), Mestre em Psicologia Clínica (PUCC Campinas -1981) e Doutora em Psicologia Clínica (USP - 2007). Docente do departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Mestrado em Psicologia da UEL. Pesquisas sobre clínica psicanalítica, desenvolvimento humano, família, relacionamento afetivo emocional em gêmeos. |
|
Meyre Eiras de Barros Pinto Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção psicológica(prevenção e tratamento); saúde mental; saúde coletiva; velhice e envelhecimento. |
|
Patricia Silva Lucio Doutora em Ciências pela UNIFESP (2013-2016), mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG (2006-2008) e graduada em Psicologia pela UFMG (1999-2004). Atualmente, cursa Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. É professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina, onde leciona no curso de graduação em Psicologia, licenciaturas e é orientadora Programa de Mestrado em Psicologia. Desde 2014, trabalha como editora-chefe da revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia (Qualis B2). É consultora do MEC em processos de autorização de cursos de graduação em Psicologia. Atua na área de psicologia, tendo como principais focos de interesse: TDAH, leitura, comorbidades entre TDAH e transtornos de leitura, a compreensão de textos e psicometria. |
|
Ricardo Justino Flores Mestre em Psicologia Clinica, área de concentração em Psicologia Clinica Psicanalítica, Psicanálise, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1984. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Atuou como Professor do Centro Universitário Filadélfia. Psicologo Clinico inscrito no Conselho Federal de Psicologia e Conselho Regional de Psicologia 08, CRP08/0924; atua na Área de Psicologia Clinica com ênfase em Intervenção Terapeutica. Publicou 8 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Possui 9 itens de produção técnica. Participou de 66 eventos no Brasil. Recebeu 25 prêmios e/ou homenegens. Entre 1998 e 2005 coordenou 2 projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autoria de trabalhos científicos; assumiu vários cargos administrativos como coordenador de curso de psicologia, chefia e vice-chefia de departamento de psicologia e direção de clinica-escola, coordenador de curço de especialização. Em seu curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, teecnológica e artístico-cultural são: angústia, fantasias Inconscientes, psicanálise, psicopatologia, personalidade, luto, depressão, relação obetal, procedimento D-E. |
|
Rosemarie Elizabeth Schimidt Almeida Possui título de Doutor em Psicologia - PUCCAMP - Campinas-SP, área: Psicologia Clínica/Março de 2006. Título de Mestre em Educação - Universidade Estadual de Londrina/PR, área: Desenvolvimento Humano-1999. Título de Graduação em Psicologia - Universidade Estadual de Londrina/PR. Atua na área de Graduação e Pós Graduação em Psicologia e áreas afins. Professor Associado C da Universidade Estadual de Londrina/PR. Departamento de Psicologia e Psicanálise. Atua como professora na área de Psicologia Clínica - Saúde Humana e Desenvolvimento Humano, com ênfase em Psicanálise. Coordena projetos de pesquisa e extensão que abordam as contribuições da Psicanálise, com ênfase em Winnicott. Estuda a questão da temporalidade e do setting em atendimentos individual e de grupo principalmente de adolescentes. Chefe do departamento de Psicologia e Psicanalise, gestão de 2012/2014 e 2018/2020. Coordenadora do Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica - PPSIC-UEL-PR de 2014 a 2018. Vice-coordenadora Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica - PPSIC-UEL-PR de 2018 a atual. Tem atuado na especialização desde 2000 como orientadora e supervisora clínica. |
|
Silvia Nogueira Cordeiro Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Docente Permanente, Associada A, do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia.Tutora da Residencia Multiprofissional em Saúde da Mulher. Coordenadora do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicanálise do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Avaliação psicológica e Processos Clínicos. Coordenadora do Colegiado de Psicologia (gestão 2016-2018 e 2018- 2020). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, desde 2013. Membro do grupo de trabalho Psicanálise e Clínica Ampliada, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Psicanálise. |
Professores Colaboradores
Daniel Polimeni Maireno Docente colaborador. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), com mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como psicólogo clínico e como professor colaborador no Departamento de Fundamentos de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. |
|
Deborah Lima Klajnman
Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com cotutela em psicologia pela Université Côte d'azur (UNICE), mestre em Clínica e Pesquisa em Psicanálise pela UERJ, especialista em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência em docência, psicologia clínica, saúde mental com ênfase em Psicanálise, psicologia hospitalar e assistência social. Atualmente atende em consultório particular, é professora assistente do departamento de Psicologia e Psicanálise e da especialização em Clínica Psicanalítica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenadora dos grupos "Psicanálise e urgências sociais: política, clínica e cultura" na mesma Universidade e "Realidade psíquica e loucura em Freud e Lacan" no Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. |
|
Flávia Angelo Verceze Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em Clínica Psicanalítica pela UEL. Especialista em Saúde da Mulher pela Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da UEL. Foi uma das organizadoras do Projeto Palavra Indígena patrocinado pelo PROMIC de Londrina - PR. Atualmente, atua como psicóloga clínica em consultório particular e no Projeto Psicanálise Clínica e Itinerante Laço Social. É professora Assistente na Universidade Estadual de Londrina. Escritora e atuante no Coletivo Versa. Membro do núcleo Diverges do CRP - 8° Região. lattes.cnpq.br/3416231309329167 |
|
Josilene Aparecida Schimiti
Professora Colaboradora do Departamento de Psicologia e Psicanálise. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina - UEL 2017-2019. Bolsista CAPES 2017-2019. Graduação em Psicologia/2007 (Licenciatura e Habilitação em Formação de Psicólogos) pela UniFil - Londrina. Titulação Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica pela UEL/2009 - Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UEL/2016. Especialização Profissional em Psicanálise: Núcleo Távola Ltda de Ribeirão Preto-SP. Foi aluna não regular do Mestrado da UEM/2009- Universidade Estadual de Maringá-PR. Atua em Psicologia Clínica/Psicoterapeuta - CRP 08/13229. Atual: formação continuada no Cepsic-rp Extensão. |